Um das grandes preocupações de tutores que cuidam e amam de verdade seus gatinhos é em proteger seus felinos de infestação de pulgas. Sabemos que uma infestação gera um grande desgaste, gasto e riscos à saúde do pet. Mas como prevenir pulgas em gatos? Vem com a gente, conhecer as dicas e orientações!
Pulgas em gatos: como começa a infestação?
A forma mais comum e sabida por todos é o surgimento das pulgas em gatos que têm acesso à rua e jardins, por ter contato com o ambiente externo e animais que podem já estar com infestação. Mas a verdade é que os gatos podem ter pulgas mesmo sendo completamente domésticos e indoor. Isso acontece porque nós, humanos, servimos de transporte para as pulgas que estão lá fora chegarem até dentro da nossa casa e alcançar nossos gatinhos!
Quando saímos e passamos perto de algum local com pulgas, ou perto de um animal infestado, as pulgas podem pular na nossa roupa e nos usar de translado até um próximo animal em que vão pular e se alimentar do seu sangue. E esse animal, provavelmente será o seu gatinho, quando chegar em casa.
Além das pulgas já adultas, que são os pontos pretos que conseguimos enxergar, é fácil pisarmos num local com ovos de pulgas e eles ‘colarem’ na sola do sapato e vir com a gente para dentro de casa, onde vão eclodir, se desenvolver e logo alcançar nossos animais domésticos.
Por isso, mesmo que o seu pet nunca saia de casa, ele está vulnerável às pulgas e precisa de prevenção e proteção contra parasitas, como as pulgas.
Como prevenir pulgas em gatos?
E se eles estão sempre correndo o risco de serem alcançados por uma pulga, como prevenir pulgas em gatos e mantê-los saudáveis? Bem existem alguns métodos possíveis, que vão dos tradicionais medicamentos periódicos até prevenções naturais, veja só:
Antipulgas – gatos
Há 2 métodos de antipulgas para gatos mais tradicionais no mercado: a coleira antipulgas e os medicamentos antipulgas via oral:
- Coleira antipulgas: esta deve ser inserida no pet o mais longe possível da boca e fica em contato com os pelos onde libera ativos que eliminam as pulgas. Entretanto, é preciso estar atento aos prazos de troca e na real eficiência dela. Outro porém é o fato de ser necessário chegar até o pet para ser eliminada.
- Medicamento antipulgas: os comprimidos antipulgas, muitas vezes palatáveis, tem o objetivo de liberar ativos inseticidas na corrente sanguínea do pet para que assim que a pulga pique o seu gatinho, ela seja intoxicada por esses ativos e morra. Porém, o problema é que para que o remédio faça efeito a pulga não só já alcançou seu felino, como precisou picá-lo, causando incômodo, coceira e, às vezes, problemas de saúde.
Shampoo para gatos
Além desses medicamentos mais tradicionais, há como prevenir parasitas durante o banho com produtos próprios para pet com ação antipulgas. Eles têm ativos para matar e eliminá-las da pele e pêlo do seu gatinho. Mas é fundamental que o enxague do shampoo seja extremamente rigoroso para que não fique resíduos no pet.
Algumas marcas possuem até versão em shampoo líquido e sabonete em barra com ativos antipulgas, para a escolha do tutor.
Suplemento Nutricional Pet – Pó de Neem
Por fim, o terceiro método para prevenir e afastar pulgas e carrapatos é oferecendo o pó de neem para o seu gatinho. O Pó de Neem da Total Neem é 100% natural e possui ativos que repelem pulgas, carrapatos e mais de 400 insetos de perto do seu pet de forma natural e sem nenhuma substância química nociva para o seu pet. Pelo contrário, o Suplemento Pet é nutricional, entregando também vitaminas, proteína, antioxidantes e flavonoides que protegem e cuidam do organismo do seu gatinho de forma eficiente, protegendo de dentro para fora.
E por ser um produto de nutrição, proteção e repelência, é o único que não exige que a pulga alcance seu gato para fazer efeito. Ao inverso disso, ele repele para que parasitas fiquem longe do seu pet, sem chances de picadas.CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o Neem. E se quiser mais dicas de suplementação para gatos, tem dicas nesse post!