Música para cachorro

Será que os cães gostam de música? Ou será que é mais agradável o silêncio? Esta é uma curiosidade de muitos e a resposta está no seu próprio cachorro. Nossos pets, assim como a gente, desenvolvem gostos e manias ao longo da vida e isso define a sua personalidade. Sendo assim, e aproveitando que 13 de Julho é o Dia Mundial do Rock, vamos falar nesse post sobre música para cachorro, qual música escolher, volume ideal e algumas preferências caninas. Então, vamos lá?

Música para cachorro

A nossa relação com a música é conhecida e se ela já traz benefícios a nós, imagina para os nossos cães que possuem um aparelho auditivo privilegiado. Do ponto de vista científico, a música para cachorro é capaz de fortalecer a memória, de acalmar e até de aliviar dores do ouvinte.  

O som é uma parte importante do ambiente dos cães. Por esse motivo, assim como certos barulhos os incomodam, como é o caso dos rojões, que podem contribuir para um estado de ansiedade, uma música relaxante para o seu cão pode sim ajudar a acalmá-lo.

Se a música para cachorro for relaxante, ela irá influenciar nos estados de alerta e repouso, que são controlados pelo sistema nervoso autônomo, e neuroendócrino responsáveis pela diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial. Mas se for um som que incomoda, pode estressá-lo. Por isso é importante entender as preferências para gerar bem-estar ao animal.

Benefícios da música para cachorro

Para acompanhar o ritmo da música, a vibração das ondas sonoras ativa uma reação no cérebro dos cães e altera a frequência cardíaca. Já aconteceu com você de estar escutando uma música e se entregar a ela? É exatamente assim com os cães.

Além do mais, os benefícios da música para cachorro são:

  • Diminuir o estresse;
  • Auxiliar no combate à insônia;
  • Diminuir inseguranças e medo;
  • Proporcionar relaxamento;
  • Distrair os cães que passam a maior parte do tempo sozinhos;
  • Reduzir a agitação de cães muito hiperativos;
  • Deixar os cães mais felizes.

Como escolher a música

O som pode ter um efeito tanto positivo quanto negativo para o estado emocional do seu pet, por isso é preciso cuidado. Ou seja, você precisa entender como escolher uma música para cachorro e deve haver cuidado, já que alguns ritmos podem acabar estressando-os ainda mais. 

Faça alguns testes com o seu amiguinho, com vários estilos de músicas, ele vai te mostrar se gosta ou não. Perceba pelo seu comportamento, se ele aparenta estar mais tranquilo, agitado, assustado ou animado. Assim, você consegue identificar o que mais agrada a ele. Lembre-se, a ideia é acalmar o seu pet.

Foi comprovado que 85% dos cachorros reduzem os seus níveis de estresse e ansiedade quando ouvem músicas clássicas, como sinfonias e sonatas leves. Esse resultado veio através de pesquisas feitas pela Universidade de Viena. Mas ainda assim, vale a pena você fazer os testes com outros tipos de música.

Caso o seu cão esteja muito agitado ou estressado e você já tenha encontrado músicas que o acalma, você pode colocá-las para tocar quando sair de casa sem ele. Tenha cuidado com o volume, é importante saber que ele ouve melhor do que você, então sempre verifique o volume do som.

Cachorro roqueiro

Embora seja mais bem aceito que a música clássica seja ideal para os cães, foi publicado um estudo pela organização protetora dos animais SPCA Escocesa e a Universidade de Glasgow sugerindo que a música afeta os cachorros e que há uma preferência canina para o rock and roll, acredita? 

Em um canil em Dumbarton, na Escócia, os cientistas tocaram cinco gêneros musicais e, segundo o professor Neil Evans, quando eram tocados rock leve e reggae haviam mudanças mais positivas nos cães. Porém, perceberam mudanças psicológicas e de comportamento nos cães em todos os gêneros musicais.

A diminuição do nível de estresse quando especialmente rock leve e reggae eram tocados, foi percebida medindo os batimentos cardíacos dos animais. Evans ainda explicou que cada cachorro tem seu próprio gosto musical, mesmo com esses dois gêneros tendo se sobressaído.

Volume adequado da música

Como os cães possuem uma audição melhor e mais apurada do que a nossa, é fundamental ter cuidado com o volume da música. Os cães detectam sons tão baixos quanto 16 a 20 Hz (em comparação a 20 a 70 Hz para humanos), e tão altos quanto 70.000 a 100.000 Hz (em comparação com 20.000 Hz para humanos).

Por esse motivo, aquele som ambiente que não incomoda é o melhor volume para os cães, proporcionando relaxamento ao cão.

Curiosidade: A música “a Day in the Life”, dos Beatles, possui um apito que soa a uma frequência tão baixa que nós não conseguimos ouvir. Porém, os cães conseguem e costumam gostar. Aliás, essa canção é um rock leve, então pode ser que o seu pet se interesse. Você pode fazer o teste e ver como ele reage,CLICANDO AQUI e ouvindo com ele a canção no Spotify.

Playlist com músicas para cachorro

A seleção das músicas para acalmar seu pet é muito importante. Então, considerando que você busca uma playlist com músicas que relaxem, é fundamental descartar aquelas que são muito agitadas, com instrumentos e sons que possam atrapalhar esse momento.

Por esse motivo, vamos te ajudar a escolher uma música. Abaixo você verá 6 músicas que são consideradas um marco no uso de música para relaxar os cães.

  1. Sonata em lá maior, D. 959, de Franz Schubert
  2. Sonata em lá maior, K.331, de Wolfgang Amadeus Mozart
  3. Prelúdio e Fuga em dó maior, de Johann Sebastian Bach
  4. Pathetique Sonata, Op. 13, de Ludwig van Beethoven
  5. Sonata em si bemol menor, Op. 35, de Frédéric Chopin
  6. Scherzo em mi maior, Op. 54, de Frédéric Chopin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *