Pode ser assustador perceber a casa cheia de pelos espalhados. Mas é preciso entender a causa de perda de pelos em cães que pode ser algo natural até algum problema de fato, que necessite de tratamento, suplementação entre outras soluções. Vamos conversar sobre isso?
Cachorro soltando muito pelo
A primeira coisa a entender é o quanto de pelo seu pet está soltando. Para pais de primeira viagem, em especial para raças com maior troca de pelagem, é importante entender que a cada 6 meses (em geral) os cães fazem a troca de toda a pelagem e, nesse momento sim, você terá um cachorro soltando muito pelo pela casa durante 30 a 60 dias. E isso é normal, faz parte do ciclo dele.
O que você pode fazer nesse período é escová-lo com maior frequência com pentes e escovas apropriados para a raça e tipo de pelo do seu cachorro. Isso vai diminuir a quantidade de pelos pela casa.
Cachorro sem pelo
Por outro lado, talvez você se refira a um cachorro sem pelo em algumas áreas do corpo, com falhas de verdade na pelagem. E aí não é uma questão de troca de pelagem sazonal e sim de algum problema que causa perda de pelos em cães.
É importante diferenciar a troca de pelagem com falhas no pelo. Durante a troca seu pet não terá falhas, o pelo fica menos denso e cai bastante pela casa. Mas ainda assim, sempre que você abre os pelos para ver a pele, não deve encontrar falhas, como se um tufo de pelo caísse ao mesmo tempo. Se existem essas falhas é hora de avaliar os motivos e ir ao veterinário.
Causa de perda de pelos em cães
As causas podem ser várias, por isso é importante observar o seu cachorro e levá-lo ao veterinário para ter um diagnóstico correto. Contudo, é possível que a causa de perda de pelos em cães por aí seja por algum desses motivos:
Dermatites
Problemas de pele é uma frequente causa de perda de pelos em cães, assim como alergias variadas que podem gerar perdas de pelo centralizadas em alguma região do corpo. Normalmente isso vem com vermelhidões ou marcações estranhas na pele, com coloração mais escura. Ainda podem aparecer pequenas feridas e muita coceira. Isso pode acontecer por humidade, alimentos com corante artificiais ou mesmo em cães atópicos.
Parasitas
Se alguma pulga ou carrapato atacou seu pet, além de problemas graves de saúde, os parasitas podem gerar a queda de pelo excessiva em cães, no local de suas mordidas. Normalmente isso acontece em locais mais protegidos, como perto das orelhas e da cauda. Por isso vale inspecionar se seu cachorro não tem sinais de parasitas pelo corpo.
Stress
Cães estressados, nervosos, ansiosos ou deprimidos podem ter queda de pelo acentuada, sobretudo quando desenvolvem lambedura. Ou seja, passam a lamber em excesso uma parte do corpo (normalmente as patas), e isso gera falhas no pelo. Nesse caso, você precisa ocupar o tempo dele. E para isso os passeios brinquedos e enriquecimento ambiental são ótimas alternativas.
Alimentação
Se a alimentação não está suprindo as necessidades do seu cachorro, falta de nutrientes pode gerar a queda de pelos também. Muitas vezes uma ração é sim muito boa, porém o seu cão não se adapta a ela e aí é preciso observar e quem sabe trocar. Mas converse com seu veterinário sobre isso antes, ok?
Outra possibilidade é a reação alérgica à alimentação. Muitos cães tem alergia a proteína de frango, por exemplo, que é muito utilizada em rações. Vale a pena se atentar a isso também.
Remédio para queda de pelo de cachorro
Para resolver o problema e entender o melhor remédio para queda de pelo de cachorro, primeiro você precisa entender a causa disso. E então definir o melhor caminho a seguir. Mas de todo modo tem algo que você pode fazer para que o seu pet tenha sempre um pelo lindo, cheio, brilhante e saudável que é acrescentar uma pitada de pó de neem a uma das refeições diárias dele.
O pó de neem tem um efeito incrível na pelagem animal, deixando-a brilhosa, sedosa e macia demais. Esses são sinais de um cão com organismos forte, boa imunidade e saudável.
Mas lembre-se: essa recomendação não invalida a necessidade de entender a causa de perda de pelo em cães na sua casa. Talvez ele preciso de mais nutrientes, por exemplo, e esse é um alerta muito forte por aí.
E então, quem por aí já sentiu a diferença nos pelos do pet após o consumo do Suplemento Pet de Neem?