Cachorro pode comer queijo

Cachorro pode comer queijo

Olá! Eu sou a Claudia, mamãe do Thor, um Golden retriever de 2 anos, cheio de energia e alegria de viver. Um dos nossos hobbies é cozinhar, e por isso muitas vezes o Thor assume o papel de Pet Chef cozinheiro junto com a mamãe. Nesse texto vamos tirar uma dúvida que já deve ter surgido algumas vezes por aí: Cachorro pode comer queijo?

Aqui no Brasil, em especial na região de Minas Gerais, um item muito visto nas mesas de café da manhã de todas as famílias é o queijo, uma paixão nacional. Mas será que seu cachorro pode comer queijo?

Existem muitos tipos de queijos, e antes de falar se seu cachorro pode comer queijo, e quais são os mais indicados, vamos falar sobre um cuidado especial ao oferecer o queijo.

Cachorro pode comer queijo?   

Sim, cachorro pode comer queijo, porém deve ser oferecido com moderação. Isso porque grande parte dos queijos possuem lactose e os cães, quando atingem a fase adulta, deixam de produzir a enzima que é responsável por digerir a lactose. Então ao oferecer queijos ao seu cachorro, lembre-se de ter moderação. 

Dê preferência para os queijos mais branquinhos, pois esses são mais naturais e melhores para saúde tanto dos pets como dos humanos. Além de também possuírem menor quantidade de gordura. Os queijos mais indicados para o consumo dos cachorro são:

  • Queijo Branco 
  • Ricota 
  • Cottage 

Dia Mundial do Queijo 

Sendo o queijo uma paixão nacional, principalmente para os mineiros, não poderia deixar de existir uma data especial para esse alimento tão saboroso. Por isso, no dia 20 de janeiro é comemorado o dia mundial do queijo e, sabendo disso, que tal conhecer um pouco mais sobre a história do queijo? 

Com mais de 6000 mil anos de existência, sua origem é desconhecida. Mas há uma lenda muito propagada de que esse alimento tão saboroso e queridinho, foi produzido de forma acidental. Em um dado dia, um mercador saiu para cavalgar sobre um forte sol, em seu cantil, para se refrescar foi levado um pouco de leite para matar a sede, Horas depois ao tentar se refrescar o mercador notou que aquele leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida (o queijo). 

Conta a lenda, que assim nasceu o nosso tão querido queijo. 

Receita com queijo para cachorro 

Agora que já sabemos que cachorro pode comer queijo, desde que oferecido como moderação que tal uma receita feita pelo Chef Thor?

De acordo com os queijos mais recomendados para o consumo do seu cachorro, escolhemos para a nossa receita de hoje, o queijo branco. 

Bolinho de queijo PET 

Ingredientes para o bolinho de queijo pet 

  • 01 batata doce média 
  • 01 colher de chá de pó de neem 
  • Queijo branco suficiente para rechear 
  • Orégano e manjericão para temperar
  • Aveia em flocos para empanar

Modo de Preparo

  • Aqueça o forno a 180º
  • Em uma panela com água, cozinhe a batata doce até ficar a ponto de amassar.
  • Então deixe esfriar, descasque as batatas e amasse com o auxílio de um garfo.
  • Leve para um recipiente, adicione o pó de neem, mexa até encoporar e reserve. 
  • Corte os queijos em cubinhos conforme o tamanho dos bolinhos que desejar fazer. 
  • Tempere os queijos com orégano e manjericão. 
  • Na palma da sua mão abra a massa, recheie com o cubinho de queijo e modele em formato de bolinhos. 
  • Em um prato, coloque a aveia em flocos e empane os bolinhos. 
  • Leve os bolinhos ao forno ou Air fryer pré aquecido a 180 graus, até que fiquem dourados.  
  • Retire do forno, aguarde esfriar e sirva para o seu cachorro. 

Dicas extras para a receita de Bolinho de queijo 

A receita acima deve ser utilizada apenas como agrado para o seu melhor amigo, oferecida sempre com moderação, ainda que sejam alimentos permitidos para para os pets. Isso porque os petiscos não devem ultrapassar 10% da alimentação diária do seu pet, a fim de evitar desconforto gastrointestinal e obesidade.

Além de oferecer com moderação, você deve estar atento a qualquer tipo de reação. Isso porque assim, como nós humanos, os pets também podem possuir restrição alimentar, de acordo com seu organismo. E, nesse caso, o ideal é não oferecer mais aquele tipo de alimento para ele.  

Ah, e se você quer saber um pouco mais sobre alimentos permitidos para o seu pet, e encontrar outras receitas, aqui no nosso Blog, você encontra diversas receitas saudáveis e saborosas para o seu melhor amigo. Veja só esse ebook de receitas pet.

E então, gostou de saber que seu cachorro pode comer queijo? Você gosta de fazer 

Receitas para o seu melhor amigo? Me conta aqui nos comentários se você costuma fazer receitas para o seu cachorro, e se fizer nossa receita, poste no Instagram e marque a @totalneem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *