O que é e para que serve o Óleo de Neem?

para que serve o óleo de neem

Além do pó de neem, que volta e meia comentamos aqui no blog, a árvore Neem Indiano também nos fornece o Óleo de Neem, outro produto muito útil para a saúde e beleza humana e animal. Com ele é possível criar produtos para tratamento de dermatites, hidratação capilar, repelentes etc. Vamos entender mais sobre isso?

O que é o óleo de Neem?

O óleo de Neem é fruto da amêndoa da árvore de neem. A árvore produz esse fruto em formato de semente protegido por uma casca. Então, após a colheita, essas amêndoas passam por um processo de limpeza e remoção da casca para termos acesso ao fruto propriamente dito.

Com a amêndoa higienizada, ela passa por processo de trituração e prensa a frio para que se extraia o óleo dela.E assim temos o Óleo de Neem completamente natural para aproveitar suas propriedades medicinais de diversos formas e para vários fins. Isso porque o Óleo de Neem é rico em ácidos graxos, além de ações antifúngica, antibacteriana, antiviral, antisséptica e anti-inflamatória.

Ao final desse processo, há a sobra da massa da amêndoa, algo como um bagaço seco, que chamamos de Torta de Neem (já explicamos mais sobre ela NESSE POST) usada para enriquecer o solo e controlar fungos na lavoura.

Para que serve o Óleo de Neem?

O Óleo de Neem tem muitas utilizações, para animais, plantas e até para os humanos. Então veja só esses destaques:

Óleo de Neem para pets

Nos pets usamos principalmente como repelente, para dias de muito contato com a natureza, como passeios em trilhas e animais que vivem em zonas rurais. Isso porque o seu fator repelente afasta do animal cerca de 400 tipos de insetos que incomodam, picam e ainda podem transmitir doenças, como o mosquito da leishmaniose. Porém, se o seu pet já estiver consumindo o pó de neem, saiba que já está protegido de dentro para fora, pois o Suplemento da TotalNeem também tem ação repelente.

Mas ele ainda pode ser usado na fabricação de produtos de higiene pet, como shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação, ajudando a tratar, hidratar e proteger a pele e pelo do pet, sem contar o brilho que ele proporciona à pelagem animal.

Graças ao poder cicatrizante do neem, o Óleo de Neem também pode ser muito útil para tratamento de lesões na pele (humana e animal) desde acne e problemas de pele como dermatites, até mesmo cortes de machucado e cirurgias, acelerando a cicatrização. Para isso, basta aplicar o produto diretamente na pele ou em uma mistura a pomadas indicadas por um médico veterinário (o que vai potencializar os efeitos da pomada).

Benefícios as plantações

Já no combate a pragas em plantações, é possível misturar o Óleo de Neem com citronela, ou água mesmo, e borrifar nas plantas. O neem vai repelir as pragas, deixando suas plantas crescerem saudáveis e não fará mal nenhum a plantação e nem ao humano, ao consumir o vegetal, pois é um produto 100% natural.

Óleo de Neem para limpeza

Quem tem sofá de tecidos, tapeles e carpetes em casa, sabe como é difícil manter tudo higienizado e livre de ácaros, não é? Pois bem, o Óleo de Neem também te ajuda nessa missão. E para isso basta adicionar o óleo na sua mistura rotineira de limpeza dessas texturas, aplicar e pronto: fim dos ácaros e das alergias.

Os humanos e o Óleo de Neem

O óleo também é aliado dos humanos para higiene, saúde e beleza. Ele tem ação:

  • Hidratante para pele e cabelo, sendo usado na produção de sabonetes artesanais.
  • Cicatrizante para acnes, machucados, feridas e pós-operatório.
  • Antioxidante, graças a Vitamina E, combatendo radicais livres e proporcionando elasticidade à pele.
  • Rejuvenesce a pele suavizando linhas de expressão.
  • Antisséptica, sendo usado no tratamento dentário.

E então, já pensou em colocar o pó e o óleo de neem na sua rotina?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.