Quem nunca ouviu dizer que os gatos são independentes? Esse mito de que gatos não precisam muito de atenção, não gostam dos humanos e não precisam de muitos recursos pode atrapalhar muito a saúde mental dos felinos. Isso porque todo gatinho é um animal carente e dependente como qualquer animal. E a dependência deles inclui afeto, atenção e recursos para atender as necessidades da espécie que vão desde a gatificação até brinquedos para gatos.
Por isso, neste post vamos entender quais são os brinquedos para gatos essenciais e porque os gatinhos precisam deles. Então leia até o final, ok?
Brinquedos para gatos
Todo gatinho precisa exercer suas atividades instintivas, como caçar, se proteger, se entocar e raspar as unhas. Por isso, o ambiente felino precisa ser adequado para que o felino consiga realizar esses exercícios de forma natural em casa.
Para isso, é importante que ele tenha acesso a brinquedos para gatos que, na verdade, são ferramentas de enriquecimento ambiental para gatos. Ou seja, o gato precisa de recursos no ambiente que proporcione a ele satisfazer necessidades e se exercitar fisicamente, para que ele mantenha sua essência ativa, com equilíbrio físico e emocional.
Gatos com brinquedos e um ambiente adequado tendem a ser mais saudáveis, mais sociáveis e mais felizes. Por isso, vamos conhecer quais brinquedos para gatos ter para o seu bichano!
>> Conheça mais sobre os hábitos dos gatos aqui.
Brinquedos interativos para gatos
Os felinos amam brincar, interagir e nada melhor do que oferecer estímulos que ajude-os a se manter ativos física e mentalmente. Para isso, o uso de brinquedos interativos para gatos é o melhor caminho que o tutor pode escolher para oferecer uma rotina saudável ao seu gatinho.
Os brinquedos interativos para gatos são ferramentas que estimulam seus 5 sentidos durante a interação de modo adequado para a espécie. No caso dos gatos, as maiores motivações vem dos seus instintos ainda selvagens, como a caça, a busca por lugares altos e mais seguros, bem como se entocar.
Isso acontece porque o gato é um predador de insetos e animais menores, mas também é presa. Então ele precisa de atividades e brinquedos interativos para gatos focados em caça, rotas de fuga, altura e oportunidades de entroncamento.
Por isso, a maioria dos brinquedos interativos que vemos tem a função de interagir com o gato para estimular esses comportamentos e explorar seus instintos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Vamos conhecer alguns deles:
Ratinho para gato
Quem nunca viu um brinquedo em formato de ratinho para gato? Esse é um recurso incrível para estimular a caça, nos gatos! Isso porque o rato é uma presa natural para os gatos. Então encontrar um brinquedo que se assemelha a um presa em formato, textura e cores ativa o instinto de caça para interagir com o objetivo e trabalha a visão e tato do animal. Alguns ainda possuem um guizo interno que emite ruídos sempre que o gato interage com o brinquedo, entregando um enriquecimento sonoro muito interessante também.
Ao correr atrás do ratinho, brincar e morder, o seu gato certamente estará mais tranquilo, feliz e satisfeito emocionalmente, além do gasto energético que ajuda-o a se manter com o peso ideal.
Túnel interativo para gatos
Por um lado, sabemos que deixar nossos gatinhos saírem sozinhos para a rua é altamente perigoso. Por outro, o ambiente interno pode ser monótono, com caminhos muito óbvios e sem graça para a vida felina. Então, o que fazer?
A solução para dar mais adrenalina, caminhos de diversão e atividade física para os bichanos, pode estar em um túnel interativo para gatos, já ouviu falar?
Os túneis são brinquedos para gatos desenvolvidos para atender a necessidade de fuga, tocaia e caça dos felinos. Assim, eles podem ter um caminho único ou ramificações que permitam brincadeiras mais criativas, com mais opções e por isso sendo mais versáteis na rotina do gatinho. Um gato com opções interativas para ser gato de verdade, exercendo seus instintos evita vários problemas de saúde como obesidade, depressão e ansiedade. E tudo isso pode ser atendido com um túnel interativo para gatos.
Além disso, se você tem mais de um gatinho em casa e tem pouco tempo para interagir e brincar com eles, o túnel ajuda muito a gastar a energia e estimular a brincadeira entre os felinos, ajudando a suprir parte do tempo que o gato estaria com seu tutor. Embora, é claro, a atenção e afeto do tutor seja indispensável para a qualidade de vida felina.
Brinquedo arranhador para gatos
Quem tem gato sabe que se não providenciar um bom arranhador para gatos, seus móveis e principalmente estofados e cortinas estarão em risco! Isso porque os gatos têm uma necessidade instintiva de arranhar por alguns motivos:
- Por serem caçadores e presa, eles precisam manter as garras afiadas para a caça e para a fuga, pois as unhas ajudam a subir em árvores e locais altos para fugir do predador.
- As unhas dos felinos não param de crescer nunca, como as nossas e dos cachorros também. Então o desgaste precisa ser feito para que não cause incômodo e problemas ortopédicos pelo apoio inadequado ao andar, que as unhas grandes proporcionam.
- Os gatos também demarcam território arranhando objetivos. Na natureza, normalmente eles arranham galhos e troncos, pois eles têm glândulas odoríferas nas patas que deixam um odor característico no ambiente em que arranham e assim eles marcam sua passagem por ali, (como os cães fazem urinando, por exemplo).
Por tudo isso, é muito importante que uma casa bem adaptada para gatos tenha pelo menos 1 arranhador que atenda as necessidades dos felinos. Esse brinquedo arranhador para gatos pode ser feito de materiais diferentes e ter vários formatos também, de acordo com o ambiente e as preferências do gatinho.
Por exemplo, é possível fazer um arranhador de papelão como uma rampa em que o gato gaste suas unhas. Mas também dá para enrolar um tubo de PVC com corda de sisal e vai funcionar como um ótimo arranhador também.
No final, é importante entender as atividades que o pet mais gosta e proporcionar um kit de brinquedos para gatos que atenda suas necessidades de diversão, instintivas e promova atividade física para ele. E o seu gato, tem brinquedos?