Diferenças do Neem para o Gado e para Cães

Neem para gado e para cães

Oi Pessoal!Sou a Bruna, mamãe do Chop, @chop_chow, e hoje vou falar sobre as principais diferenças entre o neem gado e para cães! 

Como por aqui temos criação de Gado e fazemos a utilização do neem nos mesmos e no Chop, que é nosso Chow Chow, espero poder esclarecer e tirar dúvidas de muitos sobre algumas diferenças na hora da administração do neem! 

Diferenças no Controle de parasitas em Geral 

Uma diferença significativa é na hora da ingestão do neem, que para os cachorros é utilizado na ração ou em outro tipo de alimentação todos os dias, na quantia indicada para o peso do cão. 

Enquanto com o Gado não é possível ter um controle da quantia que cada um ingere por dia. Isso porque o neem é colocado no alimento que eles comem de forma coletiva. Ou seja, cada animal precisaria de uma medida diferente, pois tem pesos e comem quantias distintas, isso torna o controle do consumo mais difícil do que com os pets. 

O controle de parasitas no gado é em parte diferente do controle em pets. Afinal, o controle parasitário torna a agropecuária mais rentável para os criadores, o que não acontece com o pet, já que prezamos somente pelo bem-estar e saúde do animal e visando lucro! Por outro lado, o uso do neem como modo preventivo contra parasitas e preservação da saúde, torna o custo mensal do pet mais barato, pois quanto mais saudável, menos gastos com veterinário, tratamentos etc.

Na pecuária a utilização do neem previne o ataque de parasitas nos bovinos, ajudando com que não percam peso, não desenvolvam doenças, evitando assim que o animal morra e dê prejuízo aos pecuaristas. Pois mantém a criação saudável e protegida diminuindo os custos de manutenção e dando qualidade de vida aos animais.

Diferenças no Controle de carrapatos 

A principal diferença é que o carrapato que ataca os cães é um parasita EVENTUAL. Mas para o gado pode se tornar o Pior e mais frequente parasita, e até se tornar uma infestação, se proliferando no campo e podendo levar animais a óbito, por anemia ou por ser o vetor para outras doenças, já que enfraquece o animal. 

No gado, o carrapato tem a vantagem de facilmente criar resistência a venenos e medicamentos utilizados, e seguir se proliferando e infestando o rebanho. Já nos cães o carrapato é menos nocivo, e raramente ocorrem infestações nos cachorros, pois os tutores costumam observar mais de perto seus pets em casa e tratam o problema mais precocemente e com mais eficiência, ainda mais se estão utilizando pó de neem para prevenção. Isso porque o neem já neutraliza o carrapato e elimina em pouco tempo, evitando transmissão de doenças e proliferação do parasita.

No cenário da pecuária, o uso do neem não é possível o carrapato criar resistência ao pó, assim mantendo uma eficácia e proteção duradoura nos rebanhos, impedindo a reprodução do carrapato e assim freando suas infestações. Melhorando a qualidade de vida do gado que se previne deste e de outros tantos parasitas e insetos que causam malefícios à saúde. 

Diferenças da utilização do neem  para o gado e para cães

Mais do que a forma de utilizar o produto em si em cada espécie e tipo de criação, é importante entender que o pó de neem para o gado é diferente do pó de neem para cães.

  • Tipos de pó, e suas diferenças:

A Total Neem possui uma linha Pet e uma linha Agro, no pó para pet utiliza-se na formulação somente as folhas da árvore de neem. Enquanto na linha Agro, utilizam-se folhas e também galhos, tornando o pó mais volumoso e grosso.

  • Diferenças na Utilização do Neem:

O neem costuma ser utilizado como suplemento alimentar, colocando a medida de pó no alimento do animal. Tanto no uso para os cães quanto no neem para o gado de corte, também pode ser administrado na água, para os animais ingerirem de forma mais facilitada. 

Outra forma de utilizar o pó de neem é a Pulverização, que é realizada principalmente para tratar parasitas externos, e é mais comumente utilizada na pecuária e agricultura. Para o preparo da pulverização ou banho é necessário preparar uma solução aquosa, na proporção de 1 a 2% de neem para a quantidade de água, deixando a solução descansar por 12 horas, para ser aplicada no fim da tarde. Geralmente rende aproximadamente 5 litros por vaca. 

As diferenças dos benefícios para cães e bovinos: 

Para todos os mamíferos, incluindo pets e gado o neem tem inúmeros benefícios:

  • Antiparasitário interno e externo 
  • Repelente 
  • Antifúngico, anti-inflamatório, antibiótico etc
  • Cicatrizante
  • Cuida da saúde do pelo e da pele do animal 
  • Auxilia no tratamento de doenças adjacentes 
  • Melhora saúde bucal 
  • Entre outros inúmeros benefícios! 

Porém existem benefícios que são mais visíveis no gado do que nos cães. Por exemplo, o aumento na produção de leite, que pode ter cerca de 20% a mais da quantidade de leite produzido por cada vaca e também a qualidade do leite, pois diminui o número de bactérias e impurezas presentes no mesmo! 

O que traz mais lucro e benefícios principalmente para criadores de gado leiteiro! 

Então por hoje é isso pessoal! Espero que eu tenha esclarecido mais pra vocês sobre a utilização do neem para o gado e sobre as diferenças entre o uso dele com o gado e com os cães!

Qualquer dúvida, comentário ou sugestão enviem mensagem lá no Instagram @chop_chow que sempre estou por lá! Ou comente aqui, estamos de olho também!

Obrigada por terem lido até aqui, tomara que as informações aqui contidas tenham sido de  úteis para vocês! Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *