Cadela no cio: quais as fases, como saber se minha cachorra está no cio, quanto tempo dura o cio?

cadela no cio

Você já se perguntou como saber se sua cadela está no cio? Se você tem uma cachorrinha em casa, então, provavelmente essa pergunta já passou pela sua cabeça. A cadela no cio pode parecer um bicho de sete cabeças para muitos tutores. Quando a sua peluda entra no primeiro cio isso significa o início do ciclo reprodutivo. Este pode ocorrer a partir dos 5 meses até 1 ano de idade, isso varia de acordo com a raça e o porte do cão.

Este período é um tanto quanto estressante para as cachorras, pois seus hormônios estão mudando, isso tem um impacto no comportamento e na saúde da cadela. Se você tem dúvidas sobre o período da cadela no cio, acompanhe este post, pois vamos falar tudo o que você sempre quis saber.

Cadela no cio, o que fazer?

Se essa é a sua primeira vez tendo uma cadela no cio e você não sabe o que fazer, você está no lugar certo. Assim como as mulheres menstruam, as cadelas têm seu período fértil, geralmente a cada 6 meses. Por isso é importante saber o que fazer durante este período. Se você tem um macho em sua casa e ele não está castrado, o ideal é separar para evitar uma gestação indesejada. 

É importante manter uma higienização da área íntima da cachorra, para que não ocorra o risco de piometra. A higienização pode ser feita com uso de shampoo ou até mesmo lenço umedecido. Mantenha a cadela dentro de casa, ou em um quintal onde outros cães não podem ter acesso, pois muitos machos acabam pulando muros para conseguir acasalar. Mantenha sua cadela no cio com uma ração de boa qualidade para que ela fique saudável durante este período. Assim como para as mulheres, o cio é estressante para a cachorra.

Se você pretende castrar sua cachorra, procure fazer isso antes do cio, ou após o cio, evite realizar a castração durante o cio. Segundo a veterinária Dra. Mariana Teixeira “Quando realizamos a castração de cadela no cio, podem ocorrer mais sangramentos que o normal e o útero estará mais sensível, dificultando a castração.” 

Como saber se minha cadela está no cio?

Normalmente é fácil saber se a cadela está no cio, pois ocorrem alterações no humor, alterações físicas e normalmente sangramento vulvar. A cadela no cio costuma ficar bastante incomodada com o sangramento e acaba se lambendo em excesso na região vulvar, podendo causar inflamações. Os machos demonstram mais interesse, podendo gerar maior estresse na fêmea. 

Quanto tempo dura o cio?

O cio da cadela tem várias fases que falaremos a seguir. Mas geralmente o cio dura de 3 a 4 semanas, isso varia com cada cadela. Ele ocorre aproximadamente a cada 6 meses, existem cadelas que possuem intervalos mais curtos ou intervalos mais longos. Cadelas que possuem o sangramento mais prolongado é ideal procurar um veterinário para avaliar se não há nenhuma alteração importante.

Quais as fases do cio?

O primeiro cio não se tem uma certeza de quando acontecerá. Por isso é importante anotar o primeiro cio como foi e o intervalo entre eles. Normalmente a cadela costuma ter os ciclos iguais, tendo um intervalo de seis meses. Existem fases do cio, elas são:

  • Proestro: A cadala exala feromônios para atrair cães machos. Porém, ainda não pode cruzar, normalmente as alterações físicas são o aumento da vulva e sangramento. Normalmente dura de 5 a 15 dias.
  • Estro: este é o período fértil. Normalmente a fêmea para de sangrar e fica receptiva ao macho. Normalmente dura de 3 a 10 dias.
  • Diestro: Ocorre estimulação hormonal para manutenção da gestação. Esta estimulação acontece em cadelas que não estão gestantes também. Por isso algumas cadelas sofrem com gravidez psicológica. Normalmente dura entre 56 e 90 dias.
  • Anestro: Intervalo entre o ciclo. Sendo de 3 a 10 meses. Varia de acordo com a cadela e é a melhor época para a castração de fêmeas.

Sintomas do cio

Muitas vezes pode passar despercebido o início do cio. Mas existem algumas coisas mais evidentes como: inchaço da vulva, sangramento ou secreção vulvar, vermelhidão ou escurecimento da vulva. Outros sintomas comuns são:

  • Perda de apetite,
  • Agressividade,
  • Maior atração dos machos,
  • Sensibilidade abdominal,
  • Carência,
  • Lambedura excessiva,
  • Xixi em vários locais,
  • Entre outros sintomas. 

Cuidados

Sempre que identificar que a cadela está no cio é importante garantir alguns cuidados com ela e com o ambiente em que ela vive também:

  • Se você não quer que sua cadela tenha filhotes, o ideal é isolá-la de outros machos e não deixar em um local de fácil acesso.
  • Cuidar da alimentação para mantê-la saudável e com boa imunidade durante o período de perda de sangue.
  • Sua cadela nesse período ficará mais carente, é importante que brinque com ela
  • Dê petiscos, para que ela não sinta tanto essa fase.
  • Pode ser feito o uso de absorvente ou fraldas caninas, lembrando que é ideal trocar pelo menos duas vezes ao dia e retirar para que ela possa fazer as necessidades.
  • E lembre-se: a fralda e o absorvente não impedem o acasalamento. 

Vocês gostaram deste post? Comente aqui se você tem dúvidas sobre o cio canino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *