5 funções da bolinha para cachorro

bolinha para cachorro benefícios

Se tem uma relação feita entre brinquedos e o mundo canino que é automática na nossa cabeça é a de bolinha para cachorro! A paixão canina por bolinhas é quase unânime. Mas não é apenas isso, ela pode lezar muitos benefícios, saúde e bem estar para os cães, sabia?

Olá, eu sou a Ísis Arcuri, mamãe da Lara e do Oliver, ambos Goldens Retrievers, de 4 e 3 anos respectivamente. E nesse post vamos falar um pouco sobre o brinquedo favorito deles: BOLINHA PARA CACHORRO. E talvez você não saiba, mas as bolinhas têm a função de “presa” para os cachorros e por isso se tornam tão irresistíveis!

Os cães são animais predadores. Esse é um instinto primitivo que os deixam super animados e pode contribuir bastante para o bem-estar animal físico e mental do seu peludo. Quer saber mais? Então vem comigo até o final, pois vou te contar 5 funções da bolinha para cachorro no Enriquecimento Ambiental!

Tipos de bolinha para cachorro

Essa interação com as bolinhas faz com que eles se sintam recompensados por todo carinho e lealdade que dedicama nós. É importante frisar a necessidade de se investir em uma bolinha condizente com a mordida e porte dele, tanto para evitar acidentes quanto para uma durabilidade maior.

Além disso, não é exagero ter uma coleção de bolinhas para cachorro em casa. Isso porque há uma série de modelos com texturas, resistência, recursos sonoros e formatos diferentes que deixam a brincadeira diferente, tanto pela atividade, como também sensação promovida na boca do animal. Por exemplo:

  • Tem as de “pelinhos” para aqueles que adoram destruir
  • As com puxador para brincar de cabo-de-guerra
  • As recheáveis, para desafios saborosos
  • E as com alça para aqueles que gostam de correr, pois a alça ajuda a lançar a bola com muito mais força e bem mais longe.

O legal é poder utilizá-las para fazer diversos tipos de enriquecimento ambiental, promovendo atividade física, mental e sensorial ao pet. Além disso, o enriquecimento ambiental promove um ponto de contato e fortalecimento de laços e confiança entre animal e tutor, que é riquíssimo para uma relação equilibrada!

Confira agora as 5 funções da bolinha para cachorro no EA:

1. EA Físico

O enriquecimento ambiental físico tem como objetivo promover atividade física para gatos de energia do pet, além de exercício motor e ortpédico, para fortalecer musculatura, articulações etc.

Nesse sentido, a bolinha é uma ótima ferramenta para criar interações e fazer seu cão se movimentar sem ser uma obrigação. Isso porque ela já é um objeto desejado, e faz com que ele se exercite brincando, até os mais preguiçosos!

Por exemplo, planeje obstáculos, crie circuitos e lance uma bolinha para que ele se divirta atrás dela. Além disso, não se trata apenas de exercício físico, mas de um estímulo à diminuição dos latidos excessivos e comportamentos destrutivos.

2. EA Cognitivo

O enriquecimento ambiental cognitivo visa gastar a energia mental do animal, fazendo com que ele pense mais, busque soluções para desafios e conquiste algo como recompensa. Assim ele se sentirá recompensado por um esforço e terá sempre estímulo para desvendas os enigmas oferecidos. 

Esse tipo de atividade ajuda o animal a desenvolver o cognitivo, trabalhar a mente, evitando problemas neurológicos como perca de memória, facilitando o aprendizado e adestramento, além de gastar a energia e deixar o animal mais tranquilo e com sensação de bem-estar após a finalização.

Portanto, sempre desafie a capacidade mental do seu cachorro! E para isso, as bolinhas para cachorro são ótimas também, pois você pode fazer brincadeiras nas quais ele precisa  vencer um obstáculo para receber uma recompensa, por exemplo

  • Insira as bolinhas no comedouro dele, assim para se alimentar ele terá que remover as bolinhas e isso já é um modo de dificultar o acesso a alimentação.
  • Algumas bolinhas têm ranhuras ou mesmo espaçamentos para que se coloque alimento dentro e ofereça paea o animal, rechear esses brinquedos e congelar, é uma forma de refrescar o pet em dias quentes e ainda fazê-lo pensar para consumir.
  • Há bolinhas que são comedouro lento, basta abrir ao meio, colocar a ração ou petisco, fechar e conforme o pet vai rolando e empurrando a bolinha, o alimento vai saindo pelos buraquinhos. Essa é uma forma de forçá-lo a pensar em como movimentar a bolinha para conquistar seu alimento.

3. EA Sensorial

O enriquecimento amboental sensorial trabalha os sentidos do animal, criando sensações de desejo, caça e bem-estar no animal, aflorando seus instintos mais primitivos e reconectando o cão com sua natureza.

Para trabalhar os instintos, precisamos oferecer sensações novas para cada um deles. Para isso, incentive ele a usar a visão, paladar, tato, olfato e audição através de bolinhas com barulhos, texturas ou até mesmo recheáveis para uma diversão mais saborosa.

Além disso, bolinhas de materiais diferentes, com texturas e rigidez distintas também ajudam muito o animal a sentir a bolinha de forma diferente e viver essas sensações.

4. Conexão com o tutor

Assim como nas relações humanas, a relação com nosso pet precisa ser construída no dia a dia e nutrida para que ele mantenha a confiança e conexão contigo. Por isso, criar brincadeiras que te conectem a ele, com momentos divertidos e de bem-estar entre vocês dois é incrível para fortalecer esses laços. Veja alguns exemplos de atividades com bolinha para cachorro que geram conexão:

  • O simples fato de jogar a bolinha para ele buscar e te trazer de volta é uma forma incrível de estabelecer conexão.
  • Se ele for apaixonado pela bolinha, faça treinos de adestramento e recompense entregando a bolinha para ele brincar.
  • Algumas bolinhas vem com cordas ou cordões para brincar de cabo de guerra. Embora muitas pessoas ainda achem que o cabo de guerra incentiva a agressividade, na verdade isso não acontece. O cabo de guerra gasta energia física do animal, ensina a lidar com frustrações e cria conexão com seu tutor. Mas lembre-se de deixar seu animal ganhar na maioria das vezes para que ele atinja a sensação de bem-estar, ok?

5. Atividade Antiestresse

Por fim, em um mundo estressante como o nosso, busque criar atividades antiestresse para você e para o seu cão! veja como:

  • Ofereça a ele bolinhas lisas e macias, pois cada vez que ele morde alivia o estresse e a tensão.
  • Jogue a bolinha para ele buscar, quanto mais ele caminhar e correr, mais libera adrenalina e produz dopamina, aumentando o bem-estar e reduzindo o stress.
  • Perfume a bolinha dele com cheiros que ele gosta, pode deixar no meio de frutas, usar água de coco, pasta de amendoim etc. Assim ele vai farejar e lamber a bolinha, que são 2 atividades relaxantes para os cães e fáceis de fazer com uma bolinha para cachorro.

E aí, gostaram do conteúdo? Deixe aqui nos comentários quais brincadeiras vocês fazem com o pet de vocês e compartilhe com a gente no Instagram @laraeolivergolden!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.