A alimentação de todo animal merece muito cuidado, desde a escolha até as quantidades diárias, passando por possíveis trocas na dieta. E isso não é diferente com os gatinhos, o cuidado na transição de alimento é fundamental para manter a saúde e bem-estar dos bichanos. Porém, sabemos que muitos tutores tem dúvidas sobre como trocar a ração do seu gato. Por isso, nesse post, vamos explicar como funciona e os cuidados durante essa transição.
Ração para gato
Antes de pensar em como trocar a ração do seu gato, é preciso pensar na nova escolha da ração para gato. Felinos com problemas de saúde requerem ainda mais cuidado nesse momento, pois é preciso encontrar um alimento adequado para a sua condição, como rações para gatos renais, por exemplo, que é algo bastante comum.
A escolha deve ser feita com base em:
- Comece pesquisando sobre a qualidade da ração escolhida. Então, sempre que possível, opte por um alimento super premium. Ele terá muito mais qualidade nutricional e cuidará da saúde, beleza e longevidade do seu gato.
- Depois, pense na idade do seu gatinho, há rações para gatos filhotes, adultos e seniors, assim como para cachorro.
- Em seguida observe que há opções para gatinhos castrados e não castrados e isso pode influenciar no peso do seu pet. manter seu gatinho no peso ideal evita vários problemas futuros.
- Seu gatinho tem pelos longos ou curtos? Escolha a ração que vá cuidar também do pelo e pele do seu bichano.
- Se seu gatinho tem algum problema de saúde, pesquise opções de ração que contribua com o tratamento dele. Muitos fabricantes tem a linha clínica, com rações para gatos renais, obesos, problemas urinários, etc.
- Ainda pensando em saúde e prevenção, avalie a possibilidade de combinar ração seca com ração úmida. Gatinhos tem propensão a problemas de trato urinário e renal. Portanto, incentivar a ingestão de água é fundamental e a ração úmida é sua aliada nessa missão.
O ideal é que essa escolha da troca de alimento seja feita junto com o seu veterinário de confiança, para indicar a opção mais saudável para a saúde do seu pet, ok?
Como trocar a ração do seu gato
Agora que você já tem todas as dicas para escolher um alimento ideal para o seu pet, é hora de entender como trocar a ração do seu gato para evitar problemas e rejeições do organismo.
A troca de qualquer alimento animal não pode ser feita de forma brusca, de uma vez. Isso porque o organismo pet se acostuma com aquela dieta do dia a dia e quando há uma troca repentina, o pet pode sofrer com dores no estômago, vômito e até diarréia.
Portanto, a troca precisa ser gradual e com muita atenção às reações que o seu pet vai manifestar. São os sinais do felino que determinam se você deve voltar um pouco na transição ou se pode continuar.
Toda ração de qualidade possui a troca indicada na embalagem. Mas em geral o processo é bem parecido e você deve fazer um troca gradativa, ou seja, a medida que for introduzindo um pouco da ração nova, vá diminuindo a porção da ração antiga até que depois de 1 semana ou 10 dias o pet tenha feito a transição completa de alimento.
Para isso, veja só essa sugestão bastante comum:
- 1º e 2º dia: 90% da ração atual + 10% da ração nova.
- 3º e 4º dia: 75% da ração atual + 25% da ração nova.
- 5º ao 7º dia: 50% da ração atual + 50% da ração nova.
- 8º e 9º dia: 25% da ração atual + 75% da ração nova.
- 10º dia em diante: 100% da ração nova.
Se seu gatinho for idoso, o cuidado deve ser ainda maior, pois felinos seniores têm maior propensão a transtornos digestivos e precisam de ainda mais vitaminas e cuidados. Então a troca deve ser feita com ainda mais cautela.
E de todo modo, é preciso observar o seu gato. Alguns podem levar mais tempo para se adaptar e essa troca pode passar de 10 dias, chegando até a 15, pois o cuidado com o bem-estar durante essa adaptação a nova dieta é fundamental.Porém, você pode preparar o seu gato quanto a imunidade, usando o Suplemento Nutricional de Neem que, entre os muitos benefícios, está o cuidado com a imunidade e nutrição do seu pet. Veja NESSE POST como usar neem em gatos e também como fazer a suplementação de gatos.