Sabemos que os gatos não são muito fãs de água e por consumirem pouco, são mais suscetíveis a desenvolverem doenças renais e urinárias, sendo assim, é necessário estimular esse consumo de líquidos. Por isso, vamos conversar sobre bebedouro para gatos, quais são os tipos e qual é o ideal. Vamos lá?
Bebedouro para gatos
Existem alguns modelos de bebedouro para gatos e cada um deles possui características diferentes, tornando-se mais atrativos para os gatinhos que são exigentes. Sendo assim, para escolher o bebedouro para gatos ideal é preciso conhecer esses tipos.
Tigelas de água
Essas tigelas são os mais comuns de encontrarmos em petshop. Afinal, nada mais é que uma tigela. Existem materiais diferentes, podendo ser inox, alumínio, plástico, porcelana, cerâmica ou barro. As tigelas de plástico são as mais econômicas, porém, é necessário substituí-las com maior frequência para evitar proliferação de bactérias. Já os outros materiais são ótimos para manter a água fresca por mais tempo.
Entretanto, lembre-se de trocar a água com frequência. Pois gatos gostam de água fresca e limpa, caso contrário, não irão beber. A indicação é trocar duas vezes por dia e realizar a higienização do pote diariamente.
Bebedouro automático
O bebedouro automático ajuda a manter a água sempre fresca e limpa. A dinâmica é bem simples e na maioria das vezes só é preciso encaixar o reservatório de água para manter a tigela abastecida.
Esse modelo é indicado em casos onde o gatinho passa o dia sozinho e não abre mão de ter a água sempre fresca. Assim como no caso das tigelas, o bebedouro automático deve ser higienizado diariamente.
Porém, mesmo com essas opções, existem gatos que não gostam de tomar água em potes e acabam buscando por torneiras. Assim, esses gatinhos irão adorar o próximo tipo de bebedouro para gatos, a fonte de água.
O que é fonte de água para gatos?
Sem dúvidas esse bebedouro para gatos é o preferido deles. As fontes garantem que a água do seu gatinho esteja sempre fresca e o mecanismo que mantém o líquido em movimento ajuda a estimular a hidratação. Os tutores de gatos sabem como eles seguem seus instintos, por isso, as fontes são recomendadas, pois elas se assemelham à forma como os felinos se hidratavam na natureza.
A fonte mantém a água fresca e limpa, além de atrair a atenção dos gatos. Alguns modelos de fonte possuem carvão ativado e filtram a água oferecida ao felino.
Dentre os principais benefícios das fontes, estão a filtragem e oxigenação contínua e o fluxo de água corrente 24h por dia, sem desperdícios. Além de servir como estímulo para o gato ingerir mais água e se manter hidratado, contribuindo para a redução de problemas no trato urinário. Uma outra vantagem é que mesmo com a fonte ficando ligada na tomada o tempo inteiro, ela demanda baixo gasto de energia elétrica. E ainda mais, para quem tem mais de um gato em casa, não tem o risco de acabar a água e eles ficarem com sede, como é comum acontecer com as tigelas, sendo necessário ser reposto pelo menos uma vez ao dia.
Melhor fonte de água para gatos
Antes de optar por um modelo mais bonito da fonte, é necessário observar como o líquido se movimenta e se o bebedouro mantém a água fresca. Outro ponto que precisa ser observado é a periodicidade da troca do filtro. É importante respeitar esse período de troca, já que ele é o responsável por manter a água limpa e fresca. As fontes podem ser encontradas nos materiais de plástico, barro e inox.
Vale ressaltar que independente da escolha da fonte, é importante manter o pote sempre limpo com água e detergente. E apesar de ser uma opção mais cara que os potes comuns, é muito importante incentivar o hábito de beber água no seu gato, e isso compensa o valor investido.
Você também pode ler sobre como limpar comedouro para cachorro aqui.
E então, qual modelo de bebedouro para gatos você utiliza? Conta pra gente aqui nos comentários.
Foto: carolien-van-oijen-E5HmmWbknoQ-unsplash