Dicas para ter cachorro saudável

Quando adotamos ou compramos um cachorro, vem com ele um forte desejo de que ele seja feliz e saudável. Mas também os medos e inseguranças de como oferecer isso, em especial quando somos ‘pais de primeira viagem’ de um pet. Pensando nisso, separamos dicas para ter cachorro saudável que vão te ajudar a oferecer saúde e bem-estar ao seu peludo! Vem com a gente conferir!

5 dicas para ter cachorro saudável

Separamos 5 dicas para ter cachorro saudável, que vão desde a fase filhote até o dia a dia com seu pet ao longo de toda a vida dele, dando maiores chances de longevidade e companheirismo entre vocês!

Vacinas pet

A primeira preocupação ao receber um cachorro em casa é a visita ao veterinário e já garantir as primeiras doses de vacina. Se for filhote, é importante saber que ao longos dos 3 primeiros meses de vida você terá vacinas e reforços para dar com datas certas e essa fase é muito importante! Mas se já for adulto, além da dose de reforço, caso você não saiba a procedência do cachorro (como no caso de resgates), vale fazer um check-up completo com exames que te ajudam a entender se ele está bem de saúde ou se precisa de algum tratamento ou vacina extra.

Depois disso, garanta que ele tome os reforços anuais das vacinas indicadas para a sua região. Sabemos que a vacina para Raiva e V10 são fundamentais. Mas você ainda pode proteger seu pet com outras vacinas como Gripe Canina e Giardia.

Alimentação de qualidade

Com consultas veterinárias e vacinas em dia, a segunda das dicas para ter cachorro saudável está na alimentação! Assim como nós, humanos, os cães são o que comem! Então, se oferecemos uma dieta equilibrada, rica em nutrientes que cuidam dele de dentro para fora, certamente teremos um cão saudável, bonito, resistente e cheio de energia!

Para isso você tem 2 caminhos para escolher:

  • Ração: a escolha de uma ração de qualidade, de preferência mais natural e de linha super premium, com proteínas de qualidade e sem corantes ou conservantes artificiais é de extrema importância.
  • Alimentação Natural: a orientação veterinária para alimentação natural de acordo com as necessidades do seu pet, porte e idade dele, é fundamental! Lembrando que ao optar por oferecer a famosa AN, a consulta com um nutricionista veterinário é indispensável para que ele indique o cardápio e possíveis suplementações ao seu cachorro para que ele se mantenha saudável.

Tenha tempo para ele

Supridas as necessidades físicas básicas, é hora de cuidar do emocional do seu pet. E quer saber? Do seu também! Ter um tempo na agenda corrida do seu dia para se dedicar ao seu cachorro é fundamental para o bem-estar dele! Cães são animais de companhia, eles precisam de atenção, carinho, interação com seu líder, que é ‘o seu humano’. Cachorro não é feito para viver sozinho, isolado. Eles precisam dar e receber afeto, cuidado e por isso, precisam que você dedique um pouco de tempo diário para ele.

Pode parecer bobo, mas essa é uma das dicas para ter cachorro saudável mais negligenciada, gerando cães estressados, depressivos e antissociais. Portanto, seja responsável e não abandone seu pet em casa. Além de cuidar dele, essa interação será positiva para aliviar stress e correria do seu dia a dia também!

E quanto tempo é necessário? Isso depende de cada cachorro, pois alguns são mais dependentes, outros mais individualistas, tudo vai da raça e do próprio indivíduo também. Então, antes de ter um cachorro, analise se você terá tempo para cuidar dele, se dedicar ao seu filho de 4 patas.

Passeio é fundamental

E já que você terá um tempo dedicado a ele, que tal passear? Cães precisam de atividade física diária, assim como nós humanos! O passeio faz bem para o corpo e para a mente do cachorro e do ser humano. Afinal, terão um período para uma caminhada na rua, que alonga o corpo, movimenta e ainda terão um momento juntos. Veja só alguns benefícios do passeio para os cães:

  • Atividade física, movimentando as articulações, músculos e queimando calorias.
  • Atividade mental, pois ele vai farejar e descobrir cheiros e informações pela rua.
  • Socialização com outros pets e humanos ao longo do caminho.

Esses 3 benefícios também podem ser chamadas de Enriquecimento Ambiental físico, cognitivo e social, (nessa ordem), que são fundamentais para a qualidade de vida do cachorro e podem ser adquiridos em 30 minutos de caminhada que também farão bem para saúde humana. Então temos só vantagens, certo?

Evite pulgas, carrapatos e insetos

Por fim, a última das dicas para manter cachorro saudável tem realmente a ver com a saúde dele! Isso porque manter seu cachorro longe de parasitas, vermes e insetos é primordial para que esteja fisicamente bem. E sempre que podemos cuidar da saúde deles sem o uso de produtos químicos e medicações, melhor ainda.

Nada como cuidar da saúde de forma natural, com produtos sem contra indicações e efeitos colaterais, que não afetam o estômago do nosso peludo, certo? Por isso, a nossa indicação é que você teste o uso diário de Suplemento Pet feito de Pó de Neem com seu cachorro!

O Neem vai repelir insetos de perto dele, bem como as picadas de carrapatos, pulgas e insetos que transmitem doenças, muitas vezes, fatais. E isso de forma natural, pois o pó de Neem é feito a partir das folhas e gravetos da árvore de neem e não de aditivos químicos que podem salvar seu pet de parasitas, mas, por outro lado, comprometer a saúde estomacal do seu pet.

Clique aqui e conheça sobre o que é Neem!

E conta para gente nos comentários, quais dicas você acrescentaria nessa lista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.