2 receitas de sopa para cachorro

receita de sopa para cachorro

Sem dúvidas, a nutrição é uma das partes mais importantes para a saúde, é a partir da nutrição que nossos pets conseguem energia para correr e brincar. A sopa para cachorro é um alimento altamente benéfico, pois é rico em nutrientes e pode oferecer uma nutrição completa. A sopa para cachorro normalmente é muito indicada quando os cães estão mais apáticos, vomitando, com diarreia ou que passaram por algum procedimento cirúrgico. Venha conhecer os benefícios e duas receitas especiais de sopa para cachorro que separamos para você!

Sopa para cachorro, por que oferecer?

Os cães normalmente não enjoam tão facilmente da alimentação como nós. Por isso é mais acessível mantê-los sempre com a mesma alimentação. Mas, é bom variar o cardápio às vezes, não é? Por vezes quando nosso pet está doente, os veterinários optam por uma alimentação mais leve e acabam passando sopa para cachorro comer. A sopa é um alimento altamente nutritivo e ótimo para cachorros saudáveis ou doentes. É muito importante saber como preparar a sopa, para que ela seja nutritiva e o pet consiga aproveitá-la ao máximo.

A famosa sopinha pode auxiliar demais cães sem apetite, filhotes mais fraquinhos, animais que passaram por cirurgia, quando se tem um pet com apetite mais seletivo. Muitos adeptos da alimentação natural procuram fazer uma vez na semana um dia todo só com sopinha para que o organismo do pet se fortaleça e desintoxique. Além de possuir um alto valor nutritivo a sopa ajuda o cachorrinho a se hidratar, pois contém bastante água em sua fórmula. 

Vamos deixar algumas receitas altamente nutritivas e que auxiliam muito o pet.

Vantagens em oferecer caldo para cachorros

O caldo é um alimento muito gostoso e normalmente os pets não negam consumir por ser extremamente apetitoso e ter um cheiro maravilhoso. Mas não é apenas o sabor, veja as vantagens:

  • Os caldos tem poder antiinflamatório, o que auxilia o pet a ter menos desconforto e dor.
  • É extremamente rico em minerais e até mesmo em condroitina e glicosamina que protegem as articulações.
  • Auxilia na digestão, melhorando o aproveitamento dos nutrientes.
  • Promove a hidratação do pet, pois possui sais minerais.

Caldo de ossos

O caldo de ossos é excelente o seu pet, principalmente quando ele está mais doentinho ou um pouco amuado. Os ingredientes variam muito da quantidade de caldo que você gostaria de preparar. Mas aqui vai uma receitinha básica:

Ingredientes: 

  • 2 litros a 5 litros de água
  • 1 frango inteiro com ossos
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã

A receita é bem simples, mas o preparo é bem longo, de 6 horas até 24 horas. É possível congelar por até 3 meses e o caldo não perderá seus nutrientes por estar congelado. Não utilize panela de pressão, pois o que queremos no caldo de ossos é que os nutrientes saiam do osso e passem para a água, por isso esse cozimento lento. O ideal é ferver em fogo baixo, com a panela semi-tampada. Se no meio do cozimento você notar uma camada de espuma, remova a espuma com uma escumadeira. Pois essa espuma pode comprometer o sabor e o cheiro do caldo. Se você quiser utilizar a carne do frango, após 4 horas, a carne se desprende dos ossos e fica mais fácil de se remover as carnes.

Após o cozimento do caldo é necessário coar para que os fragmentos e pequenos ossos fiquem retidos ali. 

Após o cozimento e coar, separe pequenas porções e pode congelar para sempre ter caldo pronto. Mas lembre-se de não oferecer uma quantidade grande de caldo por vez para o pet para que ele não passe mal.

Canja para cachorro

A canja é uma sopinha maravilhosa para nós humanos e para os pets também. Normalmente eles tendem a gostar muito dessa mistura maravilhosa. Você pode oferecer aos pets, principalmente em dias mais frios ou pets que estão com a imunidade mais baixa.

Ingredientes

  • 2 peitos de frango sem osso
  • 1.5 litros de água
  • 1 xícara de arroz integral
  • 1 xícara de batata doce picada
  • 1g de pó de neem a cada 20 kg de peso do pet 

Cozinhe tudo até o frango, o arroz e a batata ficarem bem macios. Você pode servir assim com pedacinhos ou bater no liquidificador para virar um purê, caso queira mais líquido é só acrescentar água aos poucos. Espere esfriar antes de servir para não machucar a boca do seu pet. Esta receita pode substituir uma refeição do seu pet, mas não ofereça sempre para ele não se acostumar e evitar comer a ração.

Cuidados na preparação

Sopinha é sempre muito boa e sempre muito bem vinda. Mas é bom ficar atento a alguns detalhes! Pois não são todos os ingredientes que usamos que podem ser oferecidos aos pets. 

Então, a sopa do seu pet tem um preparo diferente da sua sopa! Veja só:

  • A sopa canina não vai sal
  • Não utilize também cebolas em hipótese alguma, pois são altamente tóxicas para os pets.
  • Cuidado com temperos prontos, pois contém muito sódio e sua fórmula e podem conter ingredientes tóxicos para os pets.
  • Nunca ofereça ossos cozidos para o seu pet, pois eles se tornam quebradiços e podem perfurar seu pet.
  • Clique aqui para ver uma lista de alimentos proibidos para os pets.

Gostaram? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos para que eles também conheçam os benefícios da sopa para cachorro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *