Neem: repelente natural para pernilongo

repelente natural para pernilongo

Durante o verão podemos perceber como o número de casos de algumas doenças que são transmitidas por pernilongos acabam por aumentar, devido à condição climática. Por isso é importante realizar a prevenção para que você e seu pet não fiquem doentes. Vamos conhecer o poder do Neem repelente natural para pernilongo e seus benefícios. 

Repelente natural para pernilongo

Existem inúmeros tipos de repelentes para pernilongos, porém, podem ser tóxicos para os pets e podem prejudicar o meio ambiente a longo prazo. Por isso a importância do uso do repelente natural para pernilongo. Além do uso de repelentes, também é necessário o cuidado com água parada, sujeira acumulada e folhas em decomposição, pois esses ambientes favorecem a proliferação de moscas e mosquitos.

Vamos conhecer melhor sobre um dos pernilongos que mais atingem os humanos e que também transmite doenças para os pets. Este pernilongo é o Aedes aegypti, você já deve conhecê-lo. Mas podemos usar um repelente natural para pernilongo para evitar o contato deste com o humano ou o pet. 

Aedes aegypti

O Aedes aegypti é um mosquito que se originou no Egito, porém, atualmente pode ser encontrado em vários locais do mundo. Ele se acostumou com ambientes urbanos e possui hábitos diurnos, sendo que a alta umidade e temperatura favorecem sua proliferação. Por conta disso, quando chega o verão os casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti aumentam. Possui uma característica marcante devido a sua coloração ser preta com listras e manchas brancas pelo corpo. essa coloração e padronagem de listras ajudam-no a se camuflar melhor durante o voo, pois costumam voar baixo e se esconder em cantos escuros, além disso, produzem um ruído quase inaudível para os humanos. 

Os machos do Aedes aegypti se alimentam exclusivamente de frutas, mas as fêmeas precisam de sangue para amadurecer seus ovos. Quando depositam os ovos procuram água limpa, os deixando espalhados na superfície, garantindo assim uma melhor condição de sobrevivência. Quando os ovos eclodem, a larva demora em média dez dias para atingir a fase adulta. O Aedes aegypti pode transmitir para os animais a Dirofilariose, uma zoonose que vamos abordar no próximo tópico. Já para os humanos ele transmite Dengue, Zika vírus, Febre Amarela e Febre Chikungunya. Por isso a importância do uso de repelente natural para pernilongo e manter o Aedes longe de você e do seu pet.

Dirofilariose

A dirofilariose é uma zoonose, mais conhecida como o verme do coração, ela é causada por um parasita nematódeo Dirofilaria immitis, que afeta o sistema circulatório. A dirofilariose é transmitida quando um mosquito pica o animal. Os mosquitos tropicais que são vetores da Dirofilariose são:

  • Aedes spp;
  • Culex spp;
  • Anopheles spp;
  • Ochlerotatus spp;

A maior prevalência da Dirofilariose é em cães, porém, existem relatos de gatos com a doença. O mosquito se torna um transmissor quando pica um animal infectado, passando assim a ser um hospedeiro intermediário que transmite a doença para o próximo animal que ele picar. Os principais sintomas da Dirofilariose são:

  • Perda de peso;
  • Tosse;
  • Fraqueza;
  • Intolerância ao exercício;
  • Dispneia;
  • Taquipneia;

Para saber mais sobre a Dirofilariose, clique aqui.

Leishmaniose

A Leishmaniose é uma zoonose, que é transmitida a partir da picada do mosquito palha (Lutzomyia longipalpis). Existem dois tipos de leishmaniose, a visceral e a tegumentar. Pode ser encontrada em todo o Brasil. A transmissão ocorre quando o mosquito pica um animal infectado e depois pica o humano, fazendo assim com que o protozoário comece a circular no homem. A Leishmaniose não tem cura, por isso é necessário fazer a prevenção desta doença. Tanto com o uso de vacina quanto com o uso de repelente natural para pernilongo.

O ambiente que o mosquito palha gosta de se proliferar é em matéria orgânica, como folhas, galhos e restos de vegetais. Grande parte dos casos de Leishmaniose são assintomáticos, mas quando apresentam sintomas, estes são:

  • Úlceras;
  • Crescimento anormal das unhas;
  • Feridas de difícil cicatrização;
  • Espessamento da pele;
  • Descamações

Os animais podem ficar de 6 meses a 2 anos sem apresentar nenhum sintoma da doença. Saiba mais sobre leishmaniose nesse post.

Ação do Neem

Como podemos ver, os mosquitos transmitem inúmeras doenças para os humanos e para os animais, sendo que algumas delas são zoonoses. Existem muitos outros tipos de mosquitos que não citamos, por isso, é importante perceber que a partir do uso de repelente natural para pernilongo conseguimos nos proteger de forma segura e eficaz, como com o uso de produtos de Neem.

O Neem impede que o pernilongo pique seu pet e ainda pode afastar mais de 300 tipos de insetos do seu pet, garantindo maior tranquilidade e proteção. Você pode utilizar o nosso Pó de Neem que age de dentro para fora, auxiliando o organismo a eliminar a microfilária e a proteger de novas picadas. 

Existe também o Aromatizador de Neem, que é um repelente de ambiente 100% natural e eficaz para manter sua casa e família salvo dos mosquitos. Atuando também na proteção humana contra o Aedes aegypti, já há estudos no Brasil desde 2015, que comprovam a eficácia do neem contra o mosquito causador da dengue. Desse modo, o neem traz assim benefícios à saúde do nosso melhor amigo e para a saúde humana também.

O grande diferencial do Neem como repelente é que ele atua de forma 100% natural a partir de seus bioativos e da citronela, pois não possui substâncias químicas que agridem o organismo. Ele pode ser aplicado em todo o corpo do Pet.

Adquira o Aromatizador de Ambientes de Neem e o Pó de Neem para o seu pet.

Se você gostou deste texto, compartilhe com seus amigos para que eles conheçam o Neem repelente natural para pernilongos. E se tiver dúvidas, comente aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *