Diferenças entre Labrador Retriever e Golden Retriever

Duas das raças mais queridas e fofas, os cães Labrador e Golden são lindos e bastante parecidos. Por isso geram muita confusão para reconhecer e também na escolha. Afinal, ambos são de porte grande, brincalhões, carinhosos, muito inteligentes e companheiros. Mas há diferenças entre Labrador retriever e Golden retriever. E vamos entender todas elas nesse post, preparado?

Labrador Retriever

A raça Labrador retriever é de origem canadense. O cão teve suas primeiras aparições na cidade de Terra Nova, à leste do país, junto a pescadores que usavam o cão para recuperar os peixe que escapavam das redes de pesca. No começo do século XIX, turistas ingleses se encantaram com o animal e levaram alguns exemplares para a Inglaterra, onde ele aprimorou suas habilidades de caça e foi rebatizado. Isso porque o cão que, originalmente chamava-se “St. John’s Dogs”, passou a ser Labrador Retriever, como conhecemos até hoje.

O Labrador é considerado o cão mais popular do mundo, sendo o número 1º dos Estados Unidos e o 5º mais popular no Brasil. Mas ele só foi reconhecido como raça em 1903 pelo England Kennel Club. 

Labradores são cães de ótimo comportamento, de porte médio para grande podendo chegar perto dos 40kg e 57cm de altura.  Esse cão tem aparência muito robusta, com crânio peito, costas, lombo e posteriores bastante largos. Além do focinho poderoso, com trufas largas e bem desenvolvidas e maxilar médio com dentição forte e mordedura em tesoura. Os olhos são médios sempre marrons ou avelã, e as patas redondas com coxins (almofadas) bem desenvolvidas.

Por fim, ainda possui pêlo muito resistente a mudanças climáticas e tempestades, graças a densidade do seu subpelo. As cores da pelagem variam entre Amarelo (que vai do creme ao vermelho raposa), Preto e o Chocolate.

Temperamento do Labrador

Mundialmente conhecido como uma raça tranquila, dócil e fofa, o Labrador é um cão muito inteligente, apegado à família e de fácil adaptação em diversos tipos de ambiente. E isso faz dele um cão fácil de adestrar e conviver em diversos tipos de família, de crianças à idosos.

Por outro lado, é um cão com alta energia, ativo desde sua origem, por ser um cachorro de trabalho. Portanto, se não for treinado desde filhote e tiver estímulos e recursos para gastar essa energia, ele pode se tornar um destruidor em casa.

O estímulo físico e mental do Labrador garante que ele se desenvolva com saúde. Para isso é fundamental que ele tenha boa rotina de passeios, brincadeiras e enriquecimento ambiental para ser feliz e deixar a família tranquila também!rs

Saúde do Labrador retriever

O Labrador retriever é um cão bastante saudável, de ótima estrutura e desenvolvimento. Mas como todo cachorro, pode ter problemas inclusive genéticos. Um dos problemas mais comuns em Labradores é a obesidade!

É cada vez mais comuns vermos cães acima do peso, o que já representa 30% da população canina brasileira. Isso significa mais de 15 milhões de cães acima do peso no Brasil. E sim, o Labrador tem larga presença nessa estatística, o que reforça a necessidade de passeios e atividades físicas com o seu amigão. E não é só uma questão de peso. Assim como nos humanos, a obesidade é fator de risco nos cães para diabetes, doenças cardíacas, câncer etc.

Outro problema comum em Labradores por ser um cão de grande porte e, logo, ter maior tendência, é a displasia coxofemoral e de cotovelo, que limitam a movimentação do cachorro e o tratamento pode incluir cirurgias, medicamentos suplementares e fisioterapia.

Golden Retriever

O Golden retriever tem origem escocesa, e surgiu no século XIX, mesma época em que foi desenvolvido o aprimoramento da raça pelo Lord Tweeedmounth, um político da época, que adorava cães e desenvolvimento de raças e características caninas. O objetivo dele era tornar o Golden um cão com características retriever e suportar as condições adversas da região da Escócia. Então, o intuito era um cão forte, saudável, inteligente, com habilidades de caça e que trouxesse a caça ao seu tutor, (retriever).

Para isso foram selecionadas raças como Flat-Coated Retriever, Tweed Water Spanielos (já extinta) Bloodhounds e Setters. O resultado dessa mistura articulada é o Golden Retriever, um cão dócil, inteligente, pelagem exuberante, corpo atletico e muito habilidoso com caça. No século seguinte, já em 1927, foram reconhecidos como raça pelo American Kennel Club, e hoje são uma das raças preferidas no EUA, Canadá, Inglaterra e aqui no Brasil.

Goldens são animais simétricos, com muito equilíbrio, aparência poderosa e expressão doce, além de muito ativos e sadios.  Possuem crânio largo, trufas pretas, maxilares fortes e mordedura em tesoura. O focinho é largo e longo, com olhos escuros. Já o pelo é sempre uma variação entre dourado e creme.

O Golden retriever é um cachorro de grande porte, atingindo 36kg sem excesso de peso (mas como há o sobrepeso dos cães no Brasil, é comum vermos Goldens com mais de 40kg seja pelo excesso ou ser um exemplar realmente maior, de alguns linhagens específicas). A altura da cernelha chega em 61cm, mas isso não o impede de viver em ambientes menores como apartamentos, desde que ele tenha recursos e estímulos adequados para gasto de energia, como passeios e enriquecimento ambiental.

Temperamento do Golden

O Golden é conhecido por ser um cão educado, tranquilo, amável, sociável, gosta de crianças, um “fofo”!rs Por estar sempre tentando agradar seu tutor, o Golden retriever é um cão fácil de se adestrar e você deve treiná-lo desde filhote para que ele seja obediente e canalizar a energia dele para os passeios, brincadeiras, enriquecimento ambiental. Caso contrário, por ser um cão de trabalho, ele tem muita energia e pode usá-la para destruir seus móveis, por exemplo!rs

Por isso, é fortemente aconselhável que o Golden retriever tenha passeios diários e atividades que estimulem a mente, gaste a energia e o tempo do animal de forma produtiva, para que ele se sinta útil!

5 Diferenças entre Labrador Retriever e Golden Retriever

Se repararmos, de fato vamos encontrar mais semelhanças do que diferenças entre Labrador Retriever e Golden Retriever. Mas são raças diferentes, com origens diferentes e precisamos entender e identificar essas diferenças:

  • O Labrador tem origem no Canadá. Enquanto o Golden tem origem britânica, na Escócia.
  • O Golden é um pouco mais alto ( atinge até 61cm de cernelha) do que o Labrador (no máximo 57cm de cernelha).
  • O Labrador tem o pelo bem mais curto e grosso. Já o Golden tem pelagra longa e brilhante, lembrando uma das raças de origem, os setters.
  • O Labrador tem tons escuros de pelagem (o chocolate e o preto) no padrão oficial. Porém, o Golden Rereiever é permitido apenas em tom de creme e dourado.
  • Ambos são muito inteligentes, mas no ranking das raças caninas mais inteligentes do mundo, o Golden sai na frente (sendo o 4º lugar), estando 3 posições à frente do Labrador (7º lugar).

E então, já tinha reparado em todas essas diferenças entre Labrador Retriever e Golden Retriever? Você tem um preferido? Deixe aqui nos comentários! E aproveite e conheça também a diferença entre shih tzus e os lhasa apsos, NESSE POST!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.