O que é Gripe Canina?

Oi pessoal! Eu sou a Bruna, mamãe do Chop, @chop_chow neste post vamos falar sobre a gripe canina! Vem comigo conhecer os sintomas, causas e como prevenir essa gripe! Então pra saber mais é só continuar lendo!!!

Gripe canina

A gripe Canina é uma doença respiratória que afeta o bem estar dos nossos peludos. As baixas temperaturas e clima seco favorecem o aparecimento da enfermidade. A traqueobronquite infecciosa canina (mais conhecida como gripe canina, ou gripe de cachorro) é uma das mais frequentes nos cães e se não tratada, pode desencadear outros problemas mais graves. É transmitida pelo contato direto com outro animal contaminado, através de secreções respiratórias e contato com objetos contaminados, como vasilhas e brinquedos.

A doença debilita o sistema imunológico do animal, o que favorece o aparecimento de outros problemas além da gripe. Além disso, em cães que já tem dificuldades ou problemas respiratórios no histórico, fica ainda mais preocupante! E precisamos ter cuidado.

Uma informação relevante é que 2 em cada 10 cachorros que contraem a doença não apresentam sintomas. Então estão com a doença, porém assintomáticos. Estes, mesmo sem os sinais mais comuns, transmitem a gripe para outros pets, por isso é importante sempre levá-lo ao veterinário para realizar os exames e fazer os check-ups.

Qual o melhor remédio para gripe de cachorro?

Depois de diagnosticada, a gripe canina será tratada sem grandes dificuldades. E normalmente em alguns dias o pet se recupera por completo utilizando as medicações necessárias, geralmente antibióticos. Mas depende de cada caso e suas necessidades. 

O importante mesmo é a prevenção, como o pó de neem, com seus inúmeros benefícios tem como um deles aumentar a imunidade e combate viral. O que evita que o cão contraia a gripe, e caso ele venha a contrair, não terá uma queda da imunidade, evitando assim contrair mais problemas de saúde nesse período. 

De qualquer forma, o melhor é sempre consultar o médico veterinário, para obter o tratamento ideal e exclusivo para as particularidades de cada peludo. 

Sintomas de gripe de cachorro 

A gripe de cachorro pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas mais comuns da gripe canina são: 

  • Tosse contínua, ou que pode ser confundida com engasgos, podendo ocorrer vômitos!
  • Corisa/ secreção nasal
  • Espirros
  • Febre
  • Letargias
  • Falta de apetite 
  • Apatia/ cansaço 

Cada animal pode reagir de diferentes formas quando exposto à doença. Então mesmo que ele apresente apenas 1 dos sintomas citados ou outro, leve-o ao médico para investigar quaisquer inconvenientes e assim evitar, por exemplo, uma pneumonia entre outras complicações. 

O mais importante é sempre conhecer seu cachorro, saber como se comporta normalmente, para perceber quando ele estiver agindo estranho e com sintomas anormais. 

Vacina: gripe canina 

Na hora da prevenção a forma mais eficaz é através da vacina para gripe canina. Após a vacinação é normal que o animal apresente reações à vacina, com sintomas similares aos da própria doença. 

A vacina é aplicada em 2 doses, a primeira a partir de oito semanas de vida do animal, e a segunda entre 2 e 4 semanas de intervalo. São recomendados reforços anuais.

Existem 2 tipos de vacinas: injetável e intranasal, sendo a injetável em duas doses e a intranasal em gotas no nariz do cão. 

A vacina é geralmente eficaz. Porém não impede que o cachorro contraia a gripe canina, já que não garante 100% da imunidade, e se mesmo vacinado o pet se contaminar com a doença, terá sintomas mais leves e riscos mínimos de complicações. O corpo pode demorar de 1 a 2 semanas para identificar certas substâncias e começar a produzir os então anticorpos necessários para a proteção do pet. 

Peça ao seu Médico veterinário para explicar todas as recomendações antes da aplicação de qualquer vacina. 

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado e aprendido com as informações contidas no texto e que aproveitem a deixa para reforçar e/ou realizar a vacina adequadamente no seu cãozinho! É sempre importante relembrar que trago aqui meus conhecimentos como TUTORA, já que não sou formada em Medicina Veterinária! 

Qualquer dúvida e sintomas, consulte o seu Veterinário. 

Envie esse texto pra algum amigo que tem cachorro e que ainda não sabe sobre essa doença! 

Qualquer comentário ou dúvida escreva lá no Direct do @chop_chow no Instagram! 

Até a próxima!! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.