Tudo sobre Samoieda

Tudo sobre Samoieda

Olá pessoal! Eu sou a Lelê mãe da Kiwy @frutinhakiwy e da Samy @samyasamoieda! Hoje vim contar tudo sobre samoieda! Esses ursinhos nórdicos com bastante energia. 

Origem do Samoieda

Antigamente os samoiedas acompanhavam os Samoiedos, um povo nômade no norte da Sibéria. Seu principal trabalho era pastorear renas. Mas tinha outras funções como: puxar trenós e dormir nas tendas para esquentar seus donos. Os samoiedas ficaram conhecidos pelo explorador Ernest Kilburn Scott, que passou alguns meses na tribo e ao retornar a Inglaterra levou um Samoieda macho, alguns anos depois levou uma fêmea e mais um macho, assim os reproduzindo. Esses cães são a base dos samoiedas ocidentais.

Padrão da raça

Isso é muito importante para ficar atento, principalmente se você está interessado em adquirir um Samoieda. Isso porque muitos criadores acabam fazendo cruzas erradas e saindo filhotes fora do padrão. 

As cores do samoieda são branco puro, creme ou branco com bege. Mas não pode dar a impressão de ser totalmente bege, não estão nos padrões da raça. O samoieda é uma raça de porte médio, tendo o macho entre 50 a 60 cm e peso de 20 a 30 kg. Enquanto as fêmeas são menores, tendo 50 a 55cm e peso de 20 a 25kg.

Outra característica marcante são as orelhas retas e de pontas arredondadas. Sua cauda é um pouco curvada para cima, tem a boca levemente curvada para cima, dando a impressão que está sorrindo. Essa incrível raça também tem pelagem dupla, com o subpelo curto, macio e denso, já o pelo de cobertura é mais longo e reto, sendo meio áspero também.

Temperamento

São cães calmos. Porém com muita energia e se essa energia não for gasta com enriquecimento ambiental, passeios e brincadeiras ele pode deixar sua casa de cabeça para baixo! São muito sociáveis com pessoas de todas as idades e com outros animais também. Mas claro que tudo depende da socialização feita quando filhote.

É um ótimo companheiro, alegre, apegado ao tutor, dócil e também não perde a oportunidade de um carinho! Como qualquer outro cão, eles precisam de acompanhamento de um adestrador desde seus primeiros dias de vida. Pois são cães extremamente teimosos, adoram pular nas pessoas e também são muito vocais, querem latir o tempo todo.

Principalmente quando filhotes, é necessário criar  uma rotina para o dia todo com brincadeiras, Enriquecimento ambiental, treinos, alimentação, hora do sono, necessidades, passeios e outros. Isso porque, se não estiverem ocupados, destroem tudo, ficam com tédio e ansiedade e com isso vem vários problemas comportamentais. Minha dica é: Crie uma rotina antes mesmo do filhote chegar para desde o primeiro dia ele já começar a associar  os limites e horários.

Saúde da raça

Para entender tudo sobre samoieda, precisamos saber sobre a saúde da raça! Relativamente é um cão saudável. Porém, tudo depende do criador, genética e dos cuidados dos tutores como: vacinas, visitas ao veterinário, check up entre outros. Além disso, fique atento às doenças mais comuns em samoiedas. Mas é claro que não são todos que têm predisposição a essas doenças, apenas são as mais comuns que os Samoiedas são diagnosticados nas clínicas veterinárias:

  • Displasia na retina
  • Displasia coxofemoral
  • Diabetes Mellitus
  • Hipotiriodismo 
  • Catarata
  • Glaucoma
  • Doenças renais

Infelizmente todas as raças têm algumas doenças predispostas a pegar. Mas também não é confirmado que seu Sammy irá ter. Caso tenha algum sinal dessas doenças citadas acima, corra para o veterinário! Ah, e antes de pegar seu filhote já deixe uma reserva financeira viu? Esses bichinhos dão bastante gasto e a saúde e bem-estar deles são de sua responsabilidade! rsrs.

Nunca tose seu Samoieda!

Isso é um assunto muito sério que todos os tutores deveriam saber. Mas infelizmente muitos acabam fazendo besteira na pelagem dupla do seu pet e correm o risco de nunca mais voltar ao normal.

Como eu citei acima, os samoiedas tem essa pelagem especial, eles formam uma espécie de isolamento térmico que os proteje do frio e do calor. Uma vez tosados, a pelagem não volta a ser a mesma, e pode acabar dando muitos problemas de pele. Justo o que nenhum tutor quer, não é mesmo?

Dica para uma pelagem incrível: Não dê banhos com frequência, escove pelo menos 2x na semana, use o pó de neem da TotalNeem e invista em hidratações. 

E então, gostou de aprender mais sobre os Samoiedas? Bem, espero que tenham aprendido tudo sobre samoieda, essa raça apaixonante do sorriso mais fofinho! Se você é um amante da raça e quer conhecer melhor no dia a dia, acompanhe o meu perfil! Lá dou dicas de filhote, samoieda e EA para cães. Se tiver com alguma dúvida, coloque nos comentários ou me manda um direct no perfil @samyasamoieda

Inclusive, para adquirir os produtos de Neem para seu pet use o cupom KIWY para 10% de desconto, a pelagem melhora muito! 

Comente se você gostou e compartilhe com alguma pessoa que sonha ter um samoieda pra conhecer tudo sobre essa raça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *