Olá, eu sou a Hadrielly, mãe da @brigittedisse e aluna da Academia da Matilha! Você sabia que, assim como acontece com os humanos, os cães também podem sofrer de gastrite? Hoje te convido a aprender mais sobre essa doença, bem como sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento para gastrite em cães. Além disso, vou te contar como o Neem pode atuar na prevenção e tratamento de gastrite. Vamos lá?
O que é a gastrite em cães?
A gastrite é uma condição causada pela inflamação da mucosa que reveste o estômago. Ela pode ser classificada em aguda, quando os sintomas persistem por cerca de 24 horas, ou crônica, quando os sintomas se prolongam por 2 semanas ou mais.
A gastrite aguda é bastante comum e normalmente é causada pela ingestão de alimentos estragados, contaminados ou objetos não comestíveis. Afinal, qual cachorro nunca deu aquela fuçada no lixo, né? No entanto, existem diversos outros fatores que causam a gastrite em cães, como por exemplo:
- Doenças autoimunes.
- Infecções por vírus, bactérias ou parasitas.
- Ingestão de medicamentos.
- Exposição prolongada à alimentos que o pet é alérgico.
- Doença intestinal inflamatória.
- Estresse emocional.
- Câncer estomacal.
Então me acompanha nesse texto que eu vou te contar aspectos sobre os sintomas, tratamento e evolução da doença que você, como tutor, deve saber!
Sintomas da gastrite em cães
O principal sintoma da gastrite em cães é o vômito constante. O vômito pode ter aspecto bilioso (amarelado ou esverdeado e espumoso), conter restos de comida ou sangue. Mas, além dos vômitos, podem estar presentes outros sintomas, como:
- Diminuição ou perda total do apetite.
- Dor abdominal.
- Pouca energia para se movimentar.
- Sede excessiva.
- Sangue nas fezes.
- Perda de peso.
Fique atento e lembre-se de comunicar a um veterinário de sua confiança se seu pet estiver apresentando algum desses sintomas!
Diagnóstico da gastrite em cães
As primeiras coisas que devem ser analisadas para fazer o diagnóstico de gastrite em cães são o histórico médico do seu pet e a rotina dele nos últimos dias. Portanto, para fazer isso, o seu veterinário irá fazer uma série de perguntas que ajudam a excluir a possibilidade de os sintomas serem causados por alguma outra doença, facilitando, então, o fechamento do diagnóstico. Algumas das perguntas que poderão ser feitas são as seguintes:
- Qual a frequência com que seu pet se alimenta?
- O que seu pet consumiu nos últimos dias?
- Ele ingeriu algum medicamento ou foi exposto à pesticida?
- Ele entrou em contato com algum cachorro desconhecido?
- Já teve alguma doença grave?
- Ele já teve episódios de vômito e/ou diarreia?
- Usou suplementos no último mês?
Com essas e algumas outras informações, seu veterinário irá conhecer melhor o quadro da doença do seu peludo e poderá conduzir um exame físico mais adequado. No exame físico será investigado se há a presença de:
- Sensibilidade ou dor abdominal.
- Inchaço abdominal.
- Sinais de desidratação.
- Gases.
- Febre.
Além disso, poderão ser solicitados exames complementares para auxiliar no diagnóstico final, como:
- Hemograma – para avaliação de sinais de infecção e desidratação.
- Exame de urina – para investigação de infecções urinárias, diabetes ou doenças renais.
- Radiografia do abdome – para observar se há algo de anormal no estômago.
- Ultrassom ou endoscopia – para analisar o estômago com maior detalhe.
Tratamento da gastrite em cachorro
A maioria dos casos de gastrite aguda normalmente se resolvem sem a necessidade de uso de medicamento. No entanto, podem ser prescritos remédios para náuseas ou antiácidos para ajudar a aliviar o desconforto do seu pet. Além disso, é necessário rehidratar o peludo de forma lenta e gradativa, uma vez houve perda de líquidos através dos vômitos. Por fim, dependendo do caso, a alimentação pode ser suspensa por um período para evitar novos episódios de vômito.
Nos casos de gastrite aguda infecciosa ou gastrite crônica será necessário tratar de forma mais específica para o que está causando a doença, visto que são diversos os fatores possíveis.
Atenção: Vale lembrar que o tratamento será decidido pelo veterinário e pode diferir do que está descrito aqui. Afinal, a decisão do profissional será baseada nas particularidades do seu pet.
Prevenção da gastrite em cães
Para prevenção da gastrite em cães é importante observar o que seu pet está ingerindo e remover do ambiente substâncias tóxicas, brinquedos que soltem pedaços e alérgenos. Além disso, é importante restringir o acesso ao lixo.
Neem e a gastrite
O Suplemento Nutricional Pet da Total Neem é conhecido por ter potentes efeitos protetores do estômago como um dos seus benefícios. Por isso, ele atua nesse aspecto prevenindo que as células que estimulam a produção de ácido estomacal tenham sucesso e, também, aumentando a produção do muco que protege o estômago.
Portanto, o Neem tem grande potencial na prevenção e tratamento de episódios de gastrite e de úlceras estomacais. Além disso, a ação antibacteriana e antiinflamatória do Neem também tem potencial para ajudar a aliviar os sintomas dessas condições.
E então, seu pet já sofreu ou sofre de gastrite? Conta pra gente sua experiência nos comentários!