O mês de Outubro é extremamente importante para as mulheres e as fêmeas, pois ele nos recorda dos cuidados com o câncer de mama. Esse alerta é algo crucial para a saúde feminina, com isso foi criado o Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres sobre o cuidado e a saúde das mamas. A campanha já se estende aos animais, com o Outubro Rosa Pet que cada vez mais conscientiza sobre a possibilidade de câncer de mama e cadelas e gatinhas.
Acompanhamos a história da Roxie, uma Pastora Alemã de 6 anos que estava com nódulos nas mamas e aproveitou este mês tão especial para realizar a cirurgia. A tutora Mariana Teixeira vai nos relatar sobre o que ela passou, como ela descobriu, como funciona a prevenção e quais os cuidados que ela vai tomar agora com a Roxie.
O que é o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é uma campanha que é realizada anualmente em todo o mundo no mês de Outubro. Ele foi criado com a intenção de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Como papais de pets, sabemos o quão especiais nossos amigos de quatro patas são para nós. Por isso decidimos trazer este post tão importante sobre Outubro Rosa voltado ao cuidado com os pets.
Como prevenir o câncer de mama em pets?
O método mais eficaz para prevenção do câncer de mama é a castração das fêmeas, principalmente nos primeiros cios. Isto auxilia a diminuir a incidência de câncer de mama. O cuidado com os pets deve ser constante, não devemos ter cuidado com os nódulos nas mamas das cadelas somente no Outubro Rosa. Mas nós precisamos estar sempre atentos, durante todos os meses, pois os nódulos não escolhem uma data para surgirem.
A castração é a principal prevenção, pois é com este ato que as fêmeas reduzem a produção de progesterona e estrógeno, que são os dois principais hormônios que levam ao câncer de mama. Existe outro fator primordial que é evitar o uso de anticoncepcionais para as fêmeas. Pois eles possuem progesterona em sua composição o que faz com que aumentem os riscos de câncer de mama nas fêmeas. Sendo assim o maior cuidado com os pets para evitar o câncer de mama é a castração.
Quanto maior o tempo que o tutor aguarda para realizar a castração, mais aumenta a incidência da fêmea ter o câncer de mama. Sendo que a castração antes do primeiro cio evita em até 99% as chances do nódulos aparecerem.
Sinais de câncer de mama
Existem diversos sinais que podem variar de acordo com o grau e o tempo que o nódulo já está no animal. Os principais sintomas são:
- Aumento ou nódulo na mama
- Perda de apetite
- Vazamento de sangue pela mama
- Perda de peso
Caso o câncer afete outros órgãos, os sintomas vão variar. Mas geralmente a metástase ocorre em pulmão, baço e fígado. São estes os três órgãos mais frequentes.
A tutora contou um breve relato de como descobriu o nódulo em sua cachorra Roxie, acompanhe:
“Eu estava fazendo carinho na barriga dela quando notei um pequeno carocinho do tamanho de um grão de arroz, mas ela tinha acabado de ter uma ninhada, então resolvi somente avaliar. Após um tempo surgiu outro nódulo e este evoluiu mais rapidamente, sendo assim, optamos por realizar a mastectomia junto com a castração.”
A tutora relata que o principal sintoma que ela notou foi o nódulo na mama da cadela e que não percebeu mais nenhuma outra alteração. Sendo assim percebemos que o cuidado com os pets é extremamente importante na hora de sentir os primeiros sintomas do câncer de mama.
Cuidados com pets com câncer de mama
O principal cuidado com os pets com câncer de mama é o acompanhamento da evolução do nódulo, para diagnosticar se é um tumor benigno ou maligno. Existem dois exames que são muito utilizados para o diagnóstico do câncer de mama, são eles:
- Citologia: onde o veterinário coleta células do nódulo e envia para a análise, sabendo assim se o pet possui algum tipo de célula tumoral ou é algo benigno.
- Biópsia: ela é realizada a partir da retirada do nódulo, que geralmente ocorre através da mastectomia. O nódulo é enviado para análise e geralmente demora em torno de 15 dias para sair o resultado.
Estes são os principais exames que são utilizados atualmente para a caracterização do câncer de mama nas fêmeas. Outro fator importante quando falamos de cuidado com os pets com câncer de mama é a avaliação frequente dos outros órgãos para ver se não ocorre metástase. Esta avaliação ocorre por meio do Raio-X e do ultrassom. Os veterinários conseguem analisar as imagens e avaliar se existe algum nódulo em pulmão, baço ou fígado.
Segundo o veterinário responsável, dr Pedro de Freiras, a biópsia da Roxie saiu e o resultado foi carcinoma de primeiro grau. Sendo assim, a Roxie não precisará de nenhum procedimento, somente continuar com os cuidados e continuar a realizar os check ups frequentes.
O Outubro Rosa vem para relembrar anualmente a importância da realização de exames de rotina e avaliação do veterinário frequente para que o câncer e outras doenças sejam diagnosticadas precocemente.
Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos para que eles saibam também sobre a importância do Outubro Rosa e o cuidado com os pets que também podem ter câncer de mama.