DICAS SAUDÁVEIS E NATURAIS NOS CUIDADOS COM OS PETS

dicas saudáveis e naturais nos cuidados com os pets

Vivemos em um mundo onde estamos cada vez mais ocupados, no meio da correria do dia a dia, e com uma explosão de produtos industrializados para aumentar a praticidade na hora dos cuidados com a saúde, beleza e até mesmo na alimentação. E nessa rotina, é claro que os cuidados com os pets segue o mesmo fluxo.

Automaticamente isso passou da rotina humana para a rotina dos pets, já que quanto menos tempo perdermos, melhor, né?! Será mesmo? Junto com toda essa praticidade e economia de tempo, começaram a aparecer também diversos problemas, como alergias (alimentares, de pele), aumento da obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros.

Começou-se então uma tentativa de volta aos produtos naturais, em busca de uma recuperação da saúde, para pets e para humanos. Mas o que é ser saudável? E quais os cuidados podemos ter com nossos pets para que eles tenham um estilo de vida mais natural?

Eu sou a mamãe da @beaglecatharina e quero compartilhar algumas dicas saudáveis e naturais nos cuidados com os pets!

O QUE É SER SAUDÁVEL?

Muito antigamente, era considerado um ser saudável alguém que não tivesse doenças, e pronto! Hoje já sabemos que a simples ausência de doenças físicas não é sinônimo de saúde. Precisamos estar em equilíbrio emocionalmente, fisicamente e psicologicamente.

De acordo com o dicionário Aurélio:

Saúde: substantivo feminino – estado do organismo que está em equilíbrio com o ambiente, mantendo as condições necessárias para dar continuidade à vida.

E PROS PETS, É A MESMA COISA?

Sim, eles também precisam estar em equilíbrio físico, psicológico e emocional.

Com certeza você já ouviu falar de algum Pet que desenvolveu algum tipo de doença física por estar mal psicologicamente. Por exemplo, sofrer com ansiedade de separação, estresse, medo, eles podem desenvolver alergias, coprofagia e vários outros comportamentos compulsivos.

Nessa parte entra um aliado muito importante: o enriquecimento ambiental. Técnicas de enriquecimento ambiental ajudam o Pet a gastar energia física, desenvolver habilidades e aguçar instintos primitivos, auxiliando também na sintonia entre mente e corpo.

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL

Não é necessário gastar horrores em brinquedos ou petiscos para que você faça um enriquecimento ambiental bacana para distrair e divertir seu pet! Por exemplo, uma garrafa Pet, com alguns furos, e pedacinhos de frutas congeladas dentro, pode deixar ele distraído por horas!

Vale lembrar que algumas frutas são mais recomendadas que outras:

  • Maçã (sem casca e sem sementes)
  • Melancia
  • Banana
  • Pêra (sem sementes)
  • Kiwi
  • Mamão
  • Melão
  • Morango

Você pode também fazer cubinhos de gelo com pedacinhos dessas frutas e água de coco, e adicionar o pozinho mágico Total Neem! Será algo saboroso, refrescante para o verão, e super nutritivo.

Ossos de fêmur de boi ou joelho de porco, crus, podem ser apetitosos e muito relaxantes! Esses ossos não soltam lascas, e não apresentam perigos, mesmo assim: fique sempre de olho! 

Lembre-se: os ossos bovinos precisam passar por um congelamento profilático de 7 dias, e os suínos, 20 dias.

PÓ DE NEEM

O pó de Neem surgiu nessa pegada totalmente natural, pois ele não apresenta nenhum produto químico em todo seu processo, desde o cuidado com o solo, plantio, desenvolvimento, secagem, até chegar na nossa casa! Ele é 100% natural e substitui diversos medicamentos químicos no combate à pulgas, carrapatos, vermes, e todos os tipos de insetos. Claro que o pó de Neem possui inúmeros outros benefícios, que você le aqui!

REPELENTE NATURAL

O pó de Neem age de dentro para fora repelindo os insetos, mas você pode potencializar o seu efeito repelente nos cuidados com os pets! Basta fazer uma infusão:

  • 1 litro de água fervente
  • 2 gramas de pó de Neem

Em uma vasilha, despeje a água fervente sobre o pó de Neem, tampe, e deixe essa mistura descansar por 15 minutos.

Depois coe e deixe a água esfriar. Você pode usar esse “chá” na hora do banho, como último enxágue antes de secar o Pet, ou pode colocar em um borrifador e borrifar nos pelos do Pet quando for fazer passeios com ele.

MENOS BANHOS

A renovação celular da pele se dá em um período de 21 dias. Então se dermos banhos toda semana nos nossos amigos, o tiro pode sair pela culatra. Isso porque ao invés de uma pele mais limpa e bonita, podemos estar abrindo as portas para as alergias.

“Ah, mas meu cachorro não fica cheiroso se não tomar banho toda semana.”

Para isso você pode molhar um pano com uma mistura de 1 parte de água e 1 parte de vinagre de maçã, e passar por todo corpinho do seu cachorro, dia sim, dia não. O vinagre ajuda a eliminar os odores!

BRINQUEDOS NATURAIS

Fuja dos brinquedos de plástico. Dessa maneira estamos evitando produzir lixo ruim e também que eles ingiram pedacinhos de plástico. Galho de árvore, casca de coco verde ou seco, bolinhas feitas com retalhos de roupas velhas, são ótimas opções e te ajudam a ter cuidados com os pet sem gastar rios de dinheiro.

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS NATURAIS

Algumas coisas que podemos ter facilmente em casa:

  • Própolis verde não alcoólico (com propriedades bactericida e fungicida, trata infecções de garganta, respiratórias, cura ferimentos, e pode ser misturado em shampoos para melhorar a pele)
  • Babosa (pode ser usada em queimaduras, para hidratar pele e pelagem, e misturada aos alimentos para melhorar o funcionamento do intestino).
  • Probióticos, como kefir (ajuda muito na imunidade e na saúde do trato gastrointestinal).
  • Arnica Montana, homeopática, na forma de óleo (ajuda na recuperação de cirurgias, traumas, pancadas e fraturas).

VANTAGENS DE CUIDADOS COM OS PETS DE FORMA NATURAL

Os produtos naturais, sempre que bem utilizados, não agridem o organismo, não intoxicam, e não sobrecarregam órgãos, como fígado e sistema urinário. Além de não prejudicar a imunidade, e não ter efeitos colaterais, como acontece com muitos produtos industrializados.

Eles apresentam maior segurança na utilização e o custo/benefício é gigantesco! Inclusive, já viu o quanto você pode economizar usando o pó de Neem? Então VEM VER NESSE POST

Por esse motivo eu não abro mão do pó de Neem na rotina de cuidados da Catharina, e se você quer proteger seu pet também, corre AQUI comprar o seu, com o cupom BEAGLECATHARINA pra ganhar 10% de desconto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *