3 receitas de petiscos desidratados para cães

3 receitas de petiscos desidratados

Quem aí não tem um cachorro que ama um petisco? Os cães são muitas vezes acostumados a associar o petisco a algo bom, pois é algo que foge da dieta dele. Porém, hoje em dia existem tantos tipos de petiscos que muitas vezes é difícil escolher um que o pet goste. Por isso, hoje vamos ensinar 3 receitas de petiscos desidratados para cães.

Petiscos desidratados para cães

Os petiscos desidratados, como o nome diz, são ingredientes saudáveis para os cães que, após desidratar, deixam apenas a proteína ou fibra, sem água, tornando-se um petisco saboroso, nutritivo e crocante para o pet.

Este tipo de petisco, geralmente é mais saudável para os cães, pois não têm nenhum tipo de conservante, palatabilizante ou algo que possa prejudicar a saúde do seu pet. Principalmente se você fizer este petisco em casa. Nós da Total Neem nos importamos muito com a saúde do seu pet e a longevidade dele, por isso preparamos 3 receitas especiais, para que você possa elaborar para seu amigo de quatro patas. 

Os petiscos variam muito do gosto do seu pet e se ele possui alergia a algum dos ingredientes, pois muitos cães possuem alergia a certos tipos de alimentos. Opte por fazer uma pequena quantidade na primeira vez, para caso seu pet não se adapte você não desperdice. 

Venha conhecer 3 receitas de petiscos desidratados para cães.

Fígado para cachorro

O fígado é um excelente alimento e petisco para o cachorro, desde que oferecido em pequenas quantidades. Ele é rico em minerais e vitaminas que são de extrema importância para o pet. Ele possui ferro, vitaminas do complexo B, vitamina A, cobre, fósforo, entre outras. Contudo, é preciso dosar a quantidade de fígado, pois ele pode causar um quadro de intoxicação por cobre ou vitamina A. Os principais sintomas da intoxicação são taquicardia, diarreia e dor abdominal, podendo levar a dermatites e dores articulares. 

Receita de petisco desidratado de fígado para cachorro:

  • Pegue uma peça de fígado, pode ser de boi ou de frango.
  • Cozinhe até ele perder a cor avermelhada
  • Após este processo, corte o fígado ou em cubos ou em pequenas tirinhas, depende de como você deseja fazer o petisco do seu pet.
  • Quando estiver tudo cortado despeje em uma bandeja com um papel alumínio embaixo do petisco para não grudar
  • Deixe o forno pré aquecido a 200 graus e leve para assar por 20 a 30 minutos.
  • Lembre sempre de mexer a vasilha para que o petisco desidrate por inteiro.
  • Quando pronto, espere esfriar e polvilhe 1g de Neem na porção que você irá utilizar com o seu pet naquele dia e guarde em potinhos o restante.

Este é um dos petiscos desidratados que possuem maior durabilidade e que ficam prontos rapidamente. Não é necessário muitos materiais para a elaboração deste petisco.

Moela para cachorro

A moela é considerada uma víscera do frango. Porém, ela é maravilhosa quando se trata de nutrientes, proteínas e minerais. Pois ela é altamente rica em proteína, possui baixa quantidade de gordura, tornando-se assim um excelente petisco desidratado para cães. Ela é rica em vitaminas B12, zinco e ferro. É uma víscera fácil de se encontrar, até mesmo em frangos inteiros. 

Modo de preparo do petisco desidratado:

  • Separe 1 kg de moela de frango
  • Pique a moela do tamanho que preferir, coloque em assadeira com papel alumínio
  • Leve ao forno pré aquecido e deixe por 20 a 30 minutos
  • Mexa sempre para que fique completamente desidratado 
  • Quando esfriar acrescente 1g de Suplemento de Neem e guarde as porções em potinhos para quando precisar usar.

Este tipo de petisco desidratado é excelente para cães com obesidade ou sobrepeso ou para animais que possuem tendência a engordar. Por ser um alimento rico em proteína e com baixo teor de gordura, é excelente para usar como petiscos desidratados em treinos e recompensas.

Chips de batata doce

Sem dúvidas os chips de batata doce são um dos petiscos desidratados mais requisitados, tanto para os pets quanto para os tutores! A batata doce é extremamente nutritiva, contendo vitamina C e E, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro, potássio e cálcio. Além disso, são uma excelente fonte de fibras e os carboidratos presentes na batata doce, fazem com que ela seja classificada como um alimento de baixo índice glicêmico. Sendo assim os petiscos desidratados de batata doce fornecem minerais e vitaminas da melhor forma para o seu pet, o mantendo sempre saudável. 

Os chips de batata doce podem ser servidos tanto para nossos pets quanto para nós, além de ser fácil de fazer.

Ingredientes para o chips de batata doce:

  • Você vai precisar de 2 batatas doce 
  • Óleo de coco (para não grudar na forma)

Modo de fazer:

  • Descasque a batata doce e rale em ralador próprio para chips ou em finas fatias. 
  • Coloque de molho na água fria com gelo por 20 minutos.
  • Antes de assar é necessário untar a forma com óleo de coco
  • Preaqueça o forno a 180 graus.
  • Seque bem a batata e leve ao forno durante 20 minutos.
  • Lembre-se que com 10 minutos é necessário virar para que asse por igual

Depois de pronto, você pode polvilhar a porção diária de Neem do seu pet e oferecer como um agrado entre as brincadeiras.

Este petisco pode ser armazenado em local seco e arejado, livre de temperaturas elevadas e pode ficar guardado por até 5 dias.

Quantidade diária de petisco

É de extrema importância saber qual é a quantidade de petiscos desidratados para cães que se pode oferecer por dia. Segundo a dra Ariane Vale, médica veterinária nutricionista, “a quantidade de petiscos não deve passar de 10% da alimentação diária do seu pet. Pois pode fazer com que ele tenha um aumento de peso ou acabe passando mal”. 

O ideal é que você introduza novos petiscos para o pet de forma gradual, para que ele não passe mal. Procure sempre um veterinário para lhe auxiliar caso seu pet tenha alguma alergia alimentar.

Se você gostou deste post compartilhe com seus amigos que possuem pets e que adoram receitinhas de petiscos desidratados para cães.

6 thoughts on “3 receitas de petiscos desidratados para cães

    • Selma Selma says:

      olá, aqui em nosso blog você encontra vários artigos sobre o neem e suas funcionalidades. Em resumo o Neem é uma arvore de origem indiana que possui diversos bioativos que auxiliam na prevenção de diversas doenças, na repelência, etc. Ele também é muito utilizado na agricultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *