Junho Vermelho: cachorro doa sangue?

Cachorro doa sangue

Já ouviu falar do Junho Vermelho Pet? Esse é um mês especial de conscientização sobre doação de sangue dos animais que, assim como nós humanos, podem ser pet heróis e salvar muitas vidas ao longo do ano. Então se você tem dúvida se gato e cachorro doa sangue, esse é o post certo para sanar suas dúvidas!

Nesse artigo você vai entender como isso acontece, quais animais podem doar e como isso funciona!

O que é o Junho Vermelho?

Junho Vermelho é um campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue humana, comemorada neste mês, pois dia 14 de junho é o dia do doador de sangue. enquanto a versão Junho Vermelho Pet busca criar o mesmo movimento no universo veterinário, conscientizando as pessoas sobre a existência da doação de sangue de cães e gatos e incentivo dos hemocentros veterinários para que essa doação aconteça regularmente.

Assim como na saúde humana, um pet pode salvar até 4 vidas a cada doação de sangue. Contudo, poucos animais são doadores frequentes, havendo escassez de sangue, o que inviabiliza salvar vidas.

Cachorro doa sangue?

Sim, cachorro doa sangue e pode fazer isso por bastante tempo ao longo da vida, desde que atenda aos requisitos mínimos de idade, porte e saúde física. Veja só quais cachorros podem doar sangue:

  • Idade: ter entre 1 e 8 anos
  • Peso: pesar pelo menos 25kg
  • Não ter doenças crônicas
  • Não estar tomando nenhuma medicação de uso contínuo
  • Estar com as vacinas em dia
  • Não ter tratado doenças graves nos últimos tempos
  • Ter os exames e testagens saudáveis para evitar contaminação dos pacientes
  • Ser dócil para a coleta de sangue

Um cachorro doa sangue até 4 vezes por ano, com intervalo de 3 meses entre cada doação. Desse modo, ele pode salvar até 16 vidas durante um ano, enquanto também cuida da própria saúde!

Isso porque, em geral, o cachorro ganha um bom checkup de sua saúde a cada doação de sangue, fazendo um acompanhamento bem próximo com a equipe veterinária que faz a coleta. Em geral, essa é uma frequência bem maior de check-up do que qualquer outro animal saudável faria.

Gato doa sangue?

Sim, o gato doa sangue também e poderá salvar até 16 vidas também ao longo da sua jornada de doar de sangue pet. Mas claro, também há uma série de requisitos que os gatinhos precisam atender para se tornar um gato herói, veja só:

  • Idade: ter entre 1 e 8 anos
  • Peso: Pesar pelo menos 4,5kg
  • Não ter doenças crônicas
  • Estar com a vacinação em dia
  • Não fazer uso de medicações de uso contínuo
  • Não ter passado por tratamentos graves nos últimos tempos.
  • Ser dócil para a coleta
  • Ter bons resultados dos exames de testagem na coleta.

O gatinho doador de sangue também terá como benefício, o acompanhamento veterinário da equipe que faz a coleta e exames trimestrais para avaliação e acompanhamento da sua saúde, o que é muito positivo e oferece uma bela economia para os tutores, enquanto ajudam outros gatinhos a superar problemas sérios de saúde.

Transfusão de sangue em cão

Após a doação de sangue dos animais, o sangue é preparado, seus compostos separados para a preparação das bolsas que podem ser de plaquetas, hemácias ou bolsas totais.

Quando é necessário fazer uma transfusão de sangue em cão ou gato, o médico veterinário responsável pelo paciente passa as necessidades daquele animal e o peso dele para alguns hemocentros, em busca da quantidade ideal de sangue e de preços que caibam no orçamento do tutor.

Quando a bolsa é comprada, antes da transfusão de sangue pet, é necessário fazer o teste de compatibilidade. Então, de modo geral o hemocentro entrega a bolsa e já leva para o laboratório uma amostra do sangue do paciente que será rapidamente testado no laboratório para ver se o sangue é compatível. Ao sinal positivo, o veterinário responsável é avisado e a transfusão pode ser iniciada no hospital.

Uma transfusão de sangue em cão ou gato pode levar até 24hs, pois é feito por gotejamento, bem lento, para evitar reação do animal. E as 24hs após a transfusão são cruciais para o animal reagir bem e ganhar aquele estímulo para reagir às medicações e evoluir em seu tratamento. Para essa avaliação, o hospital faz exames de sangue diariamente para acompanhamento da reação do animal.

Entretanto, quando isso não acontece de forma esperada, o organismo se alimenta dessa bolsa de sangue e poucos dias depois o pet pode precisar de nova transfusão para ter mais chances de reagir e responder ao tratamento. Por isso que a doação de sangue pet precisa crescer e ser frequente. Pois a necessidade de sangue é muito grande.

Hemocentro veterinário: onde doar sangue?

A doação de sangue deve ser feita para empresas especializadas na coleta, preparação e armazenagem desse sangue, chamadas de banco de sangue ou hemocentro veterinário. 

Além da possibilidade óbvia de levar o pet até o hemocentro ou clínica parceira para a doação de sangue, alguns locais fazem a coleta a domicílio, para o maior conforto do pet, evitando stress para cada pet herói, quando gato ou cachorro doa sangue com eles. E neste dia também é feita a coleta da amostra que irá para os exames do cheque do doador.

Assim, o laboratório faz uma série de testagem com o sangue do doador para garantir que ele esteja com saúde perfeita e que o seu sangue possa realmente ajudar na recuperação do paciente. 

Entre esses testes, temos:

  • Doenças parasitárias, como doenças do carrapato e verminoses diversas (inclusive dirofilariose).
  • Doenças consideradas zoonoses, como raiva, leptospirose e leishmaniose
  • Doenças protegidas por vacinas em geral
  • Além de verificar como estão as taxas renais e hepáticas do animal

Com os exames em dia, as bolsas são preparadas para as transfusões de sangue. Enquanto o pet doador ganha o seu check-up laboratorial completo. Mas não só isso, o pet ainda pode ganhar outros benefícios de acordo com o hemocentro escolhido, que varia entre:

  • Vacinas V10, V4 ou V5 e raiva (de acordo com a espécie do animal)
  • Vermifugação trimestral
  • E, em caso do pet doador precisar de transfusão sanguínea em algum momento da vida, alguns hemocentros concedem a bolsa necessária.

E aí, o seu pet pode ser um herói doador de sangue? E você já sabia que cachorro doa sangue e gatinhos também?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *