4 peculiaridades dos Cães Primitivos

cães primitivos

Oi gente! Eu sou a Bruna, mamãe do Chop, @chop_chow, um chow chow bem fofo e dócil e hoje vou comentar sobre as peculiaridades de cães primitivos, já que o Chop é um deles! Espero que gostem e que as informações e curiosidades sejam válidas de alguma forma! 

O que são cães primitivos?

São chamados de “Cães Primitivos” aqueles que ainda mantém grandes semelhanças com os Lobos! Como se sabe, os cães descendem diretamente dos lobos. Porém com o tempo, com as cruzas e o surgimento de raças cada vez mais aprimoradas, os traços mais “selvagens” foram desaparecendo com o passar dos anos. 

1- Raças Primitivas 

Aqui estão algumas raças de Cães primitivos: 

  • Akita
  • Basenji 
  • Chow Chow 
  • Husky siberiano 
  • Keeshond
  • Malamute do Alasca
  • Podengo Português 
  • Samoieda
  • Shiba
  • Spitz Alemão anão (lulu da pomerânia) 
  • Spitz Japonês 

Essas raças possuem várias coisas em comum, além de serem todas primitivas. Por exemplo, temos suas características físicas, comportamentais e até mesmo o local de origem das mesmas. 

Os cães primitivos das raças acima, normalidade se adaptam melhor ao clima frio, até mesmo de neve. Também são resistentes a caminhadas longas e são bastante fortes. Podem realizar com maestria os trabalhos de: pastoreio, tração e cães de guarda! 

2- Aparência dos Cães primitivos

Os cães primitivos costumam ter algo que chamamos de Subpelo (também chamado de pelagem dupla) que fica embaixo da camada normal de pelos, e serve como uma “manta térmica” que regula a temperatura do corpo do animal. Ou seja, no inverno mantém o animal aquecido, independente da temperatura externa, e no verão impede que o pet absorva todo calor do ambiente. 

As orelhas dos cães primitivos são geralmente triangulares, algumas mais pontudas como a dos lobos e outras mais gordinhas e arredondadas, como a dos ursos! 

O rabo fica apoiado acima do dorso, alguns bem enrolados outros mais pontudos! 

Sempre com uma postura de realeza e aparência intimidadora e forte, os cães primitivos são imponentes e de uma elegância sem igual.

3- Temperamento 

Os cães primitivos são normalmente bastante dóceis se criados e socializados de forma correta, são sociáveis e costumam gostar de conviver com outros cães. Algumas características variam de raça pra raça, como por exemplo os Huskys Siberianos costumam uivar, já os Chow Chows não uivam e latem muito pouco. 

Eles também são excelentes cães de companhia. Isso porque cuidam muito da casa e dos donos, também são muito leais e a maioria das raças se adapta bem em apartamento! Outro ponto é que costumam ser bastante teimosos! Porém são bastante inteligentes, ao contrário do que muitos acham e gostam de fazer tudo no tempo deles! 

São cães muito independentes! O que é uma característica admirável, ficam bem sozinhos em casa e não vivem apenas para o tutor. São carinhosos e costumam ser calmos (tudo depende da raça, e óbvio, da criação). São indicados para tutores experientes, que tenham paciência, que saibam educar um cão e fazer a socialização corretamente, que é um passo importante no desenvolvimento da personalidade de cada cachorro.

Cuidados com os cães primitivos 

Ao ter um cão primitivo, é necessário ter em mente alguns cuidados a mais, já que as raças deste grupo são de certa forma, “delicadas”. 

  • O ideal é pentear com frequência, principalmente as raças com pelagem mais longa, como por exemplo: chow chow, lulu da pomerânia e samoieda. Visto que o pelo costuma criar nós com facilidade. 
  • Os banhos precisam ser com um bom espaço de tempo. Não é necessário banhos semanalmente, duas vezes ao mês ou a cada 45 dias é o suficiente, já que costumam ser cães higiênicos e que não tem cheiro forte, (devido ao subpelo)! 
  • Durante o verão, alguns cuidados a mais devem ser tomados. Isso porque são cães que preferem e são mais adaptados a climas frios! Portanto no verão, cuide o horário dos passeios, hidrate o seu pet com frequência e o mantenha em locais arejados! 
  • Algumas raças dos Cães primitivos são consideradas mais “temperamentais” do que outras. Mas muito disso vem de mitos! Invista em adestramento positivo se necessário e sempre respeite as limitações e medos do seu pet! A agressividade vem da criação ou genética indivudual! E não da raça! 

BÔNUS: 

A respeito do mito sobre a agressivade e sobre algumas dessas raças serem “traiçoeiras” recomendo que não levem esses comentários em consideração! Esse estereótipo já não é mais válido e hoje em dia temos bastante acesso à informação para não confiar em certos pré conceitos! 

Eu como tutora de um Chow Chow posso dizer que ele é muito mais medroso e ingênuo do que todos pensam! E não “traiçoeiro e agressivo”, generalizar não é legal! Vamos estudar primeiro e entender que cada animal é diferente e que precisamos respeitar os limites deles! 

Nunca é culpa do animal, mas sim de quem os cria! 

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado de saber mais sobre os Cães Primitivos e que as informações contidas acima tenham sido úteis! 

Qualquer dúvida ou comentário, manda mensagem lá no @chop_chow que vou amar responder! 

Gostou do texto? Manda pra algum amigo que precisa saber essas informações e dicas! 

Beijos até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *