Diferenças entre gato persa e gato siamês

Diferenças entre gato persa e gato siamês

Duas das raças de gatos mais queridas e populares são o persa e o siamês. Além de lindos, eles são cheios de características peculiares. Inclusive o cruzamento deles gerou uma terceira raça, ainda considerada um versão do persa, mas com as cores do siamês, o gato himalaio. Ok, já deu para notar que esse é um post cheio de curiosidades, né? Então vem com a gente conhecer as diferenças entre gato persa e gato siamês!

Gato Persa

Gatos persas são animais muito tranquilos, sociáveis com outros animais e pessoas e amam ambientes calmos. Não é atoa que estão na lista das 5 raças mais populares!!! Mesmo calmo e dócil eles amam brincar e ficar junto de seus tutores. É uma raça que veio da Pérsia, onde atualmente fica o Irã. E além do persa tradicional de pelo longo, temos também o exótico que é o persa com pelo curto, como o famoso Garfield.

Pelagem do gato persa

Seu pelo é longo, abundante e sedoso. Enquanto a cauda é emplumada e densa e a pelagem necessita cuidados diários. Pois, com seu pelo fino e longo, aumenta a tendência de formarem os nós. Além disso é necessário atenção redobrada, pois é propenso a infecção de pele e seborreia oleosa. Devem ser escovados com uma escova própria para evitar emaranhados e sujeiras. O gato persa é um gato caseiro e não deve viver em quintais ou do lado de fora de casa.

Saúde do gato persa

Mesmo sendo um gato bem forte, desenvolvido e musculoso, ele tem propensão para alguns problemas genéticos, sendo uma das raças que mais possuem problemas hereditários. Um dos problemas mais frequentes é por conta de seu focinho achatado, que pode causar algumas dificuldades para respirar. Por isso mantê-los sempre em uma temperatura fresca, auxilia para não sofrer muito, inclusive sobre a sensibilidade ao calor. 

Além do problema da respiração, o focinho achatado também causa lacrimejamento constante, por causa do canal lacrimal ser muito pequeno. Porém, não é tão preocupante, somente limpar os olhos com soro fisiológico, para evitar que ocorra uma obstrução do canal. Ocorre também má oclusão dentária, problemas de pele, atrofia progressiva da retina, sensibilidade ao calor e doença renal policística.

Cuidados

O gato persa é lindo, mas exige cuidados diários e, portanto, tempo do tutor, veja só:

  • Limpar os olhos com soro fisiológico, para evitar obstrução do canal lacrimal.
  • Escovar diariamente, por pelo menos 10 minutos, evitando assim que o pelo embole e embarace.
  • Banhos no máximo uma vez por mês, sempre usando produtos especiais e se realmente precisar.
  • Mantenha a caixa de areia sempre limpa, são extremamente higiênicos.
  • Preferem ficar em casa ao sair para rua.

Temperamento do gato persa

Gentis e carinhosos, gostam de ficar quietinhos dentro de casa e de observar o que acontece ao redor. São extremamente inteligentes, se adaptam bem com outros animais e pessoas. Se comunicam muito com os humanos por meio de olhares e miados.

Expectativa de vida

Os persas por serem gatos muito dóceis, tranquilos e calmos, que preferem ficar em casa, tem uma expectativa de vida longa, de aproximadamente 14 anos, desde que não tenham problemas renais.

Cuidado com o sobrepeso também, pois podem causar problemas em suas articulações.

Gato Siamês

O siamês é uma das raças mais conhecidas no Brasil, por conta de seu pelo creme e marrom e seus olhos azuis. Eles vieram da Tailândia e ganharam o coração de todos.

Mas… Será que seu gatinho é mesmo um siamês, ou só aparenta ser um?

Você sabia que as cores do pêlo e os olhos não são as únicas coisas que mostram que seu gatinho é um Siamês?

Os gatos siameses são animais que oferecem muita atenção e são muito dedicados aos seus tutores. São sociáveis, leais, exigentes, muito inteligentes e amam atenção. São extremamente brincalhões e gastam horas brincando mesmo que sozinhos. Adoram lugares confortáveis e quentes para descansar e não gostam de ser incomodados quando estão dormindo.

Siamês do Gatil Aruak 

Características do gato siamês

Os Siameses possuem como sua principal característica nas suas linhas firmes, longas e esbeltas, assim como musculatura firme. Conversamos com o Rodrigo Araújo, criador da raça do Gatil Aruak que nos resumiu as características do gato siamês:

  • Tamanho: São gatos de tamanho médio.
  • Cabeça: De tamanho médio em proporção ao corpo, em forma de cunha com linhas retas. A cunha se inicia no nariz até a nuca bem como o crânio é convexo entre as orelhas. O nariz é reto em continuidade com a linha da testa, sem breaks.
  • Orelhas: Muito grandes, largas e pontudas, inseridas baixas.
  • Olhos: Médios, não devem ser protrusos nem intrusos. São azuis nos siameses e verdes nos orientais.
  • Pescoço: Longo e afilado.
  • Corpo: Longo e esbelto apesar de musculoso. Deve ser firme e ainda assim muito elegante. Os ombros não devem ser mais largos que os quadris.
  • Patas: Longas e finas em relação ao corpo, as patas são pequenas e ovais.
  • Rabo: Fino e muito longo afinando cada vez mais em direção à ponta.
  • Pelagem: Muito curta, fina e sedosa, posta deitada rente ao corpo. Praticamente sem nenhum subpelo. 

Saúde

Os siameses por serem gatos atléticos e saudáveis tem a expectativa de vida longa, em torno de 15 a 20 anos. Porém, é sempre bom estar atento aos problemas de saúde.

São gatos muito saudáveis, por serem ativos e brincalhões. No entanto, como todas as raças, eles também sofrem de problemas genéticos. 

As principais doenças que afetam a raça são:

  • Doenças respiratórias, como asma, doenças brônquicas;
  • Doenças cardíacas, como estenose aórtica;
  • Obstrução nasal;
  • Cálculo na bexiga
  • Problemas renais;

O problema que gera maior preocupação na raça é chamada amiloidose, nesta doença ocorre um depósito de proteína amilóide em órgãos e tecidos do corpo, principalmente fígado e rins. E infelizmente é uma doença muito comum em gatos siameses.

Temperamento

São extremamente ativos e gostam de atenção, então é bom tirar um tempinho para brincar com seu siamês, caso não tenha muito tempo, arrume um amigo felino para ele se divertir, sempre lembrando se seu gato não for territorialista, neste caso é bom arrumar muitos brinquedos e arranhadores, criando gratificação em casa, para o mesmo passar seu tempo.

É um gato muito curioso, então cuidado com o mesmo ao ter acesso a rua, pois pode tentar explorar o território a sua volta, mantenha sempre sua casa bem telada. 

São extremamente comunicativos e miam bastante para se comunicar ou chamar a atenção do dono para algo que queiram.

Diferença entre o gato persa e o gato siamês

Agora que você já sabe um pouco de cada raça, é importante observar como são diferentes e entender qual deles se adapta melhor a sua rotina. veja só as diferenças entre gato persa e gato siamês:

  • O gato persa é muito mais calmo e gostar de passar a tarde dormindo no seu canto. Enquanto o siamês é ativo, curioso e muito brincalhão.
  • O persa é um gato caseiro, enquanto o siamês gosta de explorar o mundo.
  • Salvo o exótico, o gato persa tem pelagem longa e exige mais cuidados. Já o siamês tem pelo curto e um cuidado mais prático.
  • O gato persa tem expectativa de vida em torno de 14 anos, bem menos do que o siamês que alcança até 20 anos de idade.
  • O persa tem o focinho mais achatado o que gera alguns problemas respiratórios e nos olhos, enquanto o siamês já tem o focinho mais alongado.

E então, qual desses gatinhos tem a mais a ver com você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *