3 motivos para dar sachê para gato

Três benefícios de sache para gatos

Quem tem gato em casa sabe o quanto eles são seletivos com comida, mas algo que agrada a maioria é o sachê para gato. Algumas pessoas ainda pensam que esse tipo de alimento faz mal à saúde do gato. No entanto, o alimento úmido é um alimento que pode ser um grande aliado na sua dieta. Por isso, separamos 3 motivos para você oferecer sachê para gato. Vamos conferir?

3 motivos para dar sachê para gato

O sachê ainda gera muitas dúvidas entre os tutores, como por exemplo, se esse alimento úmido faz mal, se após experimentar o sachê o gato irá aceitar a ração tradicional, entre várias outras. Então vamos aos 3 motivos para dar sachê para gato e cuidar da saúde e nutrição do seu bichano:

  1. O sachê para gato não faz mal

Ao contrário do que alguns tutores pensam, os sachês não fazem mal aos gatos, pois possuem nutrientes balanceados para a dieta do seu pet. Eles oferecem vitaminas e minerais necessários e ainda contêm textura, aromas e sabores que podem agradar o pet. 

Além do mais, sachês que tiverem em sua descrição “alimento completo e balanceado” podem ser a única fonte de alimentação do seu gato, já que são menos calóricos e, como o nome diz, são completos nutricionalmente. Porém, vale ressaltar que essa mudança precisa ser analisada por um médico veterinário, que irá verificar se não há nenhum fator limitante no pet, avaliar fatores como peso, idade e necessidades específicas e te auxiliar com a quantidade necessária para oferecer ao seu gato. 

Mas caso o sachê seja uma introdução de ração úmida na dieta, não há motivos para se afligir. Pois irá variar o cardápio, agradar o seu gato e ainda contribuir com outros benefícios. Além do mais, os sachês são uma ótima opção para os mais idosos, que já não se alimentam ou se hidratam normalmente e precisam ser incentivados.

  1. Ingestão maior de líquido

Quem tem gato em casa sabe que eles não possuem o hábito de beber água. Logo, oferecendo o sachê para gato, a ingestão de líquidos será maior, favorecendo a saúde do trato urinário. Além disso, como esses alimentos úmidos possuem menos calorias, permite um consumo maior de alimento e assim promove saciedade no gato sem se preocupar com obesidade felina. 

O sachê possui umidade acima de 70%. Enquanto na ração seca é de apenas 10%. Isso contribui para que esse alimento seja mais parecido com a dieta que o gato faria no mundo animal, já que na natureza, o gato se alimentava de uma presa que continha mais ou menos 70 a 80% de água. Por isso, a necessidade do gato procurar fontes de água era menor, então ele não tem o instinto de beber tanta água como deveria.

Inclusive, os gatos que são alimentados apenas com rações secas não percebem que estão desidratados como os cães percebem. Ou seja, pode acontecer que o gato não ingira a quantidade necessária de água para compensar a falta de umidade da ração seca. E pode ser exatamente por isso que os gatos apresentam prevalência de doenças crônicas do trato urinário e até insuficiência renal.

  1. O alto teor de sódio é mito

Ao ler as embalagens do sachê, temos as informações necessárias. O sódio serve como palatabilizante e também como conservante. Por exemplo, a comida seca normalmente tem mais sódio para que se mantenha fresca por mais tempo após aberta. Já no caso do alimento úmido precisa ser ingerido imediatamente e não pode ficar exposto por longos períodos.

Essa preocupação com o sódio surgiu por conta do organismo das pessoas. No entanto, os gatos possuem um limite seguro de sódio bem mais alto do que em relação aos humanos. Portanto, as rações para gatos de qualidade comerciais seguem parâmetros recomendados e não ultrapassam o nível máximo permitido. O limite superior considerado seguro de sódio, segundo o NRC e a FEDIAF é de 15.000 mg para cada 4.000 kcal.

Como oferecer sachê para gatos

Além da forma habitual, dentro do comedouro felino, você pode oferecer o sachê do seu gatinho de outras formas mais divertidas ou nutrivas para o seu gatinho:

  • Congelado em cubinhos para que ele lamba e se divirta.
  • Misturado com a ração seca para dar um sabor a mais para os grãos
  • Misturado com o nosso Suplemento Nutricional Pet, deixando mais rico nutricionalmente.
  • Lambuzando um brinquedo dele, para que ele cace seu brinquedo e tenha uma surpresa deliciosa, atendendo ao instinto felino.

Veja receitinhas para cães e gatos no nosso ebook de Receitas Total Neem NESSE LINK!

E então, você já sabia sobre esses 3 motivos para dar sachê para gato? Conta para a gente nos comentários e também como você oferece sachê para o seu gatinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *