Se você tem um gatinho e não preparou a casa para as necessidades e bem-estar dele, precisamos falar sobre gatificação! Se você nunca ouviu falar ou tem dúvidas sobre o tema, leia esse post até o final!
O que é gatificação?
Gatificação é a preparação do ambiente para atender as necessidades instintivas dos felinos. Isso inclui ter locais adequados para alimentação, sanitários, ambientes adequados para descanso, brincadeiras, rotas de fuga e pontos altos de visualização do ambiente como um todo.
O gato é um animal com comportamento de caça e de presa. Ou seja, ele tem instinto para caçar suas presas e precisa de atividades e ambientes que fomentem essa necessidade instintiva de caça. Mas também tem comportamento de presa, por isso ele precisa ter ambientes que funcionem como rota de fuga e esconderijo.
Assim, a gatificação é adaptar a nossa casa para criar ambientes divertidos, seguros, confortáveis e desafiadores para que o gatinho tenha enriquecimento ambiental, atividade física e qualidade de vida, devido aos estímulos da gatificação, evitando comportamento indesejado, como arranhar seu sofá ou derrubar coisas pela casa.
Como começar a gatificação de ambientes?
OK, você já entendeu a necessidade de gatificar a sua casa, mas como faz? De modo geral, é preciso analisar o ambiente que você tem em casa, onde seu gato mais gosta de ficar e definir:
- Onde ficarão as caixas de areia
- Onde ficarão os potes adequados para gatos e fontes de água
- Local de refeição, com comedouros ovalados, sem quinas na profundidade, que dificultam a alimentação dos felinos, por esbarrar em seus bigodes, o que é bem desconfortável para eles.
- Ponto estratégico para arranhado
- Locais adequados para caminhas e tocas
- Onde instalar prateleiras e rotas de fugas.
Com isso em mente, pé hora de pesquisar o seu enxoval de gatificação! Ou seja, os elementos que vão compor a gatificação da sua casa que deve contar com:
- Potes de água e/ou fontes em locais onde o gato mais fica ou passa, para incentivar a hidratação.
- Tipo de caixa de areia e de areia para gato.
- Arranhador para que ele afie as unhas e desestresse.
- Tipos de camas e tocas para o descanso dele, que podem incluir redes, caixas e nichos.
- Tamanho e formato de prateleiras
- Outro móvel bem bacana são as torres, algumas já contam com arranhadores e tocas e podem servir de início da verticalização do seu ambiente.
Pesquise bem para otimizar seu espaço e orçamento e vá construindo aos poucos a gatificação do seu gatinho. O que importa é ir montando um ambiente saudável, seguro e bem adaptado para o seu felino
Dicas de gatificação vertical
Além de gatificação, a ambientação para gatos também é conhecida como verticalização, já ouviu esse termo? Como essa parte pode ser a que mais proporciona dúvidas, criamos uma lista de dicas para dicas de gatificação vertical para você construir uma parede verticalizada para o seu gato:
- O caminho vertical te permite direcionar a caminhada do seu gato. Então observe onde você quer que ele chegue ou não para escolher a parede ou as paredes que vão receber os móveis da gatificação.
- Pegue caneta, papel e fita métrica ou trena para fazer o projeto, entendendo qual é a distância e altura ideal para o seu gato saltar de um móvel para o outro em segurança.
- A distância e alturas não precisam ser uniformes. Então você pode criar movimentos mais cômodos e outros mais ousados, para que o gatinho tenha dinamismo e desafios, mas sem exagerar, preservando a segurança dele.
- Para a verticalização você pode usar móveis que vão além das prateleiras mais comuns, como nichos abertos, nichos mais fechados com um círculo no meio apenas para o gato entrar, redes e pontes entre uma prateleira e outra, entre outros que sua criatividade mandar para que o percurso do gato tenha várias aventuras.
- Crie caminhos diversos, para que ele possa começar a subida e descida por locais diferentes, otimizando a atividade física dele.
8 Benefícios
Um gato com ambiente adequado tem muitos benefícios não só para a saúde mental, mas saúde física também:
- Promove atividade física, excelente para as articulações, musculatura e manter o peso ideal do pet.
- Evita problemas comportamentais indesejados como arranhar estofados entre outros.
- Ajuda cães e gatos a conviverem bem, dividindo o espaço de cada um, pois com a gatificação o gato ficará menos tempo na visão do cachorro.
- Estimula raciocínio e aprendizagem devido aos percursos possíveis e brincadeiras que os gatinhos criam até sozinhos.
- Mantém as unhas afiadas e limpas, além de atender a necessidade de marcação de território no uso do arranhador e não dos sofás e poltronas.
- As camas suspensas são excelentes para que ele tenha seu sono em local instintivamente mais seguro, dando qualidade ao descanso do animal, que evita estresse e preserva a imunidade do felino.
- A organização dos espaços incentiva o felino a beber mais água e fazer suas necessidades no local certo, sem que uma coisa interfira na outra. Isso porque os gatos são animais muito higiênicos e não gostam de ter sua água e alimento próximo das caixas de areia.
- Adequa a rotina do gatinho para atender suas necessidades instintivas, proporcionando bem-estar e evitando stress. Animais estressados tendem a ficar mais doentes pela baixa imunidade. Então um pet com suas necessidades atendidas, tem mais saúde e vai menos ao veterinário.
E então, você já começou a gatificação da sua casa e sabia de todos esses benefícios?