O controle do Carrapato Bovino ( Rhipicephalus Boophilus ) no gado é um dos maiores incômodos para os animais e para o bolso do pecuarista. Estima-se um prejuízo nacional que supera a casa dos US$ 2 bilhões/ano (*1), com valores crescentes nos últimos anos.
Com o crescente aumento no número de animais no rebanho brasileiro (218,2 milhões em 2016 – dados IBGE), é natural a coexistência de uma grande quantidade de parasitas acometendo o rebanho. Os carrapatos são considerados um dos principais ectoparasitos dos bovinos nos trópicos (*2).
Originário da Ásia, o carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus se destaca entre os causadores de prejuízos na bovinocultura, as perdas são decorrentes do hematofagismo (sugam sangue), transmissão de doenças, despesas com excesso de produtos e queda na produção pecuária.
O tratamento com o Pó de Neem (misturado na alimentação dos bovinos-sal, ração, silo na proporção de 1% a 2% do Pó de Neem em relação a alimentação. Por exemplo em um saco de 25kg de sal mineral/engorda, misturar de 250 a 500 gramas de Pó de Neem) para ectoparasitas bovinos, atua diretamente no sangue dos animais, combatendo os carrapatos desde sua fase inicial, quando picam os animais, interrompendo o processo reprodutivo dos parasitas com os princípios ativos do Neem:
- Azadirachtin: Repelente.
- Nimbin: Anti-inflamatório, anti-pirético, anti-histamínico e anti-fungíco.
- Nimbidin: Anti-bacteriano, anti-ulcerativo, analgésico, anti-arrítmico, anti-fúngico e anti-virótico.
- Nimbidol: Anti-protozoário e anti-pirético.
- Salannim: Repelente.
- Quercetin: ação anti-protozoária, anti-oxidante, anti-inflamatório e bactericida.
Também no alto poder de cicatrização do Neem com seus princípios ativos (Nimbenine, Desacetylnimbinase, Nimbandiol, Nimbolide) que atuam em infecções por parasitas da pele que são inibidores da coagulação do sangue.
O Neem não deixa resíduos na carne, nem no leite, não necessita de período de carência, o que resulta aproveitamento total da produção, sem perdas.
O Neem gera produtos 100% naturais com características de Excelência e Sustentabilidade:
- É biodegradável, não agride o meio ambiente;
- Não é corrosivo, não volátil e não inflamável;
- Não é tóxico para seres humanos e animais, como os produtos sintéticos;
- Não tem ação fitotóxica;
- Não é tóxico às abelhas melíferas, formigas, minhocas e joaninhas;
- Tem efeitos seletivos sobre os organismos-alvo;
- É inócuo à maioria dos insetos benéficos.
Totalneem -> Fale conosco
+55(34)98721-1215 celular
+55(11)99239-8995 Whatsapp
Fontes:
- (*1) GRISI et al – (2002)
- (*2) PIRES et al – (2010)
- CHOPRA, R.N. (1958) The nim (Melia azadirachta L. – Meliaceae). In: CHOPRA, R.N. Indigenous drugs of India. 2.ed. Nova Delhi: Academic Publishers, 1958. p 360-363;
- SIDDIQUI (1942);
- EMBRAPA – Circular Técnica 62 – ISSN 1678-9636/2003 – Cultivo e Utilização do Nim Indiano (Belmiro Pereira das Neves e outros). http://www.cnpaf.embrapa.br/transferencia/informacoestecnicas/publicacoesonline/circulartecnica_62.pdf
- NEEM FOUNDATION http://www.neemfoundation.org
Atenção! As Informações neste site não substituem cuidados médicos. Sempre que necessário procure um veterinário!