Neem: recuperação cirúrgica mastectomia canina

Mastectomia Canina

Já ouviu falar de mastectomia canina? Vamos acompanhar o relato da Dra Mariana Teixeira, tutora da cachorra Roxie, uma pastora alemã de 6 anos, que passou pela mastectomia e teve toda a recuperação cirúrgica com o uso de Neem.

A Dra. Mariana nos contou que descobriu que a Roxie estava ocom nódulos na mama enquanto fazia carinho em sua barriga. O tratamento para câncer de mama em pets é cirúrgico, e a Roxie passou pela castração e a mastectomia canina na clínica SOS Peludos, sob cuidados do Dr. Pedro e Dr. Juliano. 

Toda a recuperação contou com a linha TotalNeem e seu poder antiinflamatório, antiinfecção e cicatrizante, que a Roxie já usa há quase 2 anos. Vamos entender como foi o processo e os resultados?

O que é a mastectomia canina

A mastectomia canina é a retirada da mama da cadela. Isto geralmente ocorre pelo animal conter algum nódulo ou tumor na mama. Existem vários tipos de mastectomia como:

  • Mastectomia regional: retirada das mamas afetadas e glândulas envolvidas e as adjacentes 
  • Mastectomia bilateral: retirada das duas cadeias mamárias. Ela é realizada quando há um comprometimento maior e é um procedimento bem doloroso para a fêmea.
  • Mastectomia unilateral: é retirada toda a cadeia mamária de um lado só, normalmente este é o procedimento mais realizado.

A Roxie passou por uma mastectomia unilateral, retirando toda cadeia mamária direita. Contudo, para tomar essa decisão, é necessário que um veterinário cirurgião avalie para ver qual será a técnica utilizada.

Como o Neem contribui para cirurgia de mastectomia canina

O Neem é um produto 100% natural que possui inúmeros benefícios. Inclusive pode ser um protetor contra o câncer, por ser antioxidante e protege as células saudáveis. Uma das características das células tumorais é o crescimento anormal. Alguns estudos mostraram que o neem possui efeitos protetores contra o câncer, impedindo a proliferação celular e levando à morte as células contaminadas. Os estudos mostraram também que os componentes do neem parecem modular o ambiente tumoral, combatendo o tumor pelo sistema imunológico.

Ele possui Vitamina K, que colabora com a coagulação sanguínea. Sendo assim, ele age fazendo com que o corpo contenha melhor a perda de sangue, hemorragia e entrada de vírus, bactérias e parasitas. Além disso, ele auxilia muito na recuperação cirúrgica, vamos conhecer mais sobre os poderes do Neem.

Efeitos do Neem na cirurgia 

A Dra. Mariana nos contou que ao conversar com o Dr. Pedro, médico veterinário responsável pela cirurgia da Roxie, ele lhe contou que foi uma cirurgia bem tranquila, que não houve sangramento. É muito comum ocorrerem grandes sangramentos na mastectomia, pois é necessário ligar alguns vasos importantes e por ser um corte grande aumentam as chances. Os nódulos da Roxie foram retirados com margem e enviados para biopsia para saber o resultado. 

Efeitos do Neem pós cirúrgico mastectomia canina

O Neem além de ser um excelente coagulante, auxilia também na cicatrização, pois possui propriedades antibacterianas e antissépticas que são essenciais para cicatrização. Ele possui poder de ativar o colágeno da pele, ajudando a regeneração do tecido e limpando a região ferida. Sendo assim, ele colabora na recuperação para a evitar possíveis infecções, que são muito comuns quando nossos pets se cortam ou passam por cirurgia.  

A Dra. Mariana realizou todo o pós cirúrgico da mastectomia canina com os produtos da Total Neem, e obteve resultados satisfatórios. Ela utilizou o Suplemento Nutricional Pet, Loção de Neem e o Multiuso de Neem em toda a recuperação da Roxie. Vamos conhecer e entender melhor qual o uso desses produtos na mastectomia canina.

Loção de Neem

A Loção de Neem é feita com base na folha de Neem, ela atua diretamente na pele e pelo do pet. E possui inúmeros benefícios como:

  • Cicatrizante: é um excelente cicatrizante natural para cortes cirúrgicos, feridas e dermatites.
  • Repelente: Excelente repelente, como todos os produtos a base de Neem.
  • Hidratação de pele e pelo: pode ser utilizado para hidratar a pele e o pelo, principalmente quando estão ressecados.

A Dra. Mariana nos contou que utilizou a Loção de Neem todos os dias desde que Roxie chegou da cirurgia até a cicatrização completa, que demorou 15 dias.

Clique aqui para adquirir a Loção de Neem.

Pó de Neem

O Pó de Neem também auxilia na cicatrização. Mas ele, diferentemente dos outros produtos, age de dentro para fora. Além disso, ele auxilia em outras áreas como:

  • Melhora saúde bucal
  • Cuida da pele e do pelo
  • Protege contra inúmeros parasitas
  • Atua como antibiótico, antiinflamatorio, antifúngico natural
  • Melhora o sistema imunológico

Todo esse poder do Pó de Neem já é observado com 14 dias de uso. Para utilizar o Suplemento Nutricional de Neem, você deve oferecer 1g a cada 20 kg, todos os dias, uma vez ao dia.

Clique aqui para adquirir o Suplemento Nutricional Pet

Limpeza do ambiente

Assim como em toda a cirurgia é necessário manter a higiene do local, na mastectomia canina é extremamente importante manter todo o local limpo e sem riscos de contaminação, pois é realizado um corte muito extenso no corpo do pet. Por isso, o ideal é limpar o local onde o pet ficará, no mínimo, duas vezes ao dia para evitar a contaminação.

A Dra. Mariana utilizou o Multiuso de Neem para limpar o ambiente onde a Roxie ficava e onde ela dormia. Este produto possui inúmeros benefícios e não é tóxico para o pet. Além disso, deixa um aroma agradável para o pet e turores no ambiente. O Multiuso de Neem pode ser utilizado para:

  • Higiene: elimina gorduras, pó e sujeiras de forma simples. Ótimo produto para passar em tecidos e outros objetos como mesas, móveis e até mesmo no chão e em espelhos. Age também desinfetando e removendo bactérias, ácaros, fungos e parasitas do ambiente 
  • Bactericida e Fungicida: O Neem possui 4 bioativos que eliminam os fungos que sãoo Gedunim, Nimbandiol, Nimbidin e o Nimbin. Além disso, ele também possui 2 bioativos que agem diretamente eliminando as bactérias, o Nimbidin e Quercetin, eles impedem e previnem que as bactérias se proliferam
  • Repelente Natural: Possui alto poder de repelência no ambiente por conta dos bioativos Azadirachtina e Salannim, afastando assim mais de 400 tipos de insetos. Ele elimina pulgas, carrapatos, piolhos, ácaros, besouros, formigas, sem afetar a saúde do seu pet.
  • Não gera alergia: Ele é um produto antialergico e não afeta seu pet.
  • Neutralizador de odores: O multiuso possui citronela em sua fórmula, um produto excelente para neutralizar odores e deixar o ambiente ainda mais agradável.

Por isso a importância de escolher produtos confiáveis e que não agridam a natureza e a saúde do seu pet.

Clique aqui para adquirir o Multiuso de Neem

Relato da Dra. Mariana com o uso do Neem na Roxie

A Dra. Mariana nos escreveu um breve relato de como foi sua experiência com o uso do Neem na recuperação da cirurgia de mastectomia canina na Roxie.

“Fazemos o uso do Neem há quase 2 anos, e creio que isso auxiliou muito na cirurgia e na recuperação excepcional que a Roxie teve. No dia 14/10/2021 a Roxie passou por uma cirurgia de mastectomia canina e castração, que foi realizada na SOS Peludos com o Dr. Pedro e a anestesia sob cuidados do Dr. Juliano. Após a cirurgia, eu já comecei a aplicação da Loção de Neem pelo menos 2x ao dia na lesão. Eu realizava a limpeza da ferida com a Loção e depois fazia a colocação de gases com Loção de Neem no local da cirurgia, para poder colocar a roupinha cirúrgica. Foram receitados alguns medicamentos para ela, inclusive um para dor, porém, acabei optando por não dar, pois ela não apresentava nenhum sinal de dor ou incômodo. Muito pelo contrário, ela assim que saiu do pós-operatório já queria pular e brincar, tanto que acabou rompendo um dos pontos no seu excesso de energia.

Como veterinária sei que a cirurgia de mastectomia canina é muito dolorosa e que normalmente os cães não aguentam a dor, tendo que tomar fortes medicações. Porém, como a Roxie faz uso do Neem há quase 2 anos, ela não sentiu dores ou incômodos no pós-cirúrgico, pois o Neem possui uma ação anti inflamatória e analgésica agindo de dentro para fora. Ela continuou consumindo o Pó de Neem diariamente durante todo o tratamento. 

Para limpeza do ambiente eu costumava colocar a cama reserva em outro lugar para poder limpar e higienizar o local onde ela estava deitada para que não houvesse problemas com infecções. Após limpar eu voltava para seu local de descanso e tentava ao máximo fazer com que ela não se mexesse muito para não ter nenhuma complicação da cirurgia. 

A cicatrização ocorreu de forma rápida e a recuperação também. No entanto, não parecia que ela tinha operado. Por isso, recomendo Neem a todos os meus pacientes e conhecidos.”

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos para que eles também possam conhecer os efeitos do Neem na recuperação da cirurgia de mastectomia canina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *