Por que cachorro cava a terra?

por que cachorro cava a terra

Quem nunca se perguntou por que cachorro cava a terra, o sofá, a caminha ou qualquer superfície antes de se deitar? Acredite: o objetivo deles não é apenas destruir ou te irritar! Esse comportamento tem um fundo instintivo e não tem nada a ver com chamar a sua atenção!

Por que cachorro cava a terra antes de deitar?

De modo geral, podemos dizer que um cão saudável cava o chão antes de deitar por 3 motivos principais e todos têm a ver com o instinto canino. Inclusive os lobos têm o mesmo comportamento do que os cachorros. Então veja quais são esses motivos:

Cavar por instinto

É instinto dos lobos e dos cachorros cavar o chão antes de deitar com intuito de ajustar o espaço antes de se deitar. A ideia do seu cachorro é deixar mais confortável e macio para descansar.

Se voltarmos ao habitat natural, na natureza não tem caminhas fofas e quentinhas e nem chão de piso rígido. Então eles dormem no chão de terra. E por isso eles cavam, movimentando a terra batida e pisada para deixá-la mais confortável para deitar-se.

E sim, cavar a caminha, olhando assim parece não fazer sentido. Mas é importante entender que não é um ato racional, mas instintivo. Eles ainda carregam essa necessidade de cavar.

Cavar para esquentar

Outro motivo que faz o cachorro cavar o chão antes de deitar não deixa de ser por instinto, mas de certa forma ainda funciona na caminha. O instinto canino diz que, ao cavar a terra em dias frios, eles aquecem o local em que vão deitar e ainda aquecem o próprio corpo caso o movimento seja rigoroso.

E isso pode justificar seu cão fazer mais bagunça na cama no inverno. Ele não quer destruir a caminha dele e nem chamar a sua atenção. Mas sim aquecer o próprio corpo e a caminha antes de se deitar. Mesmo a caminha já sendo fofa, macia e quente, o instinto dele pede esse ato, é da natureza da espécie.

Cavar para marcar território

O último motivo instintivo de porque cachorro cavar a terra antes de deitar é a famosa marcação de território. Se ele encontrar um local que gosta, que “não tem dono” e que ele quer deixar claro que está tomando posse daquele território para ser o seu local de descanso, é comum que o pet cave aquela superfície.

Isso acontece porque, ao cavar, as famosas almofadinhas das patas (os coxins) liberar um odor único, que é a marca registrada daquela animal. Portanto, permite que ele marque aquele território para evitar que outro animal queira se apossar dele, sabendo que aquela área já foi marcada.

Quando cavar pode ser um problema

Por fim, como tudo na vida, se for em excesso é um alerta, pois bem não faz. Por isso, ao reparar que o seu cachorro cava demais um local, é importante avaliar a rotina dele para entender o motivo.

Muitas vezes essa insistência em arranhar objetos, móveis e a própria cama é um sinal de ansiedade e/ou de acúmulo de energia. E nesse momento cabe ao tutor encontrar formas de aliviar o stress do pet e gastar essa energia física e mental do cachorro para melhorar sua qualidade de vida e comportamento.

Cães destruidores não são arteiros, nenhum cachorro faz “artes” apenas por travessura. Ele está te dando sinais de que algo não vai tão bem assim. Por isso é importante avaliar como melhorar algo na rotina dele para conter o comportamento indesejável, como:

  • Uso de brincadeiras e tarefas de enriquecimento ambiental.
  • Aumento das brincadeiras entre humano e cachorro, como cabo de guerra, jogar bolinha e frisbe.
  • Treinos diários de adestramento.
  • Passeios frequentes.
  • Criar uma rotina para o cão, que ajuda a baixar a ansiedade e equilibrar a rotina.

E se tiver dificuldades, busque um adestrador positivo. Adestrar um cachorro é um investimento incrível para a qualidade de comunicação e de vida da família toda!

E então, gostou do post? Conte aqui se seu pet também gosta de cavar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *