5 dicas de como aumentar a imunidade do cachorro

Quem tem cachorro sabe, eles são tudo para nós. Por isso são conhecidos como os melhores amigos do homem. Quando eles ficam doentes ou mudam o comportamento nós já ficamos muito preocupados, não é mesmo? Para muitas pessoas os cães se tornaram filhos, apoio emocional, e ainda mais amigos durante a pandemia, o que dobra os cuidados com eles. Você já se perguntou como aumentar a imunidade do cachorro? Hoje vamos falar um pouco e te dar 5 dicas para aumentar a imunidade do cachorro.

Como aumentar a imunidade do cachorro?

Existem muitos fatores internos e externos que causam a redução da imunidade do seu cachorro. Por isso é necessário estar atento aos detalhes para mantê-lo saudável. Por vezes, uma queda de temperatura, estresse, má alimentação ou outros motivos podem causar a queda da imunidade do cachorro. Normalmente o cão dá sinais de que está com a imunidade baixa. Por exemplo, cansaço, fraqueza ou se seu cachorro ficar mais quietinho, pode ser um sinal.

Confira estas 5 dicas de como aumentar a imunidade do  seu cão em casa:

Alimentação

A alimentação é uma grande aliada para aumentar a imunidade do cachorro. É fácil encontrar uma ração de boa qualidade para o seu cachorro com as necessidades que ele precisa. As fórmulas das rações são desenvolvidas por especialistas. Porém, é ideal escolher uma ração premium ou super premium. Pois elas fornecem uma nutrição mais eficiente e adequada para o peludo.

Além disso, é necessário manter a ração armazenada de forma correta, longe do sol, umidade e o saco bem vedado. Assim mantendo as propriedades e a fórmula da ração, para não comprometer a saúde do seu pet. E ainda preservamos a crocãncia e o cheirinho que abre o apetite deles.

Enriquecimento ambiental

Sempre que ficamos estressados ou temos algum problema nossa imunidade cai, a mesma coisa acontece com os cães. Por isso o enriquecimento ambiental auxilia a aumentar a imunidade do cachorro. Isso porque ele evita problemas como ansiedade, depressão, entre outras complicações físicas e emocionais. O enriquecimento ambiental estimula o cachorro, pois inclui o uso de diversos brinquedos interativos que trabalham o corpo e o psicológico. Podemos estimular a visão, o olfato, o tato, o paladar, a parte cognitiva do cachorro, fazendo com que fiquem entretidos por mais tempo e se sintam bem por isso.

Existem muitos tipos de brinquedos interativos, como os tapetes de fuçar, quebra cabeça, caixas de papelão com ração dentro. Existem muitas receitas para se fazer para o enriquecimento ambiental e brinquedos que você pode fazer em casa.

Atividade física

Sem dúvidas a atividade física é uma das melhores formas de aumentar a imunidade do cachorro. Por vezes deixamos de passear com o nosso cachorro por chegar cansados do trabalho e isso faz com que o pet fique mais sensível. É importante ter uma rotina com seu cachorro, lembre-se, quando você passeia com seu cachorro você também pratica atividade física. Isto ajuda a imunidade do seu pet e a sua também. 

Contudo, é importante tomar alguns cuidados para passear com seu cachorro. Por exemplo, cuidado com temperaturas muito baixas, muito altas, chuvas e horários, pois o ideal é passear antes das 10 horas ou depois das 16 horas. Faça caminhadas ou corridas leves, isso além de aumentar a imunidade do cachorro também aumenta a sua conexão com seu pet.

Suplemento alimentar

Existem cães que possuem maior dificuldade de fortalecer o sistema imunológico. Por isso pode ser necessário suplementar seu cachorro. O suplemento nutricional pet  é rico em Vitamina C, ajudando assim a aumentar a imunidade do cachorro. Ele é um grande aliado no combate a infecções, vírus, bactérias e ainda auxilia na cicatrização. Clique aqui para conhecer 7 benefícios do Neem para o bem estar animal.

Check up frequente

Uma das partes mais importantes para aumentar a imunidade do cachorro é mantê-lo com as vacinas e vermífugos em dia. Muitas pessoas acabam esquecendo esses cuidados, lembrando somente de vacinar e vermifugar quando filhote. A falta de vermifugação é um grande aliado para que a imunidade do seu cachorro diminua. É necessário ficar atento à carteirinha do seu pet para mantê-la sempre em dia.

Quando realizamos um check up frequente conseguimos garantir que a saúde do pet está em dia. Ao consultar o veterinário, ele pode avaliar se existe algum indício de doença de pele, infecção, alergia ou outros problemas. 

O que causa a queda da imunidade

Você já se perguntou quais situações causam a queda de imunidade do seu pet? 

Existem alguns fatores que ajudam na queda de imunidade do cachorro, como:

  • Verminoses,
  • Estresse, 
  • Ansiedade,
  • Problemas de saúde, 
  • Falta de vacinas, 
  • Alergia, entre outros.

Além destes, cães idosos e filhotes possuem maior probabilidade de ter queda de imunidade. 

Aumentar a imunidade do cachorro pode parecer muito difícil. Porém, quando mantemos uma rotina e observamos o comportamento do cachorro, podemos avaliar e ver se há algo de errado. 

Se vocês gostaram deste post, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário se você gostou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *