Areia para gatos: tipos diferentes

Areia para gatos

Se você tem um gatinho em casa, deve saber o quão complicado é escolher uma areia para gatos. Até porque, foi-se o tempo onde tínhamos somente dois tipos de areia para gatos. Atualmente existe uma enorme variedade e preços de areia, o que faz com que esta tarefa fique ainda mais difícil. Aqui vamos apresentar alguns tipos diferentes de areia para gatos, porém, lembre-se, quem realmente escolherá a areia que mais lhe agrada é seu gatinho.

Areia para gatos importância

Sem dúvidas, a areia para gatos é de extrema importância, pois os gatos possuem características de seus antepassados que viviam em florestas. Sendo assim, o hábito de enterrar urina e fezes para não atrapalhar na caçada continua. Esta mania faz com que os gatos se sintam mais seguros e confortáveis. O ideal é que você tenha pelo menos duas caixa de areia para seu gato, para evitar que ele faça as necessidades no local errado. Pois existem felinos que preferem usar uma caixa para urina e outra para fezes.

Atualmente existem diversos modelos de areia para gatos, umas formam torrões, outras eliminam o mal cheiro e por ai vai. Vamos conhecer melhor cada um dos tipos de areia para gatos e descobrir qual mais se encaixa com seu amigo.

>> Saiba nesse post como limpar a caixa de areia para gatos

Sílica para gatos

A areia para gatos de sílica é uma das variedades mais modernas e recomendada pelos veterinários. Esta areia possui um alto poder de absorção, além de neutralizar o odor da urina e das fezes do gato. Não é necessário trocar com frequência e com ela você pode ver a cor da urina do seu gato. Geralmente a areia sílica é branca em esferas ou flocos, porém, pode ser encontrada em outras cores. Outro benefício da sílica é que quando você precisa trocar, geralmente o grão muda de cor. 

Infelizmente existe um cuidado muito especial ao usar este tipo de areia para gatos, se você tem em casa um gatinho que gosta de comer areia, não é recomendado que ele utilize este tipo de areia. Se você possui um cãozinho em casa que gosta de mexer e comer a areia e as necessidades do seu gatinho, este também não é o tipo de areia ideal para você. isso porque esta areia possui substância em sua composição que são altamente prejudiciais aos felinos, podendo causar problemas no intestino, rins e até intoxicação caso seja consumida.

Areia comum

Este tipo de areia é o mais comumente encontrado e existem diversos tipos de marcas, grânulos e formas de agir. Porém, ela não é tão eficaz na hora de remover o odor do ambiente, seja da urina ou das fezes. Este tipo de areia para gatos deve ser trocado frequentemente, sendo assim, não possui um grande custo-benefício. Além disso, não são biodegradáveis, então nunca devem ser jogadas no vaso sanitário. Outro grande problema que pode ocorrer com a areia comum é que quando você comprar ela pode vir contaminada com bactérias ou fungos. Sendo assim, a saúde do seu gatinho ficará prejudicada.

Lembrete: nunca use areia de praia, construção ou outro tipo que não seja adequada para gatos, pois elas poderam contaminar sua casa e podem prejudicar a saúde do seu pet.

Areia biodegradável

A areia biodegradável é uma excelente escolha quando pensamos no meio ambiente e na sustentabilidade. Isso porque ela é produzida com produtos que podem ser descartados no vaso sanitário ou lixo comum e não contaminam o meio ambiente. Existem diversos modelos, marcas e granulações. Outro fator importante deste tipo de areia para gatos é que ela tem uma boa absorção e inibe os odores de urina e fezes. Entretanto, se você for descartar esta areia em vaso sanitário, coloque em pequenas porções para não entupir o vaso. 

Porém, por serem feitas de mandioca ou milho, elas precisam ser descartadas com maior frequência. Fora isso, elas são mais atrativas para os pets se alimentarem,  podendo assim trazer algum problema de saúde.

Granulado higiênico

Não é um tipo de areia para gatos muito conhecido pelos tutores. Porém, pode ser uma excelente opção. Seu material é semelhante aos substratos usados para roedores. Ela é composta geralmente por grãos de madeira de reflorestamento, se tornando assim uma areia biodegradável também. Outro benefício é que pode ser descartada em vaso sanitário e é excelente em controlar o odor das fezes e da urina. Este tipo de areia para gatos se dissolve quando entra em contato com a urina, formando assim um pó. Porém, seu problema é que muitos gatos não se adaptam por conta da textura ao pisarem. Tenha cuidado caso seu gato possua algum problema respiratório, pois como ela forma o pó pode acarretar na piora do quadro. 

Lembre-se sempre que mesmo que você escolha um tipo de areia para gatos, seu amigo poderá não se adaptar e acabar por escolher outro modelo que mais agrade a ele. Busque sempre outras granulações para tentar agradar seu amigo felino.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos gateiros para que eles também conheçam os tipos de areia para gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *