Como os cachorros enxergam

Como os cachorros enxergam

Muitas vezes compramos itens e acessórios pet com as cores que gostamos e que achamos que ‘combina’ com o nosso pet. Mas será que lembramos de pensar em como os cachorros enxergam e das diferenças de percepção de cores entre nós e eles?

Entender como os cachorros enxergam é estratégico ao escolher itens que precisam ser chamativos aos olhos caninos, como comedouros e brinquedos, por exemplo. Então vamos entender mais sobre a visão canina?

Como é a visão de um cachorro

Para começar a entender como os cachorros enxergam, é importante saber como é a visão de um cachorro.Isso porque há diferença celular entre a visão humana e a visão dos animais, que provoca diferenças na forma de enxergar.

A visão de um cachorro possui 2 tipos de células, sendo uma responsável pela captação de cores e a outra por receber a luminosidade. Assim, somando o trabalho de cada célula o animal pode encher uma variedade de cores e de tons claros ou escuros. Isso acontece na visão de animais de forma geral, não apenas dos cachorros.

Cachorro enxerga cores

Há quem diga que os cães enxergam em preto branco, mas a verdade é que sim, o cachorro enxerga cores, mas de um modo diferente dos humanos. As células responsáveis pela captação de cores na visão canina, chamada ‘cone’, permite sim que o cachorro diferencie uma certa gama de cores, mas com limitações.

Isso porque a visão humana possui 3 três cones que captam as 3 cores luz primárias capazes de reproduzir todas as outras, o vermelho, o azul e o verde. Enquanto o cachorro enxerga cores por meio de 2 cones que captam apenas o vermelho e o azul, não reconhecendo o verde e, para completar a visão canina, substitui tudo o que possui verde com cinza.

Como os cachorros enxergam

Agora que você já entende como os olhos caninos (e felinos) captam as cores no ambiente, podemos afirmar que os cachorros enxergam cores. Mas de um modo diferente, com tons mais opacos e nem tudo o que é chamativo para você, será chamativo para o seu pet. Por isso é tão importante escolher recursos pensados em como os cachorros enxergam e não na preferência humana.

Outro ponto importante para se saber sobre a visão canina é que ela não possui tanta qualidade em nitidez como a visão humana. Por isso um cachorro pode enxergar algo bem nítido a no máximo 6 metros de distância. Enquanto a visão humana capta nitidez com até 22 metros.

Sabendo disso, talvez você pense que a visão canina é deficiente ou que os cães são míopes, e não deixam de ser. Mas a verdade é que essa diminuição de distância para a nitidez não afeta em nada a percepção de espaço dos cachorros. E isso acontece porque eles fazem uma combinação de sentidos para sentir, observar e explorar o ambiente, de forma a não depender apenas da visão.

Por exemplo, os cães têm um olfato maravilhoso, muito melhor do que o olfato humano. Então eles podem farejar cheiros e colher informações deles mesmo estando bem distante. Isso faz com que o olfato compense a visão não tão eficiente assim.

Como os cachorros enxergam no escuro

Entretanto, se por um lado o cachorro tem menor nitidez a distância do que o ser humano, por outro eles enxergam muito melhor a noite do que nós.Já se perguntou como os cachorros enxergam no escuro para andar a casa toda à noite e não esbarrar em nada?

Pois bem, no começo desse texto dissemos que os cães têm um tipo de célula na visão responsável por captar a luminosidade, lembra? Estas são os bastonetes, presentes na visão humana também, porém com número bem reduzido comparado aos olhos dos animais.

Devido a quantidade de bastonetes, os cães podem captar e aproveitar qualquer sinal de luz de forma muito mais eficaz do que os humanos. Isso permite que os cães e gatos enxerguem muito bem à noite, mesmo na penumbra, tendo uma habilidade que nós humanos não temos. Contudo, é preciso ter algum sinal de luz para isso, caso contrário, eles ficam completamente cegos, como nós, na escuridão total.

Cuidados com a visão canina

Os olhos caninos também precisam de cuidados e podem sofrer com doenças difíceis e até cegueira. Por isso, é sempre importante estar atento a qualquer sinal de irritação, vermelhidão, se o pet coça a vista com as patinhas, se diminui a abertura dos olhos entre outros sinais.

Um cachorro pode desenvolver glaucoma, alergias, ter úlceras, conjuntivite e até machucar a vista, ao brincar ou direcionar o focinho para farejar algo (e nesse caso há de se ter cuidado redobrado com cães braquicefálicos, devido a exposição dos olhos causada pelo focinho curto, saiba mais sobre esses cães NESSE POST).

Para cachorro idoso, é importante reforçar cuidados com os olhos, pois naturalmente eles perdem a qualidade da visão. Por isso, oferecer fontes de Vitamina A é tão importante para eles. Uma dessas fontes é o pó de neem, do nosso Suplemento Nutricional Pet que é rico em Vitamina A, entre tantas outras vitaminas e minerais do neem, confira a lista NESTE POST.

E então, gostou de saber mais sobre como os cachorros enxergam? Conte nos comentários quais cuidados você tem com os olhos do seu cachorro!

One thought on “Como os cachorros enxergam

  1. Pingback: Os 5 sentidos dos cachorros - Pet Total Neem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *