Neem indiano e as abelhas

Sempre falamos dos benefícios do neem para a pecuária, agricultura, nossos queridos pets e também para os humanos. Considerada a árvore do século, o neem é uma contribuição da natureza para o ecossistema, saúde e bem-estar multiespécies. Porém, tem se questionado sobre a relação do neem indiano e as abelhas, principalmente quanto à toxicidade. Vamos falar sobre isso?

O que é o neem?

O neem é uma árvore indiana (por isso, chama-se neem Indiano), e altamente popular em sua origem devido aos seus efeitos medicinais e inseticidas. O cultivo e preparo de produtos a partir de suas propriedades e bioativos, colabora para o mundo do agronegócio para o controle de pragas em plantas e parasitas no gado sem o uso de agrotóxicos, produzindo gado, leite, plantas, legumes, verduras e frutas mais saudáveis, orgânicos e de modo muito mais barato do pelo método sintético.

E vamos além, o neem tem se mostrado cada vez mais amigo dos animais oferecendo inúmeros benefícios para pets mamíferos, com função anti pulgas, anti carrapatos, vermífugos, anti inflamatório natural entre os benefícios do neem que você pode conferir NESSE POST.

Testes do neem indiano e as abelhas

Mas embora os benefícios do neem estejam empírica e cientificamente comprovados para inúmeros fins,  sempre há novas pesquisas para entender o poder benéfico da árvore e também se o seu grau inseticida pode afetar espécies que são importantes para o ecossistema, como as abelhas.

Isso porque não se trata de uma planta nativa brasileira. Então sempre há um receio e uma importante cautela para entender os efeitos ambientais que a introdução de uma espécie em um novo local.

Neste contexto, a preocupação com as abelhas agrava-se pelo fato de esta espécie estar no principal grupo de agentes polinizadores do mundo, colaborando então para a manutenção da flora. Sem contar a importância da abelha e suas produções como a cera e o mel.

As dúvidas dos cientistas e ambientalistas cai sobre a possibilidade dos bioativos inseticidas do neem afetarem as criações das abelhas e também sobre a qualidade do mel produzido em regiões próximas do cultivo do Neem Indiano.

O neem é tóxico?

Essa é sempre uma questão importante, devido aos efeitos da azadiractina, um bioativo com atividade tóxica. Entretanto, é importante deixar claro que:

  • O Neem tem baixíssima toxicidade ao homem e ao meio ambiente, segundo estudos, (GOVINDACHARI et al., 2000; SCHMUTTERER, 1990).
  • O Neem não apresenta risco tóxico para nenhum animal mamífero, apenas benefícios que vão da saúde e beleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.