Julho Amarelo e a Hepatite infecciosa canina

Hepatite Infecciosa Canina

Assim como a gripe, várias doenças virais se proliferam mais no inverno, inclusive tendo mais casos graves do que ao longo dos meses mais quentes. Por isso, o Julho Amarelo foi criado para alertar contra o risco de uma doença altamente perigosa, a Hepatite Infecciosa ou hepatites virais!

O que é Julho Amarelo?

Julho se colore de amarelo para criar o alerta para a saúde humana e animal contra a hepatite viral! A hepatite pode acontecer em humanos e animais e pode ter consequências graves como cirrose, câncer no fígado e levar à morte. Por isso, a campanha de Julho Amarelo criada em 2019 é tão importante, ajudando a alertar para prevenção, sintomas e salvar vidas.

Tanto em humanos como em pets, a hepatite pode acontecer por causas virais ou por efeitos de uso de medicamento, álcool e drogas, ou, como efeito colateral de outras doenças metabólicas, genéticas ou autoimunes. O Julho Amarelo se concentra nas versões de Hepatite viral apenas.

O que é a hepatite infecciosa canina?

A hepatite infecciosa canina é uma doença viral muito perigosa e costuma acometer mais animais filhotes, antes de 1 ano de vida. O vírus responsável pela doença é o adenovírus canino tipo 1 (CAV-1). É pouco comum vermos pets com sintomas de hepatite Infecciosa canina, pois existe vacina para impedir o desenvolvimento dessa doença. A proteção contra hepatite faz parte das vacinas V8 e V10, já falamos dessas NESSE POST, confira.

A hepatite é uma inflamação no fígado do animal que pode alcançar a circulação sanguínea e os rins, causada por um vírus que se proliferam nessa região e é excretado na urina e fezes do pet. Por isso é tão perigoso permitir que seu cão fareja ou lamba fezes e urina de cães desconhecidos. Isso porque ao ter contato com dejetos de um animal contaminado, o seu pet pode contrair hepatite infecciosa canina.

Diagnosticar rapidamente a doença é essencial para salvar seu pet, pois ela se agrava rapidamente levando o quadro a um estado crítico em pouquíssimo tempo.

Hepatite canina: sintomas

Os sintomas da hepatite canina variam de acordo com o quadro e agressividade do vírus contraído, podendo ser categorizada em 3 graus:

Nos casos mais leves, chamada de hepatite canina subclínica, é possível notar a redução de apetite, das atividades do cachorro e apatia.

Já a Hepatite Canina Aguda é um caso mediano e possui uma série de sintomas a serem bem observados:

  • Febre alta;
  • Emagrecimento ao estado de Anorexia;
  • Diarreia com sangue;
  • Vômitos com sangue;
  • O animal desenvolve intolerância à claridade (fotofobia)
  • Olhos lacrimejando constantemente;
  • E ainda inflamação das amígdalas.

Além disso, sempre observe se a pele, boca e gengiva do animal está com coloração saudável. pele e mucosa podem ficar amareladas em caso de problemas hepáticos, como Hepatite Infecciosa, enquanto a gengiva mostra sinais de hemorragia.

Em casos, a doença tem manifestação de Hepatite Canina Hiperaguda e mal se percebe os sintomas e o cão não resiste. Por isso a busca por socorro deve ser feita em caráter de emergência, pois pode evoluir para quadro de colapso e morte em poucas horas.

Ao perceber qualquer sintomas, procure rapidamente um médico veterinário e relate a sua suspeita para que os exames e o tratamento sejam imediatos. 

Hepatite infecciosa canina: tratamento

Em casos de suspeita de Hepatite canina, o cão deve ser internado para cuidados e acompanhamento de parâmetros, enquanto se faz os exames laboratoriais para fechamento de diagnóstico.

Com a confirmação do quadro, começam os cuidados de apoio para dar a melhor condição possível para o cão reagir e derrotar o vírus. Contudo, infelizmente não existe um tratamento específico e eficaz contra a Hepatite Canina. Mas há o uso de antibióticos contra possíveis contaminações de bactérias que fragilizam o organismo, dificultando as defesas do corpo contra o vírus da hepatite. Além disso, usa-se medicações para tratar sintomas, como febre, vômito e há todo um cuidado com a dieta do cão durante esse período.

Ainda pode ser necessário fazer transfusão de sangue, caso o animal tenha dificuldades na recuperação, como forma de colaborar nas defesas. O tratamento é árduo e depende muito da resposta do organismo, da sua imunidade e capacidade de lutar contra o vírus, Infelizmente muitos perdem a batalha.

Contudo, a melhor forma de vencer a Hepatite é a prevenção, cumprindo o protocolo de vacinas de filhote e reforço anual!

Vacinar é barato, tranquilo e salva vidas. O custo do atraso vacinal pode ser seu alto stress e a perda da vida do seu amigo cão. Vacine!

Caso seu cão seja infectado, todo o ambiente dele e pertences deve passar por criteriosa desinfecção com produtos a base de amônia e seguir as indicações do veterinário para que ele não volte a se infectar e nem outros possíveis pets da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *