Novembro Azul Pet

Novembro Azul Pet

O Novembro Azul pet veio mostrar aos tutores que também precisamos cuidar da saúde dos cães e gatos machos em relação ao câncer de próstata e a saúde masculina pet. Com os animais cada vez mais integrados às famílias, a conscientização sobre este tema tem crescido, bem como o, prevenção e tratamento e cura dos pets. Por isso, neste post você vai aprender a importância do Novembro Azul pet, além de informações importantes sobre o diagnóstico e cuidados com seu melhor amigo.

O que é Novembro Azul Pet

O mês de Novembro é dedicado a conscientização para o câncer de próstata. Este é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens. Porém, ainda que estes tipos de tumores sejam menos comuns em pets, costumam ser muito mais graves, podendo muitas vezes levar o pet a óbito. Este tipo de tumor acomete principalmente animais não castrados, sendo que 80% podem vir a desenvolver o câncer, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária.

O que é o câncer de próstata

A próstata é uma glândula acessória no sistema reprodutor dos machos e fica localizada na cavidade pélvica. Porém, com o avançar da idade, esta posição pode mudar por conta de seu crescimento. Ela fica alojada normalmente atrás da bexiga e é responsável pela produção de um líquido que protege os espermatozóides.

O câncer de próstata é uma doença que afeta cães e gatos machos e ocorre quando existe uma multiplicação anormal das células da região causando assim um inchaço desta glândula. Embora existam outras enfermidades que afetam a próstata, o câncer de próstata é o mais grave. Além dele, podemos ter também a Hiperplasia Prostática Benigna que é um aumento bilateral da glândula, os cistos prostáticos e as prostatites bacterianas (infecções). Por isso é necessário realizar os exames para saber do que se trata.

Neste sentido,o Novembro Azul Pet é muito importante, pois muitos tutores ainda não têm ciência de que esta doença também pode afetar os pets e acabam não prevenindo.

Como descobrir se meu cão tem câncer de próstata?

Para descobrir de forma rápida e seu pet ter maior chance de sobreviver, o ideal é realizar Check Ups frequentes. Durante um exame de rotina, o veterinário pode perceber algo anormal e, ao investigar, acabar encontrando o câncer no início, fazendo com que o tratamento seja mais simples. Por isso, o Novembro Azul Pet é uma forma de lembrar os tutores de realizar o Check Up do pet para ver se está saudável e livre de enfermidades.

Os animais que possuem câncer de próstata costumam apresentar alguns sintomas que são sugestivos para a doença, como:

  • Esforço para urinar
  • Fezes em formato de fita
  • Andar enrijecido
  • Dor na palpação retal
  • Corrimento uretral
  • Incontinência urinaria
  • Sangue na urina
  • Apatia
  • Perda de peso
  • Febre
  • Dor abdominal

Se o câncer estiver mais avançado, podemos ver infecções em múltiplos órgãos. Por isso é uma doença grave e é necessário que seja descoberta precocemente. 

O seu diagnóstico geralmente é baseado nos sinais clínicos e na detecção de anomalias na palpação retal do pet. Porém, pode ser realizada radiografia, ultrassonografia para confirmação. Enquanto para saber se é maligno ou benigno é necessário realizar biópsia ou citologia.

Prevenção

O maior método para a prevenção do câncer de próstata é a castração. Mais de 80% das doenças que acometem a próstata podem ser evitadas se seu pet for castrado. Além disso, os animais que fazem exames frequentes, possuem uma chance maior de serem diagnosticados no início. Por isso, é ideal realizar exames e ficar atento aos sinais e sintomas que seu pet apresenta. 

O Neem pode ser um importante aliado na prevenção ao câncer de próstata, pois seus bioativos antioxidantes, auxiliam as células saudáveis a combater células cancerígenas. Além disso, caso você castre o seu pet o Neem auxilia na recuperação pós operatória e ainda garante uma alta imunidade e uma cicatrização rápida. Isso porque seus ativos antiinflamatórios e antimicrobianos auxiliam na cicatrização para que não ocorram intercorrências. Você pode utilizar o Suplemento Nutricional de Neem, promovendo uma ação de dentro para fora. Clique aqui para garantir o seu.

Cuidados com pets com câncer de próstata

O Novembro Azul é importante não só para alertar, mas para trazer informação aos tutores de pets que já têm câncer de próstata. Assim como em pets saudáveis, se você tem um amigo que possui esta doença, o ideal é continuar com alguns cuidados como:

  • Check Ups frequentes
  • Palpação retal
  • Atividade física
  • Alimentação equilibrada
  • Consultas ao veterinário frequentes

Outro grande aliado da saúde do seu pet é o Neem, assim como falado anteriormente, ele possui diversos efeitos no corpo do seu amigo e pode ajudar as células a ficarem saudáveis. Além disso, o Neem possui várias formas de ser oferecido, caso seu pet tenha algum problema em se alimentar, você pode clicar aqui e baixar o Ebook com receitas especiais. 

E então, você sabia que da campanha de Novembro Azul para os pets? Comente aqui!

Foto: Elvis @ursinhooschowchow por @zaratinifotografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *