Duas das raças mais populares no Brasil, Shih Tzu e Lhasa Apso são cãezinhos lindos e ótimas companhias. Mas ainda geram muita confusão na distinção das raças. Por isso nesse post vamos te contar todas as diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso. E para começar, vamos entender um pouco sobre a história e o padrão de cada uma para em seguida compararmos as diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso. Vamos lá?
Shih Tzu
Origem do Shih Tzu
O Shih Tzu tem origem no Tibete, mas se desenvolveu na China, onde vivia em palácios desde a época imperial. No começo do século XX os Shih Tzu ganharam o mundo, tendo as primeiras exportações registradas para Grã-Bretanha em 1931, após a proclamação da república chinesa.
Logo em seguida, em 1940, os Shih Tzu foram reconhecidos como uma raça única pelo The Kenel Club, e passaram a ter certificados para participar de campeonatos como raça, a partir de 1949.
Características e Aparência
O Shih Tzu é um cão de porte pequeno, robusto, com pelagem abundante, cabeça com aspecto de crisântemo, que é o mais atraente, como bem menciona a ficha da raça no CBKC. Outra característica do Shih Tzu é ser um cão com maior dimensão entre as patas do que sua altura do cão ao dorso do animal.
Os Shih Tzu possuem a trufa (nariz) preta na maioria das vezes, salvo em exemplares com coloração fígado, onde a trufa pode se apresentar marrom. Ainda na trufa, elas devem ser levemente arrebitadas e com as narinas bem redondas. Para o padrão da raça, não é desejável ter o nariz inclinado para baixo. Já o focinho do Shih Tzu é curto, com cerca de 2,5cm, bem peludo, mas liso e sem rugas.
Os olhinhos do Shih Tzu são escuros, grandes, bem redondos e não se consegue ver a parte branca. E só é permitido olhos claros nas pelagens fígado, podendo ser mel ou esverdeados.
O pescoço é bem longo, arqueado de forma ideal o que gera um posicionamento imperial, como o ambiente de sua origem. O aspecto geral fica ainda mais ressaltado pela cauda longa, bem peluda e acomodada no dorso, com boa curvatura, dando ainda mais imponência para a raça.
Pelo do Shih Tzu
O Shih Tzu tem pelagem bem longa, densa e lisa, além de um subpêlo moderado com textura média, sem ser uma lã como outros cães considerados primitivos. Por ser um pêlo crescente, é indicada a tosa do Shih Tzu para não impedir a movimentação do pet, bem como limpeza, escovação frequente para mantê-lo belo e saudável. Além disso, devido ao tapete natural do Shih Tzu na cabeça, é altamente recomendável que o pêlo da cabeça seja preso em adornos para deixar a visão do cão livre.
Padrão da raça
Os Shih Tzu são porte pequeno e o padrão ideal da raça recomenda:
- Peso ideal: 4,5 a 7,5 kg
- Altura: até 27cm do chão à centelha.
- Cores: todas são aceitas e para os particolores, listras brancas na testa e na ponta da cauda são desejáveis.
- São cães calmos e a agressividade ou timidez são indesejadas.
Lhasa Apso
Origem do Lhasa Apso
Assim como o Shih Tzu, o Lhasa Apso tem origem no Tibet e se desenvolveu na China. Devido a necessidade de enfrentar climas rigorosos e a alta altitude de sua origem, o Lhasa Apso precisou se adaptar para ter resistência, criando uma pelagem longa e áspera, além de uma camada densa de subpelo para protegê-lo das baixas temperaturas. Bem como a pelagem longa no focinho protegia seus olhos dos ventos fortes, poeira e intensa luminosidade.
Assim como o Shih Tzus, o Lhasa Apso chegou ao ocidente no começo do século XX, também com as primeiras exportações para a Grã-Bretanha, onde a princípio eram confundidos com os Terriers. Um pouco mais tarde se entendeu que os Lhasa Apso eram uma raça diferente com provável origem nos Terriers Tibetanos.
Características e Aparência
O Lhasa Apso é um cão alegre, alerta, estável, muito seguro, mas costuma ser indiferente com pessoas que ele não conhece. Muito peludo, possui a cabeça bem coberta, mas não a ponto de prejudicar sua visão.
Com a trufa preta, o focinho mais alongada chegando em 4 cm de comprimento com formato mais reto e não quadrado. Já os olhos são sempre escuros, de tamanho médios e ovais, preenchendo bem a cavidade, sem aparentar o branco dos olhos.
O pescoço do Lhasa Apso é bem arqueado, o que dá uma postura imponente. Enquanto a cauda é inserida alta e repousa acima do dorso com um nós na ponta e bem franjada, devido ao longo pêlo da raça.
Pelo do Lhasa Apso
A pelagem do Lhasa Apso é longa, densa, pesada e lisa, caindo sobre seu corpo de forma exuberante. Possui subpelo médio, nem fino e nem lanoso e, devido ao ritmo crescente, é altamente recomendável a tosa do Lhasa Apso para garantir movimentação e qualidade do pelo.
Padrão da raça
O Lhasa Apso é um cão de porte pequeno e orientado pelo seguinte padrão:
- Peso: 5 a 8kg
- Altura: Machos com até 25 cm; fêmeas ligeiramente menores.
- Cores: há uma grande gama de cores aceitáveis no padrão da raça sendo dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia, de fumaça, particolor, preto, branco ou amarronzado.
- Com temperamento manso e calmo, qualquer agressividade ou timidez excessiva foge ao padrão.
Diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso
Agora que já temos um panorama geral de cada uma das raças, vamos entender as diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso.
- CABEÇA E FOCINHO: O Shih Tzu tem a cabeça redonda, olhos redondos e grandes, focinho curto e o pêlo mais macio. Enquanto o Lhasa Apso possui a cabeça e o focinho mais longo, olhos médios e ovais e o pêlo mais áspero e pesado.
- TEMPERAMENTO: Shih Tzu é um cão mais dócil e sociável. Já o Lhasa é mais reservado, indiferente à estranhos.
- COR: Raramente um Shih Tzu terá cor sólida, como os Lhasas, sendo normalmente bicolores ou tricolores.
- COR DOS OLHOS: Os Shih Tzu é aceito com olhos escuros, cor de mel e verdes. Já os Lhasas Apso essencialmente tem olhos escuros.
- TAMANHO: Um Shih Tzu costuma ser menor do que um Lhasa.
E então, gostou das diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso? Deixe nos comentário com qual deles você se identifica mais!
Mesmo lendo eu não consigo definir o meu.