Benefícios do Neem para cachorros peludos

Oi, pessoal, tudo bem? Pra quem não me conhece, me chamo Lilian e sou a mamãe dos spitz Snow e Ozzy. Hoje vou compartilhar com vocês quais são os benefícios do Neem para cachorros peludos, como o spitz alemão. A gente pode até achar que toda pelagem pode ser cuidada da mesma forma mas, não é assim que funciona. Entretanto,uma coisa eu posso garantir pra vocês: o Neem é maravilhoso para todos os tipos de pelagens! Vem comigo que vou contar tudo para vocês.

A rotina de cuidados dos cães de pelos longos

Cães com pelagens longas precisam de cuidados diários e escovações semanais. Além disso, algumas pelagens de raças como os spitz alemães (que é uma raça de pelagem dupla, ou seja, além da pelagem exuberante eles possuem o subpelo), precisam ser cuidadas e protegidas pois é essa pelagem exuberante que auxilia a regulação térmica dos animais.

Uma peculiaridade da raça dos meninos é não precisar de banhos frequentes, podendo ficar tranquilamente um mês inteiro sem banho. Sendo assim, os cuidados com esses cães precisam ser ainda maiores no período entre os banhos:

Os benefícios do Neem para cachorros peludos são vários e aqui vou destacar os principais para vocês:

  • Garantia de pelos hidratados e brilhantes;
  • Diminuição da queda de pelos e,
  • Proteção contra pulgas e carrapatos.

Hidratação e brilho

Uma pelagem saudável, hidratada e com um brilho de encher os olhos é sempre sinônimo de boa saúde. Pelo sem brilho e com falhas podem sim ser sinais de problemas de saúde como as alergias, por exemplo. É sabido que o pó de neem é um suplemento 100% natural e, além disso, ele é um produto hipoalergênico que vai atuar reforçando o sistema imunológico dos pets evitando episódios de alergia. Aqui no blog temos um post da Giovana, tutora da Margie, bem completo sobre alergias e o uso do pó de neem

Com o uso do Neem, nós conseguimos garantir uma redução na irritação da pele e a diminuição da coceira. Na medicina indiana Shidda, o Neem é utilizado para tratamento de doença de pele em humanos, por exemplo. Além disso também é utilizado na composição de produtos cosméticos promovendo excelente resultado no embelezamento e rejuvenescimento da pele. Da mesma forma que os humanos têm resultados excelentes na hidratação da pele, com os cães acontece a mesma coisa.

Controle da queda de pelos

O fortalecimento do pelo proporcionado pelo neem também diminui a queda dele. Spitz tem trocas de pelo sazonais, fora desta época é importante ficar atento ao volume de pelo que cai, pois perda excessiva de pelo pode ser indicativo de carências nutricionais. Então, vale a pena estar atento: se o cão tiver uma perda além do normal é bom checar com o veterinário se não existe algo provocando essa situação como dermatites, estresse e infecção por alguns parasitas. 

Os tutores de spitz, em particular, tem muita preocupação com a pelagem. Muitos gastam bastante dinheiro com suplementos que nem sempre dão resultados e são produtos químicos que podem até prejudicar a saúde. O pó de neem, além de natural, tem um custo baixo e o benefício lá em cima! O verdadeiro BBB: Bom, Barato e Benéfico!

O neem cuida do animal de dentro para fora. Tem alto poder antioxidante e promove o fortalecimento do sistema imune combatendo naturalmente qualquer processo infeccioso ou inflamatório já que, além de todos esses benefícios, também possui uma valiosa ação cicatrizante! Genial, não é mesmo?

Proteção contra pulgas e carrapatos

Além dos cuidados estéticos é importante estar atento aos grandes vilões na vida dos cachorros peludos: as pulgas e os carrapatos! 

No verão ou em épocas de baixa umidade, os carrapatos costumam fazer a festa. Alguns tutores recorrem a tosa para manter os pelos mais baixos e dificultar o acesso dos carrapatos ao pet mas em cães como os spitz, onde a tosa para retirar pelos em excesso não é indicada pois pode provocar problemas dermatológicos como alopecia pós-tosa, por exemplo, o pó de neem atua protegendo contra a infestação desses parasitas. 

O princípio ativo do neem, a azadirachtina, é importante no controle de pragas! Pois tem largo espectro de ação, é compatível com outras formas de manejo, não tem ação fitotóxica, é praticamente atóxica ao homem e não agride o meio ambiente. O neem atua na fisiologia desses insetos dificultando a sua capacidade de se alimentar, se reproduzir, se hidratar e outras situações levando dessa forma a sua morte. 

Snow e Ozzy amam brincar na grama e, usando o pó de neem diariamente, nós nos sentimos despreocupados e os deixamos livres para brincar e correr no parque tendo a certeza que estão bem protegidos e saudáveis! 

Bom, espero que tenham gostado das nossas informações. Aqui expomos os benefícios do neem para cachorros peludos como os meus spitz, compartilhando nossas principais preocupações e como fazemos para proteger os meninos dos problemas mais frequentes encontrados em nosso dia a dia. Nosso pózinho mágico tem trazido grande alívio e satisfação aqui em casa.

Dúvidas? Comente aqui ou chame a gente no Instagram @snow.ozzy!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.