Como evitar bolas de pelos em gatos?

Se você convive com um ou mais felinos, já observou as suas longas sessões de limpeza, com várias lambidas. Este comportamento é normal, mas tem um problema: a ingestão dos pelos. Você sabia que isso pode ser prejudicial ao seu gatinho, mas que tem como evitar bolas de pelos em gatos?

O que são as bolas de pelos em gatos

As bolas de pelos são resultado de uma mistura de pelo, saliva, suco gástrico e às vezes, restos de comida. É algo normal, mas que causam um incômodo no gato, fazendo com que eles coloquem para fora.

Os gatos são famosos por serem animais limpos. Eles se preocupam com a higiene e usam a língua com pequenas espinhas para arrastar toda a pelagem de forma eficaz. Porém, essa característica pode acarretar um problema, que é a formação de bola de pelos. Quando o gato se lambe, muitos pelos ficam na língua e são engolidos. Se não digeridos, os pelos se acumulam no sistema digestivo formando as bolas.

As bolas de pelos são normais, mas acabam se tornando um problema caso não sejam eliminadas. Porém, não se preocupe temos dicas de como evitar bolas de pelos em gatos.

Vomitar bolas de pelos

Os gatos passam muito tempo cuidando de seus pelos e quando convivem em grupo, cuidam dos pelos uns dos outros, comportamento que chamamos de allogrooming. Por isso, eles ingerem uma quantidade grande de pelo que normalmente é eliminada nas fezes. Mas quando as bolas de pelos são grandes, elas não passam pelo duodeno e a solução do gato é vomitar.

Existem dois motivos para a acumulação das bolas de pelos no aparelho digestivo:

  • Ingestão excessiva: Quando a quantidade de pelos ingerido é tão grande que não é possível fazer a passagem do estômago para o intestino. Há diferentes motivos para um gato ingerir mais pelos que o normal. Por exemplo, excesso de cuidado com o pelo (overgrooming) causado por ansiedade ou dor, prurido excessivo na pele ou dermatite por picada de pulga. Aliás, leia NESSE POST como prevenir pulgas em gatos!
  • Alteração na motilidade gastrointestinal: Problemas gastrointestinais crônicos ou alterações na motilidade intestinal causadas por dor ou estresse. Alguns exemplos são a síndrome do intestino irritável ou intolerâncias alimentares.

A maioria dos tutores, quando encontram o gato vomitando bola de pelo, acreditam ser um comportamento normal. Mas principalmente em gatos de pelo curto, pode ser um sinal de que algo errado está acontecendo e requer uma visita ao médico veterinário.

Como evitar bolas de pelos em gatos

É indicado dar uma ração de qualidade, que contribua para a saúde do pelo de seu gato. isso porque um pelo saudável cai muito menos. A ração deve conter óleo mineral, pois este ingrediente irá ajudar o pelo a se soltar mais fácil.

E embora não existam relatos sobre expelir as bolas de pelos, os bioativos do Pó de Neem dão proteção a mucosa gástrica intestinal, eliminando possíveis edemas e diminuindo a acidez, sendo mais um artifício de como evitar bolas de pelos em gatos paradas no estômago.

Existem também rações específicas para os gatos que vomitam bolas de pelos regularmente que auxiliam no controle desse problema. Elas são compostas por elevados níveis de fibra insolúvel que ajudam a melhorar a motilidade gastrointestinal.

Outra opção para melhorar o problema é a utilização de pastas para bolas de pelos. Produtos que contém parafina ajudam na lubrificação, facilitando a passagem dos pelos do estômago para o duodeno. Assim, os pelos são eliminados nas fezes, não sendo necessário que o gato vomite para expulsar.

A maioria dos gatos gostam de ingerir a “erva do gato” que também é muito útil para a eliminação das bolas de pelos. O alto teor em fibra da erva ajuda a digerir melhor os alimentos e a regular o trânsito intestinal. Funciona também como um detox natural.

O que fazer regularmente 

  • Escove o seu gato regularmente: Gatos com pelos longos exigem uma escovação quase diária. Enquanto os gatos de pelo curto podem ser escovados uma vez por semana. Passe a escova várias vezes no sentido contrário ao crescimento dos pelos, depois no sentido normal. O recomendado é que essa prática seja feita desde quando o gato é pequeno. Se ele já for adulto, talvez demore um pouco mais para se acostumar, mas logo irá gostar, pois os gatos se sentem relaxados quando são escovados. Caso não aceite a escovação, comece aos poucos e sempre recompense com petiscos o seu bom comportamento.
  • Plante um vaso de graminhas para gatos: As graminhas auxiliam no controle das bolas de pelos, seja induzindo ao vômito ou lubrificando o intestino e, ainda contém fibras importantes para a saúde do gato. Existem várias opções e nem todas vão agradar ao seu gato, então faça testes de gramas diferentes até encontrar a favorita.
  • Mantenha seu gato saudável mentalmente: ofereça caixas, túneis, esconderijos, mirantes e prateleiras para ele ter com o que se ocupar. Brinque todos os dias por pelo menos 15 minutos com algum brinquedo interativo e deixe vários outros pela casa.

Embora muitos gatos ocasionalmente vomitem bolas de pelos, se o seu gato tem vomitado (com ou sem as bolas de pelos) com frequência, talvez ele esteja com algum outro problema. Se você perceber que esse comportamento está se tornando rotina, procure por um médico veterinário.

E então, gostou das dicas de como evitar bolas de pelos em gatos? Comente aqui como você na sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *