3 benefícios do Neem na pecuária

Neem na pecuária

Os custos dos insumos da pecuária são muito elevados. Então os produtores rurais estão em busca de novas tecnologias. Uma alternativa que está começando a ser utilizada, porém, é pouco conhecida no Brasil é o Neem na pecuária. Ele possui uma ação repelente 100% natural, auxiliando no controle de insetos indesejáveis, sem agredir a natureza. Além disso, ainda possui propriedades biocontroladoras, antissépticas, imunoestimulantes, medicinais e cicatrizantes.

Pecuária sustentável

O uso do neem auxilia na pecuária sustentável, pois ele é um produto 100% natural que não agride a natureza e sua árvore pode ser 100% utilizada, desde a raiz até as folhas. O Pó de Neem, quando é misturado ao alimento de animais de produção, apresenta resultados efetivos no controle de carrapatos, moscas do chifre, vermes, bernes e outros ectoparasitas. Inclusive, existem estudos científicos mostrando que o Neem pode alcançar mais de 400 tipos de insetos, pragas e parasitas, além de possuir outras propriedades que auxiliam na saúde do animal.

Como o Neem auxilia repelindo os insetos e parasitas, ele favorece que o animal diminua o estresse e aumente a qualidade de vida, fazendo com que isso traga resultados mais rápidos na produção. Os produtos a base de Neem são menos poluentes, possuem baixo índice residual e apresentam menor risco de intoxicação para os animais. Além disso, ele pode ser utilizado no controle de pragas, tanto na pecuária, quanto nos pets e dentro de casa.

Repelente natural

Poderoso repelente natural, o Neem veio da Índia e é conhecido por suas propriedades medicinais. Alguns dos principais componentes biológicos do neem são:

  • Azadirachtin: ação repelente
  • Nimbin: poderoso anti-inflamatório, antipirético, antihistamínico e antifúngico
  • Nimbidin: Antibacteriano, antiulcerativo, analgesico, antiarritmico, antifungico e antivirotico
  • Nimbidol: incrível antipirético e anti protozoário
  • Salannim: Repelente
  • Quercetin: Ação antiprotozoária, antioxidante, bactericida e antiinflamatória 

Além desses benefícios, quando é misturado na alimentação dos animais, ele atua no sangue. Desse modo, o neem age combatendo carrapatos desde sua fase inicial, fazendo com que o processo reprodutivo dos parasitas seja interrompido.

Podemos utilizar o óleo de Neem também, produzido atravez do extrato do neem. Após a extração do óleo,se faz também a torta de Neem (clique aqui se quiser saber mais sobre a Torta de Neem).

O óleo de neem gera produtos para a agricultura, pecuária e uso em pets. Isso porque pode ser aplicado em lesões, problemas de pele, dermatites, cortes, cirurgia. Pois auxilia a acelerar o processo de cicatrização e elimina as bactérias do local, evitando inflamações e infecções no corte, além de hidratar e nutrir a pele animal.

Em caso de grandes infecções por carrapatos, o ideal é utilizar o uso do pó de Neem na alimentação e o óleo sobre o animal para afetar o parasita de forma mais rápida e efetiva. Você pode pulverizar na pastagem também, para eliminar os parasitas do ambiente onde os animais transitam.

Fitoterápico

Os fitoterápicos são medicamentos obtidos através de plantas medicinais, que auxiliam no tratamento ou prevenção de enfermidades. O neem é uma planta medicinal rica em antioxidantes e vitaminas. Seu nome científico é Azadirachta, uma árvore proveniente da Índia utilizada há mais de 2000 anos por lá.

Por ser natural, ela favorece a pecuária, pois não possui efeitos negativos na produção. Por exemplo: ele não deixa resíduos no leite, nem na carne e não é necessário tempo de carência. Isto faz com que reduza o tempo de produção e não ocorram perdas.

O uso de produtos fitoterápicos faz com que diminua o uso de produtos químicos que afetam a saúde do animal, a produção e o meio ambiente. Por conta disso, muitos criadores e produtores têm buscado cada dia mais o Neem para aumentar a produção e a qualidade. 

Neem na pecuária sustentável

O que não faltam são vantagens no uso do neem na pecuária para obter um negócio sustentável e mais orgânico, veja:

  • Biodegradável, não agride o meio ambiente
  • Não é tóxico para seres humanos e animais, como produtos sintéticos
  • Não corrosivo, não volátil e não inflamável
  • Não possui ação fitotóxica
  • Não é tóxico para abelhas melíferas, formigas, joaninhas e minhocas
  • Inócuo a maioria dos insetos benéficos
  • Efeito seletivo sobre os organismos-alvo

A pecuária no Brasil vem crescendo muito a cada ano e com isso os produtores vêm buscando novas alternativas para melhorar a qualidade do rebanho. Pois quando o animal está saudável ele fica pronto mais rápido, fazendo com que assim se diminua o tempo de produção. Procure oferecer um produto natural, que não agrida o meio ambiente, que é atóxico. Um produto que não necessita de tempo de carência do produto, que pode ser ingerido e não causará nenhum mal ao animal nem ao humano. 

Entre em nosso site e conheça mais benefícios sobre o Neem e venha conferir nossos produtos.

Gostaram deste texto sobre 3 benefícios do neem na pecuária? Se você gostou, compartilhe este post com seus amigos, para que mais pessoas possam conhecer o quão bem o Neem faz aos animais e ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *