Dicas para banho em cachorro em casa

Banho de cachorro em casa

Desde o início da pandemia, se tornou mais comum dar banho em cachorro em casa. Nossos pets estão ainda mais próximos de nós, os cuidados aumentaram, inclusive o manual, com o carinho que só um tutor sabe oferecer. E o banho não escapou dessas adaptações.

Porém, dar um bom banho em cachorro não é tão intuitivo assim. Aliás, é por isso que muitas vezes temos a impressão de que o banho no petshop é muito melhor e que dura mais. Já passou por isso? Se sim, nesse post vamos te ensinar os segredinhos dos groomers para dar aquele banho especial no seu peludo, vamos lá?

Como dar banho em cachorro em casa

O banho em casa pode ser muito parecido com o banho do pet shop, desde que a gente siga algumas regrinhas que ajudam o banho a ser mais rápido e efetivo na limpeza, maciez e na duração do banho. Há uma ordem de processos e motivos para o uso de certos produtos que faz toda a diferença, veja só:

1. Escove antes

Comece escovando seu pet. Ao escovar já tiramos boa parte dos pelos mortos que vão criar volume no banho, dificultar o enxágue e principalmente a secagem. Então, elimine esse excesso antes.

Aproveite esse momento para já passar a Loção de Neem em todo o pelo do pet, ela atuará como uma máscara de hidratação e proteção do banho, suavizando os efeitos do detergente do shampoo sobre as cutículas do pelo.

Além disso, a escovação suave ajuda a massagear o pelo e pele do animal, tranquilizando-o para o banho.

2. Protege olhos e ouvidos durante o banho em cachorro

Pet escovado, é hora de cuidar das partes frágeis e delicadas. Para isso, você pode usar algodões impermeáveis para os ouvidos e um colírio lubrificante para os olhinhos. Esses cuidados ajudam muito a evitar problemas futuros:

  • O excesso de água nos ouvidos pode levar o seu peludo a um quadro de otite canina, uma inflamação nos ouvidos que gera muitos transtornos. Saiba mais sobre otite aqui.
  • Já o lubrificante para os olhos, cria uma camada de proteção para os olhos evitando sensibilidade a qualquer produto do banho e também ao ressecamento devido ao vento e calor do secador.

Ao proteger essas áreas, garantimos que o pet terá um banho com menos incômodo e não criará uma associação negativa ao banho, como: “tomei banho e meus olhos arderam, então banho é ruim”.

3. Use um sabonete líquido anti odor

Com os preparativos pré-banho feitos, é hora de começar! Molhe bem o animal, sobretudo para animais mais peludos, garanta que a água de fato umedeceu bem a pele dele e, de preferência, com água morna. Então dilua o sabonete líquido de neem em água na proporção 1:1 (1 parte de sabonete para 1 parte de água, 50% de cada). Agite para misturar bem, e aplique em todo o corpinho do animal, massageando bem.

De preferência, sempre que passar um produto de higiene (Sabonete e shampoo), comece pelas patas, massageie bem para amolecer e remover sujeitas. Essa é a parte do corpinho com maior probabilidade de sujidade. Então, enquanto você se dedica ao restante do corpo, as patas ficam alguns minutos num molho, permitindo que o produto tenha mais tempo de ação, resultando num banho mais perfeito.

Se o cão estiver mais sujinho, é recomendado que deixe o sabonete agindo por uns 5 minutos antes de enxaguar. Depois jogue água em abundância massageando e tirando o excesso para remover todo o sabonete de neem.

Após o sabonete a principal sujeira vai ter ido embora e o efeito antiodor que a citronela proporciona vai estar ativo no seu pet, para que o banho seja duradouro.

4. Massageie o shampoo de neem para penetrar os bioativos

Em seguida, dilua o shampoo também na proporção de 1:1 e aplique no corpinho todo massageando bem para que os bioativos do neem penetrem na cutícula dos pelos e na pele do animal, tratando qualquer inflamação, irritação, machucadinho, nutrindo com as vitaminas do neem, hidratando e deixando presente os fatores repelentes também.

Uma dica para pets que não gostam de banho é diluir os produtos em água morna. Isso porque alguns animais se assustam com o toque gelado do produto e se sentem mais confortáveis se o shampoo estiver morno, por exemplo.

Deixe agir por uns 5 min (ou 10 min, se o pet estiver mais sujo) e enxague em abundância para remover completamente o shampoo.

5. Condicionador para proteger os fios

Hora de condicionar, entregar maciez e proteger os pelos! Para isso, aplique uma moedinha de condicionador por cada parte do animal (patas, barriga, coluna, peito, cabeça, só não passe no rosto, não há necessidade).

Massageie bem para que o produto alcance todos os pelos e promova restauração da saúde dos fios, entregue nutrição e maciez e feche as cutículas que o sabonete abriu, deixando a saúde preventiva dermatológica do pet em dia.

Deixe agir por 5 minutos para aproveitar bastante os bioativos do neem e enxágue em abundância para retirar todo o produto. Não deixe condicionador no pelo do animal, pode gerar incômodo, ok?

6. Leve seu cão para passear

Pronto, todos os produtos foram aplicados e o seu pet já está limpo e cuidado. Porém, o banho não é natural para os animais e por isso a maioria não gosta. Por isso é importante dar uma quebra no processo oferecendo uma atividade relaxante para ele no meio do banho, a fim de ter uma baixa de energia e stress.

Segundo o groomer Henrique Marques, do espaço Cão e Equilíbrio, a dica aqui é levar o pet para uma caminhada, um passeio entre o fim do banho e o começo da secagem. Essas são as duas fases do banho e cada uma delas tem seus fatores de stress. Então, um passeio no meio ajuda a aliviar tensões e te permite fazer um banho em cachorro de baixo stress pro seu animal, criando associações positivas para esse momento.

7. Seque o cão com calma

Na volta do passeio, com o cão mais calmo e mais cansado também, é mais fácil acomodá-lo num cantinho para secar. Para isso, o ideal é ter um soprador pet, mas é possível secar com o secador de cabelo mesmo, desde que ele aguente ligado todo o período necessário para o seu cão.

Seque com calma, conforme as reações do seu pet, deixe que ele vire, se movimente e vai secando as áreas conforme possível, evitando manipulá-lo demais. Enquanto seca, pode oferecer recompensas positivas para que ele goste do banho, como:

  • Petiscos bem gostosos.
  • Um brinquedo para ele morder, brincar e distrair.
  • Um tapete de lambe lambe com um patê ou sachê congelado para que ele saboreie devagar enquanto é seco.

8. Troque o perfume por loção de neem

Quando o pet estiver quase seco, borrife um pouco de loção de neem pelo corpinho dele, massageie e então termine a secagem.

A loção de neem, como o nome diz, vai vir para hidratar o pelo e a pele, deixar ainda mais vivo no animal os bioativos de proteção e repelência contra parasitas e insetos e nutrir o pelo. Por não ter enxágue e ser mais concentrada, ela garante mais hidratação, cuidado e aquele perfume herbal, cheirinho de banho tomado que não irrita o olfato do pet, terminando o banho com qualidade, cuidado e o menor stress possível.

E aí, já tem o kit completo de cuidado e banho em cachorro com TotalNeem? Conheça todos na nossa loja aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.