COMEDOURO PARA CACHORRO

Olá, amigos! Eu sou a Fernanda, mamãe da @beaglecatharina, e hoje vou falar sobre um assunto que muitas vezes passa batido pelos tutores de cães, mas que é de extrema importância no dia a dia: o comedouro para cachorro. Qual tipo de comedouro é melhor usar para o seu cachorro?

O mercado pet traz milhares de modelos de comedouro para cachorro dos mais diversos tamanhos, formas, cores e materiais. Mas você sabia que o material do comedouro pode interferir na saúde do seu cachorro?

Os materiais mais comuns encontrados são:

Plástico: eles são lindos, mas são muito ruins para higienizar, e isso é um problema. Porque eles podem acumular bactérias em suas porosidades (causando diarreia). Podem também eliminar compostos tóxicos, como petroquímicos e bisfenol A (pode causar diversos tipos de câncer), e o cachorro acaba ingerindo esses compostos quando toma água ou se alimenta. O plástico muitas vezes pode ser o causador de alergias. Então se o seu cachorro tem algum tipo de alergia, evite esse tipo de material.

– Alumínio: eles são mais fáceis de limpar do que os de plástico, mas também acabam ficando porosos e acumulando bactérias. Podem liberar alumínio na água e nos alimentos, que é um metal pesado e pode fazer muito mal pro pet.

– Vidro: uma vantagem é que são bem fáceis de limpar, não tem poros. Mas quebram, e podem machucar o cachorro. 

– Inox: são muito bons, fáceis de limpar, não tem poros, mas escolha um comedouro que não seja pintado, por conta da intoxicação por chumbo (das tintas).

– Cerâmica: são super bonitos, fáceis de limpar, mas precisa ser uma cerâmica polida para não ter poros (que acumulam bactérias), e que não seja pintada (por causa do chumbo da tinta).

COMEDOURO LENTO PARA CACHORRO

O comedouro lento foi desenvolvido para fazer com que os cães comam mais devagar. Então, para aquele cachorro muito afobado que come a comida do pote em 30 segundos, no comedouro lento ele vai demorar mais para comer. 

O comedouro lento para cachorro não foi feito para ser oferecido todos os dias o mesmo comedouro. O ideal é que você ofereça um comedouro lento diferente por refeição, ou  por dia, para que o cachorro não aprenda a comer só nele, e continue comendo rápido após um tempo.

Comedouro lento e a saciedade

Outro motivo para oferecer a alimentação dentro do comedouro lento, é que o cachorro vai ficar mais saciado. Sabe aquele cachorro que parece um saco sem fundo, que não importa o quanto de alimentação você coloque, ele sempre está pedindo mais? Isso é porque ele não está se sentindo saciado. Nos comedouros lentos, ele come mais devagar, dá mais tempo dele liberar os hormônios da saciedade, e vai comer menos. Isso dificulta a possibilidade dele ganhar o sobrepeso ou mesmo a obesidade.

O seu cachorro não gosta de comer? Você precisa ficar fazendo malabarismos para que o seu cachorro coma? Alguns estudos apontam que os cachorros passam a ter mais interesse por aquela alimentação dada todos os dias, se for dado algum tipo de desafio. Então ao invés de trocar a ração com muita frequência, o ideal é trazer alguma brincadeira vinculada a alimentação. 

Comedouro  e enriquecimento ambiental

O comedouro lento propicia o comportamento natural vinculado à alimentação. Vamos imaginar um cachorro de rua: ele não tem muitas vezes um pote de ração disponível pra ele. Então ele vai precisar andar bastante, utilizar o focinho dele, muitas vezes caçar, para conseguir se alimentar. Todo esse comportamento envolvido na alimentação, a gente chama de forrageio, e na natureza, os canídeos passam grande parte do dia deles envolvidos em tarefas do forrageio. Então quando o seu cachorro está na sua casa lambendo patas, roendo chinelo, fazendo o que não devia, se ele estivesse na natureza, ele estaria forrageando. Por isso é tão importante oferecer alimentação dentro dos comedouros lentos, para ele gastar mais tempo envolvido na alimentação.

Existem diversos tipos de comedouros lentos no mercado. Mas você precisa escolher um que mais se adeque ao porte do seu cachorro e a voracidade dele na hora de comer. Comece sempre com um comedouro lento mais fácil, e depois vai dificultando aos poucos.

COMEDOURO ALTO

Um comedouro alto beneficia a saúde do cachorro, porque não força ele a abaixar a cabeça até o chão para se alimentar, isso permite que ele fique em uma postura mais confortável e fisiológica para engolir. Isso é muito importante especialmente para aqueles cachorros que sofrem de problemas de mobilidade, como artrite ou distúrbios cervicais. E se o cachorro for diagnosticado com mega esôfago, por exemplo, um comedouro alto faz parte do tratamento e pode até ser recomendado pelo veterinário.

Ele também auxilia na digestão. Dá pra notar a diferença na postura de um cachorro que come em um comedouro encostado no chão em comparação com um usando um comedouro alto. Uma boa postura para ingerir os alimentos favorece todo o processo digestivo. É claro que por ser mais fácil de comer, os comedouros elevados não são a melhor opção para aqueles cachorros que são muito ansiosos ou comem rápido demais. 

O comedouro alto para cachorro também evita que os alimentos fiquem sujos. Se o seu cachorro for filhote, levantar o potinho dele evita que ele coloque as patinhas dentro, sujando a comida, ou derrubando tudo.

Como esse tipo de comedouro não está em contato direto com o chão, existe muito menos chance de cair poeira, pêlos ou outras coisas. Isso ajuda a manter o local de alimentação mais limpo.

Qual a altura ideal do comedouro para cachorro?

Isso vai depender do tamanho do seu cachorro. O ideal é que seja alto o suficiente para que ele não precise se curvar para comer. A altura do cotovelo do cachorro deve ser tomada como referência, e deve coincidir mais ou menos com o fundo do comedouro. Outro cálculo que pode ser feito, é medir o cachorro do chão até as omoplatas e tirar cerca de 15 cm. Se você tiver dúvida na altura, escolha um comedouro com altura ajustável.

COMEDOURO AUTOMÁTICO PARA CACHORRO

Esse tipo de comedouro é uma mão na roda para tutores que passam muito tempo fora de casa, e acabam tendo que deixar o pet sozinho. 

Nele você pode programar os horários em que a ração será liberada para o seu cachorro. Assim como a quantidade de ração liberada em cada refeição. Isso é ótimo, porque além de manter uma rotina nos horários das refeições do cachorro, ele evita que a ração fique em um pote aberto, exposta ao ar, o que faz com que a ração perca suas propriedades, sabor e crocância. Isso porque o comedouro automático possui um compartimento muito bem vedado, que só irá liberar a ração no horário programado. 

Existem diversos tipos de comedouros automáticos para cães, desde modelos em que você programa no próprio comedouro, outros que possuem um aplicativo no celular para você programar e conferir as refeições, até alguns que possuem um câmera para você observar seu cachorro comendo.

Aqui em casa temos um comedouro automático e é só sucesso. Eu demonstrei como ele funciona certinho AQUI, então vem dar uma conferida.

Gostou das dicas? Deu pra conferir se você está utilizando o comedouro para cachorro ideal? Conta aqui pra gente nos comentários!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.