Sphynx: saiba tudo sobre o famoso gato sem pelos

o famoso gato sem pelos

Você provavelmente já viu um gatinho todo sem pelo. Este gatinho é um Sphynx, uma raça de gato originária do Canadá. Este pequeno felino divide muito a opinião das pessoas, existem os que amam os Sphynx e os que acham horrível. Porém, é um gatinho muito amigável e que ama contato humano.

É uma raça considerada exótica por conta de não possuir pelos, mas está cada vez mais nos lares das pessoas, conquistando muitos corações. Ficou curioso em conhecer mais dessa raça de gato? Acompanhe este post e saiba tudo sobre o famoso gato sem pelos.

História do Sphynx

O Sphynx é uma raça que surgiu devido a uma mutação genética. Por volta de 1966, uma gatinha deu à luz a um filhote completamente sem pelos. Esta história se passou em Toronto, no Canadá. Ele nasceu devido a uma combinação de genes recessivos que resultou em um felino completamente sem pelos e todo enrugadinho. Depois desta ninhada onde nasceu um gatinho sem pelos, os tutores decidiram cruzar novamente e viram que nascia sempre gatos com esta característica. Sendo assim decidiram criar essa nova raça, sempre usando gatinhos com genes recessivos.

Em inglês, o nome Sphynx significa “Esfinge”, e por conta da semelhança da raça com a estátua, o nome acabou pegando e essa raça ficou conhecida com esse nome.

Padrão da raça

Por ser um gatinho sem pelos, ele possui algumas características diferentes dos outros gatos como:

  • São gatos de tamanho médio e bem pesados.
  • Possuem a cabeça em forma de cunha, com contornos arredondados, sendo mais alongada do que larga.
  • Orelhas grandes, abertas e largas na base. Possuindo as pontas levemente arredondadas.
  • Os olhos possuem a forma de um limão, são grandes e inclinados em direção a orelha.

Seu corpo possui um formato interessante, para saber se seu Sphynx está no peso ideal, ele precisa ter o corpo em formato de pera, para conseguir manter a temperatura corporal e ser um gato saudável.

Temperamento

Assim como a grande maioria dos gatos, os Sphynx gostam muito de brincar, correr, pular e são muito ativos. Porém, eles se apegam muito aos seus tutores. Sendo assim estes gatinhos amam companhia para comer, brincar e dormir. São excelentes companhias para crianças e se adaptam facilmente à rotina da casa. Assim, é um gato ideal para pessoas que ficam muito em casa, pois são extremamente apegados. Então se por acaso você não ficar tanto tempo em casa é melhor avaliar se seria bom ter um Sphynx. Você pode optar também por gatificar o ambiente e deixar seu gatinho mais tranquilo, clique aqui para conhecer alguns tipos de enriquecimento ambiental para gatos.

Saúde do Sphynx

O Sphyny expectativa de vida de 14 anos e ao longo deste período necessitam de alguns cuidados mais específicos para a raça, por conta de não possuírem pelo. É necessário realizar banhos com shampoo especial com certa frequência e realizar a higiene com lenços umedecidos. É extremamente importante o cuidado com a pele, pois gostam muito de ficar no sol. Por não possuírem pelo, a chance de se queimarem devido a radiação é maior.

A doença que mais acomete os Sphynx é a dermatite, por conta da oleosidade de sua pele. Então, caso você tenha um Sphynx, é ideal ficar atento à pele, caso encontre alguma ferida, procure um veterinário. Possuem também um acúmulo maior de cera no ouvido, sendo necessária a limpeza semanal.

Preço do Sphynx

Como o Sphynx não é uma raça muito encontrada no Brasil, seu valor é alto. Além disso, é necessário pesquisar muito bem o gatil antes de adquirir, para ter certeza de que está negociando com uma pessoa correta. 

O preço varia muito de acordo com a cor do Sphynx. Porém, sempre são vendidos castrados, para que não ocorra a cruza indevida. Seu valor varia de R$ 5.000,00 até R$ 12.000,00. É um preço elevado, porém, é necessário avaliar muito bem o criador e se possível conversar com outras pessoas que compraram gatos no gatil de sua escolha.

Cores do Sphynx

Como é um gato que não possui muitos pelos, sua coloração é bastante variada. E isto ocorre devido a pigmentação da pele. A cor da pele determina a cor do Sphynx. Mas as cores geralmente são: preto, branco, azul, creme, dourado, carapaça de tartaruga, azul-creme, vermelho, prata, camafeu e marrom.

Cuidados especiais

Por ser uma raça exótica, os Sphynx demandam um maior cuidado de seus tutores na hora dos cuidados como:

  • Realizar a higiene oral frequentemente, a fim de evitar problemas orais
  • Não deixar seu Sphynx tomar sol, pois pode queimar a pele dele
  • É necessário agasalhar e proteger em dias frios
  • Cuidado com a oleosidade da pele, dando banhos frequentes

Apesar de ser chamado de gato pelado, eles possuem alguns pelos, sendo assim não são considerados gatos hipoalergênicos.

O Suplemento Nutricional Pet pode auxiliar a garantir que seu Sphynx tenha uma vida mais saudável. Você pode conhecer melhor clicando neste link e fornecer uma ótima suplementação para seu gato e sem contraindicações.

Você já conhecia ou tinha ouvido falar do Sphynx? Se você gostou deste post comenta aqui embaixo qual cuidado mais te impressionou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *