O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FOCINHO DE CACHORRO

Não é de hoje que a gente acha o focinho de cachorro a coisa mais fofa e perfeita do mundo, não é? E claro, como tutora do Lucky, eu não poderia deixar de amar essa característica única do meu pequeno! 

Mas aí eu te pergunto, e se de fato o focinho de cachorro fosse perfeito? 

É isso mesmo, o nariz canino é, na verdade, um órgão complexo e poderoso, que demonstra perfeitamente porque os cães são tão maravilhosos! A anatomia do focinho de cachorro é tão bem elaborada que cientistas a classificam como um órgão perfeito. 

E claro, o que muita gente não sabe é que a anatomia dos nossos peludos guarda segredos incríveis e impressionantes.

CARACTERÍSTICAS DO NARIZ DE CACHORRO

O focinho de cada peludo tem uma série de características que o torna incrível e único! Será que você já identificou alguma dessas características no seu pet? Vamos ver:

  • O focinho de cada cachorro é diferente;
  • É considerado um órgão perfeito;
  • Focinhos de cachorro são úmidos e gelados para auxiliar na respiração e percepção de odores;
  • Alta capacidade olfativa;
  • O focinho auxilia no controle de temperatura corporal.

Se não, vamos falar mais sobre isso nesse texto, vem comigo!

O QUE SABER SOBRE FOCINHO DE CACHORRO

O focinho de cachorro tem cerca de 200 milhões de células olfativas, característica que torna o olfato canino 40 vezes mais apurado que o dos humanos. Além disso, você já deve ter reparado que o focinho do seu cachorro está sempre molhado. Isso acontece porque a umidade é uma maneira de melhorar a captação de odores do ar e auxilia no controle da temperatura corporal pela respiração.

Estudos também mostram que as narinas dos peludos possuem ranhuras únicas, assim como nossas impressões digitais. Assim, cada cãozinho possui uma assinatura especial, localizada na ponta do seu nariz!

Dessa forma, o formato e tamanho do focinho de cada cãozinho pode ser classificado e identificado de maneira geral como:

  • Braquicefálicos
  • Mesocefálicos
  • Dolicocéfalos

TIPOS DE FOCINHO DE CACHORRO 

Cachorros braquicefálicos são aqueles de focinho achatado, incluindo meu pequeno Shih-tzu, o Lucky, dentre outras raças das quais possuem esse focinho tão pequeno. Cães com essa característica tem o sistema respiratório sempre como um ponto de atenção. Isso porque com focinho curto tendem a não tolerar bem as altas oscilações de temperaturas (frio e calor) e precisam de pausas durante as atividades físicas para descansar e beber água. Com isso, a mamãe Taty aqui tem que ter o dobro de cuidado!

Já os mesocefálicos tem focinho de tamanho médio, bem proporcional ao tamanho da cabeça de maneira geral. Cachorros sem raça definida geralmente são mesocefálicos, além de Labrador e Golden Retriever, entre outros.

Por fim os cachorros do focinho comprido são categorizados como dolicocefálicos. Inclusive, essa é uma das suas características que mais chamam a atenção. Um dos cuidados essenciais que esses cães requerem é com a sua predisposição para desenvolver câncer nasal, além de uma doença chamada aspergilose, provocada por um fungo muito comum em áreas de mata. Entre as raças mais conhecidas, podemos citar o Borzoi e o Airedale Terrier.

FOCINHOS CURTOS X FOCINHOS LONGOS

Cães podem ter diferentes formatos e tamanho de focinho. Isso é algo que interfere diretamente na capacidade olfativa deles: um focinho de cachorro muito comprido ou muito curto acaba sendo um obstáculo na percepção dos cheiros. Com isso, cães com focinho achatado, apresentam certa dificuldade para respirar e consequentemente para sentir os odores. Por possuírem focinho curto, o crânio compacto e o sistema respiratório superior comprimido, podem ter uma predisposição a ter problemas de saúde. Nesse caso, o ideal é evitar passeios muito longos, oferecer água, e sempre escolher horários com temperaturas mais baixas para os passeios do seu pet.

Por outro lado, nos dolicocefálicos, cachorros de focinho mais alongado, essa região é fina e comprida e há uma tendência um pouco maior de tumores nasais e infecções fúngicas, não associadas à anatomia específica deles. Aqui, incluem-se doberman, afghan hound, dachshund e galgo. 

CACHORRO COM NARIZ ESCORRENDO 

Perceber o cachorro com secreção no nariz deve servir sempre como um sinal de alerta para o tutor. Afinal, embora possa ser apenas uma alergia a algum produto que ele cheirou, esse sinal também está presente em diversas doenças. Se notar o focinho do cachorro escorrendo apenas uma vez e o líquido estiver transparente, você pode ficar tranquilo. Provavelmente, foi apenas uma irritação pontual que fez a coriza aparecer. Contudo, se essa secreção “for frequente”, mesmo que transparente, ou “esbranquiçada”, é preciso ficar alerta.

Tudo vai variar de acordo com a causa do problema. Afinal, são muitas as doenças que podem deixar o cachorro com o nariz escorrendo. Contudo, entre os sinais clínicos mais comuns que acompanham esse quadro, estão:

  • Cachorro com secreção nos olhos e nariz escorrendo;
  • Tosse;
  • Alteração no odor perto da boca e do nariz;
  • Febre;
  • Relutância em comer.

Com isso, o mais importante é sempre estar alerta e ser cuidadoso se tratando do focinho do seu peludo! E para isso, consultar seu veterinário de confiança é essencial.

FOCINHO DE CACHORRO SECO

Por outro lado, se o focinho de cachorro começou a ficar seco ou descascar do nada, também é importante ficar atento. O clima pode influenciar nessa situação, se o cão for exposto ao sol por longas horas a área pode apresentar ressecamento. Se esse não for o caso, o focinho de cachorro seco por muitos dias é um sinal de que o pet está com dificuldades para respirar.

Além da descamação, outras evidências do problema são: sangramento nasal, coceira intensa na região e secreção amarela ou esverdeada no nariz do cachorro. Os motivos para essa situação podem variar, mas normalmente estão associados a baixa imunidade ou doenças virais como a parvovirose canina e a doença do carrapato, conhecida pelo sangramento do nariz.

HIDRATA FOCINHO COM LOÇÃO DE NEEM

Mas ao mesmo tempo que são perfeitos, cada um com sua particularidade precisa dos cuidados certos! Como tutora do Lucky, os cuidados com o pequeno são prioridade, e claro que mais uma vez a Total Neem ajuda a gente nessa! 

A Loção de Neem é uma poderosa aliada aos cuidados dos focinhos de cachorro, ela mantém a pele e pêlo dos nossos pets hidratada e protegida, recuperando e evitando novos ressecamentos da pele do nariz, além de benefícios incríveis que só ela tem:

  • 100% Natural;
  • Alta hidratação;
  • Poderoso imunizante;
  • Repelente efetivo;
  • Poder cicatrizante e restaurador de tecido.

E você, tá esperando o que pra garantir o seu e proteger ainda mais o seu pet? Clique aqui e conheça mais da Loção de Neem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.