Enriquecimento Ambiental Canino no Campo

enriquecimento ambiental canino

Oi pessoal! Eu sou a Bruna, mamãe do Chow Chow Chop, @chop_chow, embaixador da Total Neem e apaixonado pela natureza. E hoje quero compartilhar com vocês algo que o Chop adora: dicas de enriquecimento ambiental canino no campo.

O Chop, como um bom apreciador da vida no campo e de toda liberdade e conexão com o “eu” mais primitivo dos cães que ela traz, adora passar tempo explorando os sentidos e convivendo com diferentes animais! 

Por isso hoje vou contar mais sobre o enriquecimento ambiental canino da nossa perspectiva e principalmente, da importância do campo no enriquecimento ambiental! Espero que gostem e tirem proveito das dicas e informações aqui contidas! 

O que é enriquecimento ambiental?! 

Pra começar então vamos explicar basicamente o que significa o enriquecimento ambiental canino e falar sobre a sua importância! 

O Enriquecimento Ambiental é um método onde criamos um ambiente mais interativo e mais complexo para os nossos pets melhorando a qualidade de vida deles, permitindo assim que eles manifestem comportamentos mais naturais e parecidos com os da sua espécie quando vivem na natureza. O enriquecimento ambiental é indicado principalmente para os cãezinhos que vivem em ambientes mais fechados, existem mil formas de realizar a atividade, onde estiver e com vários materiais diferentes! 

Ao praticar com seu cão o enriquecimento ambiental ele vai ficar mais calmo, menos estressado e ansioso. Assim como também vai gastar mais energia e exercitar sua mente, seu olfato e outros instintos! 

Para quem possui fazenda, chácara ou até mesmo pretende visitar esses lugares, pode ter certeza que os estímulos serão ainda maiores e que seu cão vai garantir uma conexão melhor com a natureza! 

Os tipos de Enriquecimento Ambiental Canino

O enriquecimento ambiental proporciona qualidade de vida aos nossos peludos, já que cães que são desafiados e incentivados diariamente, são mais felizes e menos ansiosos! 

Existem 5 tipos de enriquecimento ambiental canino, são eles:

  • Enriquecimento Ambiental Social 
  • Enriquecimento Ambiental Sensorial 
  • Enriquecimento Ambiental Físico
  • Enriquecimento Ambiental Cognitivo 
  • Enriquecimento Ambiental Nutricional

Todas essas formas de EA são importantes e variar e intercalar também. Pois pode ser que seu cão goste ou tenha facilidade em alguma dessas atividades em específico, mas o mais importante é sempre praticar a que ele tiver mais dificuldade! Pois quando é muito fácil até perde a graça, né?

O Enriquecimento Ambiental Canino no Campo

Moramos no Interior do Rio Grande do Sul! E temos fazenda pelos 2 lados da família, tanto meu Sogro, quanto minha Mãe têm fazendas, só que em localidades distintas! O que fez com que o Chop desde muito neném tivesse contato direto com o Campo e com as diversas espécies que lá vivem! 

Os tipos de Enriquecimento Ambiental canino que praticamos no campo são principalmente: 

  • EA Social: socializando o Chop com todos os animais que normalmente não encontramos na cidade.
  • Enriquecimento Ambiental Sensorial: através do uso dos sentidos, como o olfato, que o Chop usa muito no campo, e ama identificar tantos cheiros diferentes.
  • EA Físico: enfrentando situações que normalmente não enfrenta, como cruzar cercas, riachos, subir morros etc. 

Um tipo de enriquecimento que não costumamos utilizar muito no campo é o através de alimentação, já que o Chop já está exposto a muitos estímulos diferentes ao mesmo tempo, normalmente ele recusa até mesmo os petiscos favoritos por estar entretido com outras novidades que ele julga mais interessantes! Então respeitamos a vontade dele e deixamos pra fazer o Enriquecimento ambiental nutricional em casa, quando está mais entediado! 

Dicas de Enriquecimento Ambiental no campo 

Não sou especialista no assunto, mas com certeza se o Chop se diverte e volta a suas origens dessa forma, garanto que pode dar certo por aí também! Por isso quero compartilhar como direcionamos as visitas do Chop ao campo:

  1. Liberdade e o EA Físico e Social

A primeira coisa que fazemos ao chegar na Fazenda é soltá-lo da Guia e deixá-lo livre! IMPORTANTE (sempre se certifique de que o local é seguro antes de soltar seu pet da guia, principalmente se ele não for acostumado, indico usar uma guia retrátil!) 

Após soltá-lo, já notamos a animação que ele sente ao perceber que está livre e que pode correr e explorar tudo ao seu redor! Como um macho raiz o Chop costuma demarcar o máximo que consegue logo que chega no local. Bem, quem tem cães machos vai me entender! Então deixamos que ele demarque tudo e depois ele sempre costuma interagir com os outros cães e animais do local e sempre ficamos de olho. Afinal, às vezes alguns são alvos e ele quer caçá-los, e então impedimos e tentamos mostrar que são “amigos” e não “comida”.

  1. Passeios e o EA Sensorial

Sempre levamos para perto da barragem e deixamos que ele se molhe e beba a água, assim como deixamos ele livre já que ele prefere não se molhar…Mas isso proporciona sensações diferentes e permite que ele experimente o local, a sensação úmida do ambiente e tome a decisão em molhar as patinhas ou não, consumir a água ali ou não. 

Tudo isso enriquece o dia dele, permite que ele tenha contato com a natureza e alivie o stress e tédio do dia a dia na cidade.

  1. Acostumando o cão com outras espécies – EA Social

Para aqueles cães que não tiveram ainda contato com outros animais, indico não soltar. Isso porque alguns podem ter reações adversas. Por exemplo, já aconteceu de o Chop atacar as galinhas e também ovelhas da fazenda. Por aqui, ele não chegou a machucar nenhum dos animais, mas os assustou, o que causa estresse nos mesmos! 

Então se não tiver segurança da reação do seu pet, não o solte até apresentá-lo às novas espécies!! essa interação é muito positiva, mas precisa ser feita com cautela, para preservar o bem-estar de todos.

  1. EA Alimentar 

De resto é só diversão e tudo liberado! O Chop come várias verduras da horta e bastante grama! Cheira tudinho que vê pela frente, corre livremente e também sempre faz ótimas descobertas. Isso é bom para ele, pois experimentar sabores e texturas novos, principalmente sendo o Chop um cão que sempre teve paladar bastante exigente.

Então por hoje é isso!! Espero que tenha esclarecido dúvidas e que vocês tenham gostado de saber mais sobre a experiência do Chop e nossa sobre o Enriquecimento ambiental canino no campo! 

Indico demais, sei que os momentos mais felizes do Chop são na fazenda e já deixo aqui dito, as melhores e mais espontâneas fotos tiramos lá! Aproveitando o bom humor dele e também o momento em que se sente à vontade! Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida ou comentário manda mensagem no Instagram @chop_chow que estou sempre de olho! Beijos!

2 thoughts on “Enriquecimento Ambiental Canino no Campo

  1. Pingback: COMO ACALMAR CACHORRO - Pet Total Neem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *