Dicas para criar Chow Chow em apartamento

Oi!! Eu sou a Bruna, mamãe do Chop um chow chow pequenino e muito fofo! Hoje vou contar mais sobre como é ter um Chow Chow em apartamento e dar algumas dicas. Então espero que eu possa ajudá-los de alguma forma através das minhas experiências!

Dá para ter chow chow em apartamento?

Primeiramente acho legal comentar que apesar do que muitas pessoas pensam, o Chow Chow é uma raça que se adapta muito bem em apartamento sim e digo, com facilidade! Para nossa alegria, os ursinhos, mesmo não sendo do “menor porte” de raça, são mais calmos e reservados que muitos cães pequenos! 

Então já podemos dizer que a raça não tem dificuldades normalmente com a vida em apartamento. Mas além disso, a rotina, temperamento e criação que o dono exerce é de extrema importância para a adaptação dos pets. Um dono calmo, com rotina estabelecida, querendo ou não, criará um cão mais calmo e que sabe da rotina diária. Isso ajuda muito com a ansiedade deles, saber nossa rotina, mais ainda que a deles! 

Com o Chop, desde pequeno saímos pra aula e conversávamos com ele “estamos indo pra faculdade, mas logo mais voltamos” etc. Então, também acho importante falar com eles, podem achar que não, mas eles nos entendem melhor do que pensamos! Criei meu chow chow em apartamento sem dificuldades, mas com algumas “regras”, que vou explicar melhor ao longo deste texto!

Ensine desde cedo sobre a “delimitação de espaço”

Quando o Chop chegou, eu já tinha me planejado e estudado bastante sobre a raça dele, e sobre a criação! O que ajudou muito, então antes de adquirir um animal, pesquise, se informe e não faça nada por impulso, afinal são vidas e não brinquedos. 

Quando falo de delimitação de espaço, falo sobre os locais que serão mais utilizados pelo chow chow em apartamento, como no meu caso era meu quarto, logo que o Chop chegou, até os 3 meses de vida, quando saímos de casa ele ficava apenas naquele espaço.

Foi uma forma de acostumarmos ele a não ser apegado e a ser mais independente para não sofrer de ansiedade de separação que aflige muitos cães atualmente que até adoecem pelo emocional…

Então quando estávamos em casa ele vivia normalmente em todos os cômodos, mas na hora de sair ficava no quarto, com os brinquedos dele, água e tapete higiênico (falo sobre isso mais à frente). Ele não destruiu nada nessa época, já que só tinha brinquedos ao seu alcance e os brinquedos são para estragar mesmo! Então hoje ele é muito tranquilo em ficar sozinho ou ficar com outras pessoas quando viajamos, já que não é nada apegado, kkk, super independente e dono de si, igual a maioria dos chow’s! 

Ensine os locais de cada coisa desde cedo

Os Chows são muito higiênicos por natureza, ensinar eles o lugar certo das necessidades não é uma tarefa de grande dificuldade. Mas com certeza é importante ensiná-los e incentivá-los a fazer o certo.

Com o Chop determinamos o local onde ficaria o tapete higiênico, e então levávamos ele lá várias vezes ao dia quando era filhote, nos 3 primeiros dias ele fazia no lugar errado, como qualquer cão, mas eu colocava o xixi dele e o cocô no tapete.

Então chegou uma hora que quando eu notava que ele iria fazer, o levava rapidamente ao tapete e lá ele fazia, assim em poucos dias entendeu que lá era o local de fazer as necessidades e inclusive noto que ele se incomoda de não fazer “em cima” de algo! Nunca vejo ele fazer nada no chão! Ou grama, ou tapete higiênico! 

Ademais, os pratos de comida e água também ficaram em locais predefinidos. Essa dica de “cada coisa em seu lugar” é muito valiosa na hora de criar seu Chow Chow em apartamento! 

Passeios frequentemente e com hora certa 

A parte dos passeios com certeza é a mais importante de todas na hora de ter um Chow Chow em apartamento! Todos os cães necessitam passear TODOS OS DIAS! Eu disse TODOS, sem exceções.

Na hora do passeio o cão fará novas descobertas, ele também vai se desestressar, quase sempre fazer necessidades, vai conhecer novas pessoas, lugares e principalmente Cheiros! O passeio faz parte do enriquecimento ambiental que na criação do Chop é muito presente e importante!

Então se puder, o bom é que nossos peludos passeiem uma ou 2x ao dia! Por exemplo, pela manhã cedo e a tardinha, pois nesses horários o sol estará mais tranquilo para os passeios e também são horários livres geralmente pra quem trabalha em horário comercial! Se o seu trabalho tiver horários diferentes, personalize sua rotina! 

O mais importante é o cão conhecer essa rotina, pois quando não cumprimos eles ficam esperando, ansiosos e isso os frustra muitas vezes! Tenho certeza que se você já tem um cão em casa, ele sabe bem os horários de passeio, comida etc! 

Espero que tenham gostado das dicas e que usem e abusem! Por aqui deu muito certo!! Qualquer dúvida é só mandar mensagem lá no Instagram @chop_chow ❤️ beijos e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *